Carreira
Publicado em
27/8/23

Residência médica em Endoscopia: rotina, duração e mercado de trabalho

Escrito por:
Residência médica em Endoscopia: rotina, duração e mercado de trabalho

A residência médica em Endoscopia é um percurso fundamental para os profissionais que desejam se especializar na área e se tornarem especialistas em diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema digestivo. Vale reforçar que essa jornada de aprendizado é uma grande oportunidade para aprofundar conhecimentos teóricos, além de desenvolver habilidades práticas.

Segundo pesquisa realizada pela Demografia Médica 2023, atualmente são 4.365 registros de especialistas na área de Endoscopia sendo 68,3% homens e 31,7% mulheres. Sabendo disso, exploraremos a rotina da residência médica em Endoscopia, sua duração, mercado de trabalho e salários. Confira a seguir!

O que é Endoscopia?

A Endoscopia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças do sistema digestivo e trato gastrointestinal através do endoscópio. O aparelho citado possibilita a visualização dos órgãos internos e auxilia na detecção precoce de doenças.

O exame de endoscopia é feito, também, via oral e sob sedação endovenosa do paciente, tendo a duração aproximada de 15 a 30 minutos. Após o procedimento, o médico endoscopista conversa com o paciente e caso seja identificada alguma anormalidade, são fornecidas orientações sobre o tratamento ou acompanhamento necessário.

Quais as características de um bom médico endoscopista? 

Um bom médico endoscopista deve possuir habilidades técnicas avançadas e profundo conhecimento anatômico. Além disso, é crucial possuir empatia e habilidades não técnicas como a comunicação, pois essas características são essenciais para construir uma relação de confiança com os pacientes.

Outro ponto importante que vale ressaltar é que a precisão e atenção aos detalhes também são traços fundamentais para o profissional endoscopista, visto que o exame de endoscopia exige cuidado e destreza durante a execução do procedimento.

Qual o perfil de um endoscopista?

 A busca constante por atualizações e aperfeiçoamento é outro ponto em comum entre os especialistas em Endoscopia. Foto: Reprodução/AdobeStock
A busca constante por atualizações e aperfeiçoamento é outro ponto em comum entre os especialistas em Endoscopia. Foto: Reprodução/AdobeStock

perfil de um endoscopista é geralmente associado a profissionais dedicados, com uma postura investigativa diante dos desafios médicos. Eles precisam ter paciência e persistência, já que os diagnósticos nem sempre são imediatos. Além disso, a busca constante por atualizações e aperfeiçoamento é outro ponto em comum entre esses especialistas, uma vez que a medicina está em constante evolução.

Como é a rotina da residência médica em Endoscopia?

A residência médica em Endoscopia é o período de aprofundamento teórico e prático do profissional e é de pré-requisito, com a duração total de 2 anos. Para fazê-la, é necessário ter concluído anteriormente a residência médica em uma das seguintes especialidades: Clínica Médica ou Cirurgia Geral.

Os residentes têm a oportunidade de trabalhar diretamente com preceptores experientes em procedimentos endoscópicos, acompanhar casos clínicos, estudar a fundo a anatomia do trato gastrointestinal e procedimentos sob supervisão. Veja a seguir, algumas das principais competências que devem ser adquiridas ao término de cada ano da residência médica em Endoscopia:

O que devo saber ao fim do primeiro ano em Endoscopia?

  • Domínio da anamnese e exame clínico direcionado;
  • Interpretação de exames complementares;
  • Identificação de riscos;
  • Decisão da melhor estratégia para a realização do procedimento endoscópico;
  • Conhecimento dos diversos componentes dos conjuntos endoscópicos flexíveis utilizados no trato digestivo, respiratório, otorrinolaringológico, urológico e ginecológico;
  • Conexões e periféricos (monitores, captura, insufladores, entre outros);
  • Técnicas de lavagem e desinfecção dos aparelhos e acessórios utilizados nos procedimentos endoscópicos e nos procedimentos por orifício natural;
  • Técnicas de manejo das vias aéreas;
  • Técnicas de anestesia tópica, sedação leve e moderada;
  • Técnicas de cuidados com o paciente seguro, com especial atenção ao risco de

queda;

  • Técnica de coleta de material durante os procedimentos endoscópicos por

orifício natural para o adequado diagnóstico (histopatológico, citologia por escovado, lavado

ou biópsias para outros estudos específicos), entre outras competências.

O que devo saber ao fim do segundo ano em Endoscopia?

  • Técnicas avançadas de imagem em endoscopia;
  • Caracterização e classificação de lesões do trato gastrointestinal;
  • Técnica de gastrojejunostomia e gastrostomia por punção;
  • Técnica de dilatação de estenoses complexas do esôfago, estômago, duodeno, cólon e reto com sondas e balões;
  • Participar e compreender a técnica de polipectomia do duodeno;
  • Acesso por orifício natural, assim como sua correlação anatômica e fisiológica;
  • Identificar as alterações nas vias aéreas alta (ocasionadas pela doença do

refluxo gastroesofágico);

  • Técnica de comunicação assertiva, liderança e gestão, entre outras competências e aprendizados práticos.

O que estudar para a residência médica em Endoscopia?

A residência médica em Endoscopia é de pré-requisito, é necessário que o profissional tenha passado pela Clínica Médica, Cirurgia Geral ou Cirurgia Básica. Foto: Reprodução/Reprodução‍
A residência médica em Endoscopia é de pré-requisito, é necessário que o profissional tenha passado pela Clínica Médica, Cirurgia Geral ou Cirurgia Básica. Foto: Reprodução/Reprodução

Como a residência médica em Endoscopia é de pré-requisito, é necessário que o profissional tenha passado pela Clínica Médica ou Cirurgia Geral, como dito anteriormente. Vale pontuar que geralmente antes da aprovação na prova objetiva, também é necessária a aprovação na prova prática ou na análise curricular dependendo do processo seletivo. 

É essencial ter um estudo direcionado e exclusivo, por isso, o Eu Médico Residente possui cursos preparatórios tanto para quem deseja ser aprovado em uma especialidade de pré-requisito da Clínica Médica, o R+ em Clínica Médica, quanto para quem quer se preparar com antecedência para as principais provas de residência médica do país. Conheça: 

Os cursos do Eu Médico Residente contam com um banco com mais de 40 mil questões, possuem simulados e revisões personalizadas, além de questões comentadas em texto e vídeo. 

Como funciona a rotina profissional de um Endoscopista?

A rotina profissional de um médico endoscopista pode variar dependendo do ambiente de trabalho. Em clínicas especializadas, os profissionais realizam endoscopias diagnósticas e terapêuticas em pacientes encaminhados por outros médicos. 

Em hospitais, os endoscopistas podem ser chamados para atender emergências e realizar procedimentos mais complexos. Em ambos os casos, a rotina envolve interação com pacientes, análise de exames e interpretação dos resultados para determinar o diagnóstico correto.

Mercado de trabalho e salário

O mercado de trabalho para quem faz residência médica em Endoscopia  é promissor. Com a crescente preocupação com a saúde digestiva e a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças gastrointestinais, a procura por especialistas nessa área tende a aumentar. Além disso, a possibilidade de realização de procedimentos menos invasivos torna a Endoscopia uma opção preferencial para muitos pacientes.

Segundo o portal Salario.com.br, atualmente um médico endoscopista ganha em média R$$ 6.720,04 no mercado para uma jornada de trabalho de 18 horas semanais. Podendo chegar a um teto salarial de R$13.926,49.

Conclusão

A Endoscopia é uma especialidade médica de extrema relevância, que continua avançando e proporcionando benefícios significativos para a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja na residência médica ou na prática profissional, os endoscopistas têm o importante papel de contribuir para o diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais, deixando um impacto positivo na vida de seus pacientes.

Leia mais: