Estudo
Publicado em
1/8/22

Sarampo: sintomas, diagnóstico e tratamento

Escrito por:
Sarampo: sintomas, diagnóstico e tratamento

O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, causada por um RNA vírus, do gênero Morbillivirus.

Após um longo período livre de casos no Brasil, a partir de 2013 os casos voltaram a aparecer devido às populações não vacinadas.

Ela é uma doença típica da infância - provoca uma vasculite generalizada - responsável pelo aparecimento de diversas manifestações clínicas potencialmente graves.

Neste post iremos abordar a fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento do sarampo!

Epidemiologia

Em 2019, o Brasil foi o 6° país do mundo com mais casos de sarampo, segundo a OMS.

Dados do mesmo ano mostram ainda um aumento de 300% dos casos no mundo, com muitos países em surtos da doença.

As nações que apresentaram as maiores taxas são especialmente da África, mas regiões mais ricas também apresentaram aumento. 

Incidência global de sarampo em 2019 e países que atrasaram a campanha de vacinação em 2020 devido à pandemia de COVID-19. Fonte: Measles & Rubella Initiative
Incidência global de sarampo em 2019 e países que atrasaram a campanha de vacinação em 2020 devido à pandemia de COVID-19. Fonte: Measles & Rubella Initiative

Etiologia e transmissão

O sarampo é causado por um RNA vírus, do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. O homem é seu único reservatório.

Ele é transmitido de forma direta, pelo contato direto com gotículas de secreção respiratória de pessoas infectadas e pela via aérea.

Ademais, todos são suscetíveis a contrair a doença, em especial crianças desnutridas e imunossuprimidos.

O seu período de incubação varia de 7 a 21 dias, tendo seu período de transmissibilidade iniciando 6 dias antes do exantema e durando até por mais 4 dias.

Quais os sintomas de sarampo?

O quadro clínico é dividido em três fases: fase prodrômica, fase exantemática e fase de remissão.

Pacientes imunocomprometidos podem desenvolver quadros atípicos, além de estarem em maior risco de complicações, assim como grávidas e desnutridos.

Fase prodrômica

Também conhecida como período de infecção, é a fase inicial, com duração de 2 a 4 dias, podendo se estender por até 8 dias.

As manifestações incluem febre alta (superior a 38,5°C), mal estar e anorexia, sendo seguido por conjuntivite, coriza e sintomas respiratórios como tosse.

A gravidade da conjuntivite é variável, podendo cursar com lacrimejamento, edema periorbital e fotofobia.

Um pouco antes do aparecimento do exantema aparecem as manchas de Koplik, um sinal patognomônico do sarampo, que aparece em 70% dos casos. Confira a seguir:

Manchas de Koplik. Fonte: Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas
Manchas de Koplik. Fonte: Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas

São lesões brancas ou azuladas, com halo eritematoso, com menos de 1 mm, na mucosa bucal. Costumam desaparecer em 12 a 72h.

Fase exantemática

Evolução dos sintomas do sarampo de acordo com os dias. Fonte: Sociedade Mineira de Pediatria
Evolução dos sintomas do sarampo de acordo com os dias. Fonte: Sociedade Mineira de Pediatria

Ocorre uma piora da febre e dos sintomas, cerca de 2 a 4 dias após início do quadro, com aparecimento dos exantemas ou erupção/rash cutâneo.

Essas lesões são maculopapulares eritematosas, por vezes petéquias, que podem confluir formando placas.

O exantema do sarampo é maculopapular e morbiliforme de coloração avermelhada. Em crianças, a extensão normalmente está associada ao grau de severidade da doença. Fonte: Md.Saúde 
O exantema do sarampo é maculopapular e morbiliforme de coloração avermelhada. Em crianças, a extensão normalmente está associada ao grau de severidade da doença. Fonte: Md.Saúde 

As lesões atingem primeiramente a face e tronco, de forma craniocaudal e depois membros, durando cerca de 5 dias.

Pode aparecer também linfadenopatia, principalmente cervical. Além disso, nesta fase podem surgir as complicações. 

Fase de remissão

Caracteriza-se por diminuição dos sintomas e declínio da febre. E mais, o exantema escurece e, em alguns casos, descama de forma fina - com um aspecto de farinha (furfurácea) - exceto as palmas e solas.

Descamação furfurácea. Fonte: Telessaúde Santa Catarina
Descamação furfurácea. Fonte: Telessaúde Santa Catarina


Complicações

Aparecem em 30% dos casos e costumam aparecer em indivíduos de maior risco, ainda durante a fase exantemática

As complicações mais comuns são: otite média bacteriana aguda, ceratite, diarreia e apendicite.

E ainda, hepatite, linfadenite mesentérica, úlcera corneana, gengivite, estomatite, pneumonia, encefalite aguda e óbito.

Diagnóstico

Na fase prodrômica, o hemograma pode demonstrar leucocitose com desvio à esquerda. Na fase exantemática, pode haver leucopenia com linfopenia.

Pode ser diagnosticado na presença de tosse, coriza, conjuntivite, manchas de Koplik e erupção maculopapular iniciada nas costas.

Para a confirmação diagnóstica, o exame de escolha é a detecção de IgM e IgG pelo teste ELISA em amostra sanguínea.

Esse exame tem 85% de sensibilidade e mais de 95% de especificidade, sendo quase sempre positivo após 4 dias do início do quadro cutâneo e até 4 semanas após aparecimento do exantema.

Deve-se coletar a amostra de sangue para IgM na primeira consulta de casos suspeitos e enviá-la às Agências de Vigilância Epidemiológica, junto com uma ficha de notificação preenchida (Ficha de Notificação/Investigação de Doenças Exantemáticas Febris Sarampo/Rubéola). 

A notificação é obrigatória no Brasil.

As amostras coletadas entre o 1° e o 30° dia são consideradas amostras oportunas (S1). As coletadas depois do 30° dia são tardias, porém ainda devem ser enviadas ao laboratório.

Para os casos com resultado inconclusivo, uma nova amostra de sangue (S2) deve ser coletada de 15 a 25 dias após a data da primeira coleta.

A detecção do vírus por meio de PCR é possível pela urina, sangue ou secreção oral e nasofaríngea

Esse método permite detectar a infecção antes do ELISA e a realização de genotipagem.

O protocolo do Ministério da Saúde (MS) é de pesquisa do vírus na urina e na amostra nasofaríngea - sendo coletados até 7 dias após o início do exantema - e as amostras de soro para IgM e IgG.

Diagnóstico diferencial

Na fase prodrômica, pode mimetizar outras doenças de vias respiratórias, como pneumonia.

Já na fase exantemática, os diagnósticos diferenciais são as doenças virais exantemáticas da infância: varicela, roséola, eritema infeccioso, enterovirose, rubéola e escarlatina.

Outros possíveis diagnósticos diferenciais incluem dengue, zika, chikungunya, meningococcemia, mononucleose e doença de Kawasaki.

Tratamento

O tratamento é de suporte, não havendo tratamento específico. Assim, deve-se utilizar antipiréticos e fluidos conforme a necessidade. Recomenda-se também o uso de vitamina A para todos os pacientes internados. 

No Brasil, utiliza-se o palmitato de retinol por via oral a critério médico, sempre uma dose no dia do diagnóstico e outra no dia seguinte.

Não se recomenda o uso de antibióticos, apenas em caso de infecções bacterianas concomitantes.

FAIXA ETÁRIA DOSE FORMA FARMACÊUTICA POSOLOGIA
Menores de 6 meses 50.000 UI Solução oral 2 doses (1 dose no dia do diagnóstico e outra no dia seguinte)
Entre 6 e 11 meses e 29 dias 100.000 UI Cápsula 2 doses (1 dose no dia do diagnóstico e outra no dia seguinte)
Maiores de 12 meses 200.000 UI Cápsula 2 doses (1 dose no dia do diagnóstico e outra no dia seguinte)
Orientações quanto o uso de palmitato de retinol (vitamina A) no sarampo. Fonte: Ministério da Saúde, 2019

Para casos sem complicação, deve-se manter hidratação oral e suporte nutricional, com diminuição da hipertermia.

O uso de ribavirina é recomendado em pacientes com menos de 1 ano de idade que estejam com pneumonia, para pacientes com mais de 1 ano de idade com pneumonia necessitando de suporte ventilatório e naqueles com imunossupressão grave.

A dose recomendada é de 15 a 20 mg/kg/dia via oral, dividida em 2 tomadas, por 5 a 7 dias.

Prevenção

Pessoas infectadas devem cumprir isolamento social por 4 dias após início de exantema, com uso de N95.

Além disso, existe a vacinação, que tem eficácia após a aplicação das duas doses. Vale salientar que, a imunização é duradoura para toda a vida.

Atualmente, o imunizante é dado pelo calendário vacinal do Ministério da Saúde aos 12 meses (tríplice viral) e aos 15 meses (tetra viral) de idade.

Pacientes imunodeprimidos e gestantes não devem receber a vacina, já que é utilizado o vírus vivo.

Mães vacinadas ou que já tiveram a doença, inclusive, transmitem anticorpos por via transplacentária, gerando uma imunidade transitória de cerca de 9 meses nos lactentes.

O uso de imunoglobulinas fica restrito a pacientes com risco de desenvolver sarampo grave, sendo a dose para pacientes com até 30 kg de 0,5 ml/kg (por via intramuscular) e a dose recomendada de 400 mg/kg (por via intravenosa) para indivíduos que tenham mais de 30 kg.

Conclusão 

O sarampo é uma doença infectocontagiosa que vem tendo sua prevalência aumentada nos últimos anos, devido à diminuição da cobertura vacinal.

Apesar de típica da infância e no geral pouco grave, pode ainda assim causar quadros graves e potencialmente mortais em pacientes de risco.

É essencial o conhecimento sobre o quadro da doença, sua notificação e a estimulação à vacinação, para que assim, os casos voltem a diminuir.

Leia mais:

FONTES:

  • VELASCO, Irineu; et. al. Medicina de Emergência – Abordagem Prática. 15ª edição. 2022. Medicina USP. 
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. Brasília, 2019.