Dicas
Publicado em
3/8/23

Revalida INEP 2023.2: saiba o que pode ou não levar no dia da prova

Escrito por:
Revalida INEP 2023.2: saiba o que pode ou não levar no dia da prova

É bastante comum ter dúvidas sobre o Revalida INEP 2023.2, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, principalmente agora que o dia da aplicação do exame está chegando. Você sabe quais os documentos levar ou, o que pode ou não ser levado no dia? Caso não, leia e salve este texto, pois iremos te dizer todos os detalhes sobre a primeira etapa do exame.

A primeira aplicação foi realizada em 2011 e permaneceu assim até 2017. Após um hiato de quase 3 anos, ele voltou a ser aplicado, em 2020. Desde então, o Exame continua a ser realizado por médicos que fizeram faculdade no exterior e desejam revalidar o diploma em território brasileiro. 

Sendo assim, neste texto você irá sanar todas as dúvidas sobre o Revalida INEP 2023.

1) O que pode e não pode levar no dia da prova?

Embora permitidos, pois podem ser guardados no porta-objetos, evite levar equipamentos eletrônicos para a prova. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Embora permitidos, pois podem ser guardados no porta-objetos, evite levar equipamentos eletrônicos para a prova. Foto: Reprodução/Adobe Stock

Esta é uma dúvida sobre o Revalida INEP 2023 que surge com muita frequência, visto que pode ser motivo de desclassificação.

Levando isso em conta, aqui estão listados os elementos que podem ser levados no dia do exame:

  • Os alimentos e medicamentos devem estar em um recipiente transparente, assim como a água, que também não deve ter rótulo;
  • Caneta com tinta de cor preta e material transparente;
  • O cartão de confirmação de inscrição deve ser guardado dentro do porta-objeto;
  • É possível levar o telefone celular e outros equipamentos eletrônicos, desde que estejam desligados e sejam guardados no porta-objetos (devidamente identificado) pelo chefe de sala. Eles só devem ser utilizados novamente fora do local de prova. É muito importante que você desligue o aparelho e todos os alarmes pois, caso toque durante a prova, você poderá ser desclassificado;
  • O candidato deve portar o cartão de confirmação da inscrição, além de documento de identificação com foto, como: Carteira de Registro Nacional Migratório, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e Documento Provisório de Registro Nacional Migratório. 

Mesmo que seja permitida a entrada com o celular e outros equipamentos eletrônicos, o recomendável é não levar. Isso porque, caso ele emita som por algum motivo, a desclassificação será imediata. 

Além disso, é terminantemente proibido portar armas de qualquer espécie e levar e/ou ingerir bebidas alcoólica e/ou utilizar drogas ilícitas na sala onde esteja ocorrendo a prova. Ainda sobre o porta-objetos, outros artefatos como óculos escuros, chaves, gorro, chapéu, livros, anotações, fones de ouvido, calculadoras e tantos outros que não tenham diretamente a ver com a realização das provas devem ficar guardados dentro dele. 

2) Documentação necessária para a realização da prova

É de extrema importância também confirmar o local de prova por meio do acesso ao cartão de confirmação da inscrição. O médico somente poderá fazer a prova mediante a apresentação da via original de um documento de identificação oficial com foto. Confira a seguir quais são os documentos aceitos:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997;
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Vale salientar que, documentos fora da lista supracitada, como título de eleitor, certificado de reservista, carteira de estudante, certidão de casamento e de nascimento, não são aceitos. Além disso, é preciso reforçar que os documentos aceitos devem ser originais, por isso cópias autenticadas e documentos digitais também não serão aceitos

A não ser em casos de extravio, perda, furto ou roubo. Ainda assim, nesses casos é preciso apresentar o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação do Exame e submeter-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais. 

3) Como funciona a primeira etapa do Revalida INEP?

A primeira fase da primeira edição do Revalida 2023 vai acontecer no próximo domingo, dia 06 de agosto. Se você não conseguiu fazer a inscrição, não se preocupe que no próximo semestre abre novamente.

A primeira etapa é formada pela prova objetiva (P1), composta por 100 questões, no estilo ABCD, e pela prova discursiva (P2), composta por 5 questões. A P1 é realizada pela manhã, com duração total de 5 horas e a P2 é realizada à tarde, com um total de 4 horas. As questões envolvem situações problemas e apresentação de casos. Os assuntos abordados estão descritos na Portaria INEP nº 540/2020.

O ideal é que o participante compareça uma hora antes da prevista para a abertura dos portões. Para não perder o horário fique atento ao quadro abaixo que mostra os horários:


Abertura dos portões
Manhã (P1) Tarde (P2)
7 h 14h30
Fechamento dos portões 7h45 15h15
Início das provas 8h 15h30
Término das provas 13h 19h30

4) Após a aprovação na primeira etapa, qual é o próximo passo?

Depois da primeira etapa do revalida 2023, o participante deve aguardar o resultado do gabarito preliminar. Caso identifique alguma resposta que fuja do padrão correto, pode entrar com um recurso. O período para isso é definido no edital. Ao receber a aprovação nesta fase, o médico não poderá começar os procedimentos para a revalidação do diploma junto com a Instituição de ensino escolhida. Ele deve aguardar a divulgação do edital referente a prova de habilidades clínicas e realizá-la

Sendo aprovada também nessa segunda etapa, e após ser publicada no Diário Oficial da União, o médico aguarda a Universidade selecionada fazer a convocação para enviar a documentação. Os estabelecimentos de ensino têm até 60 dias para devolver o diploma revalidado. A partir disso, para que o médico possa exercer a medicina no Brasil, deve solicitar o seu número de registro profissional junto ao Conselho Federal de Medicina

5) Candidatos estrangeiros precisam fazer o Celpe-Bras?

O Celpe-Bras é um certificado de proficiência em língua portuguesa oficial realizado por estrangeiros cujo país natal não tem o português como língua oficial. O INEP não exige o certificado para o candidato participar do Revalida 2023, mas pode ser que, após a provação, alguma universidade brasileira exija.

Sendo assim, é importante perguntar a instituição de ensino que irá revalidar o seu diploma se ela exige esse certificado, nível intermediário-superior. O Celpe-Bras também é desenvolvido pelo INEP, sendo dividido em parte escrita e oral, com uma interação face a face. Ele ocorre semestralmente, no Brasil e em outros países, com o auxílio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. É preciso deixar claro que os editais lançados este ano não exigiram, mas em anos anteriores ele era um dos pré-requisitos para a inscrição no Revalida

7)  Em quais locais serão realizadas as provas?

O Revalida ocorre em nove capitais brasileiras, são elas:  Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Salvador/BA e São Paulo/SP. Fica a critério do candidato a escolha do local.

Conclusão

O Revalida INEP passou a ser realizado semestralmente, aumentando as chances de quem irá fazê-lo. Antes de realizar a prova, além de ler este texto, é preciso também ler o edital, para que não reste nenhuma dúvida sobre o Revalida, aumentando a sua segurança durante a realização da prova.

Pensando na semestralidade da prova, o Eu Médico residente criou um curso preparatório para o Revalida INEP 2023. Vem estudar com a gente! Contamos com uma plataforma  de métricas que diz como está o seu desempenho e te fornece simulados e revisões inteligentes, focados nos assuntos que você mais precisa aprender. 

Também é possível tirar dúvidas sobre o Revalida diretamente com os nossos professores, por meio dos nossos grupos exclusivos. Apostilas exclusivas em formato de e-book, resumos, mapas mentais, flashcards, simulados, acesso ao nosso banco de questões e apoio psicológico individual também compõem o preparatório.

Leia Mais: