Estudo
Publicado em
30/3/23

Endemia, epidemia, pandemia e surto: entenda a diferença

Escrito por:
Endemia, epidemia, pandemia e surto: entenda a diferença

Endemia, epidemia, pandemia e surto são conceitos epidemiológicos que ajudam na compreensão do comportamento de determinada doença e contribuem para o direcionamento de políticas públicas de saúde. Esses conceitos são altamente cobrados em provas de residência médica, por isso é essencial compreendê-los e entender como eles são cobrados!

Endemia

A endemia se caracteriza pela presença relativamente constante de uma doença, podendo variar um pouco de ano em ano, desde que dentro do limiar endêmico, em determinada região. A população do local convive com aquela doença e anualmente há um número esperado de casos dessa doença. A dengue, por exemplo, é uma doença endêmica no Brasil e a cada ano tem-se a média esperada de casos.

Surto

O surto é um termo dado a um aumento localizado do número de casos de uma doença em um espaço fechado, como escolas e hospitais. Por exemplo, alguns casos de meningite entre as crianças de uma escola em um curto período de tempo pode ser chamado de surto.

Epidemia

A epidemia, por sua vez, é o aumento do número de casos de uma doença em algumas regiões, estados ou cidades, ultrapassando o limiar endêmico, ou seja, mais casos do que seria esperado, porém sem atingir níveis globais. 

Dica de prova

Pode ser cobrado nas provas  de residência médica alguns conceitos específicos sobre as epidemias. Uma epidemia pode ser dividida em fases: progressão, regressão e estabilização. O conceito de egressão diz respeito ao desenvolver na epidemia, iniciando com a progressão, até atingir um pico de incidência, podendo ter ou não um período de estabilização, e depois passando pela regressão, até atingir o limiar endêmico novamente. Esses conceitos podem ser melhor compreendidos no gráfico abaixo:

Comportamento de uma epidemia. Fonte: PUC Goiás link: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/18497/material/Aula%2008.%20Epidemia%20e%20Endemia.pdf
Comportamento de uma epidemia. Fonte: PUC Goiás 

Pandemia

Uma doença se torna pandemia quando a epidemia atinge níveis globais, ou seja, quando o agente se dissemina em mais de um continente, afetando um número grande de pessoas. A OMS é quem define quando uma afecção atinge níveis pandêmicos. Exemplos de pandemia incluem: COVID-19, varíola, gripe espanhola, entre outras.

Endemia, epidemia e pandemia. Fonte: Mendelics link: https://blog.mendelics.com.br/fim-da-pandemia-inicio-da-endemia-da-covid-19/
Endemia, epidemia e pandemia. Fonte: Mendelics

Exemplo prático

O COVID-19 passou por algumas dessas fases citadas acima: surto, epidemia e pandemia. Iniciou como um surto no mercado de Wuhan, passando a se tornar epidemia na China, para posteriormente se espalhar pelo mundo, tornando-se pandemia

Endemia, surto, epidemia e pandemia. Fonte: Reddit link https://www.reddit.com/r/coronabr/comments/fwo92b/voc%C3%AA_sabe_qual_a_diferen%C3%A7a_entre_surto_endemia/
Endemia, surto, epidemia e pandemia. Fonte: Reddit

Vamos ver uma questão NA PRÁTICA? Abaixo está o link de uma questão explicada pelo Dr. Bruno Kosminsky sobre endemia, surto, epidemia e pandemia.

Conclusão

Endemia, surto, epidemia e pandemia são conceitos epidemiológicos que nos ajudam a compreender o comportamento de uma doença. A endemia é quando o número de casos de uma doença já é esperado em determinado local, surto é o nome dado a um aumento no número de casos em um local específico e epidemia é quando esse surto se espalha para mais regiões, porém ainda sem tomar proporções globais. A pandemia é quando a epidemia se torna global.

Leia mais:

FONTE:

  • BONITA, R.; et. al. Epidemiologia Básica. 2ª edição. World Health Organization, 2006. 
  • Apps.who