Estudo
Publicado em
20/7/22

Livros que todo médico deveria ler

Escrito por:
Livros que todo médico deveria ler

Sendo a área responsável por cuidar e tratar da saúde do corpo humano, a medicina demanda uma grande quantidade de estudo, tanto durante como após a faculdade.

Independente de ser um médico generalista ou que possua alguma especialidade - seja ela qual for -, uma coisa é certa: para garantir um tratamento e diagnóstico adequado aos pacientes o médico precisará manter uma rotina de estudos constantes e estar atualizado.

Nessa rotina de estudos alguns livros se destacam pela qualidade do conteúdo, sendo considerados essenciais para médicos, mas você sabe quais são eles? 

É isso que mostraremos, confira!

Livros de medicina para generalista:

Medicina Interna de Harrison

Em sua nova edição, o livro, considerado um clássico da medicina, é o livro mais completo da área de clínica médica, traz temas atuais da área médica como as mudanças globais nos padrões de doenças infecciosas e debate a saúde LGBT+.

Manual Prático na Atenção Primária

O Manual Prático na Atenção Primária é um guia completo para profissionais que atuam na atenção primária do sistema público de saúde. O livro é dividido nas seções “Sobre a Saúde da Família”, “A Experiência do Médico na Atenção Primária” e “Prática Guiada por Queixas”. 

 

Atlas de Cirurgia

Leitura obrigatória para qualquer médico cirurgião, o Atlas de Cirurgia aborda as técnicas cirúrgicas modernas de diversas áreas como ginecologia, gastrointestinais e hepatobiliares.   

Livros de medicina para especialistas:

Medicina de Emergência: Abordagem Prática

 O livro, da disciplina de emergências clínicas do Hospital de Medicina da Universidade São Paulo, é um guia completo para médicos da Medicina de Emergência. Em sua 16ª edição, o livro traz capítulos sobre morte encefálica e emergência em transplantados.

 

Tratado de Dermatologia

Tendo como marca a integração da ciência básica com a clínica, o livro em sua sétima edição conta com 250 capítulos e se destaca pela abrangência na área. Nesta edição o leitor encontrará um resumo no início de cada capítulo, algoritmos para o diagnóstico e tratamento, tabelas de diagnósticos diferenciais e inúmeros diagramas e imagens - características que tornam a leitura mais dinâmica e simples.

Manual de Emergências Cardiovasculares

Unindo teoria com prática médica o livro é voltado para  Cardiologistas, Intensivistas, residentes em Cardiologia,e Clínica Médica. Ao longo do texto, algumas perguntas respondidas são: 

  • Qual é mesmo a dose de morfina no edema agudo de pulmão?
  • Como faço para ajustar o marca-passo transcutâneo? 
  • E o que faço para o paciente não reclamar da dor do estímulo do marca-passo? 

Dessa forma a obra se destaca por sua clareza e objetividade voltada para a prática médica.

MedClubXP e conteúdos gratuitos EMR 

Para além dos livros, outra maneira excelente de se manter atualizado é acessando as plataformas do MedClub XP e do Eu Médico Residente. 

O MedClubXP é uma plataforma totalmente gratuita, voltada ao aperfeiçoamento dos conhecimentos de médicos. 

Nela o profissional pode conferir aulas gratuitas de até uma hora e de temas de todas as áreas médicas, além dos artigos do blog que simplificam artigos de medicina para que o médico possa se atualizar de maneira rápida, gratuita e com completo entendimento.

Já na plataforma do Eu Médico Residente, além de conteúdos para residentes também é possível acessar o blog da plataforma. Nele, o profissional encontra conteúdos como entrevistas, conteúdos sobre carreiras e dicas de estudo sobre o tratamento adequado de câncer de medula óssea e o manejo de cisto no testituculo por exemplo.

Conclusão

Independentemente da área escolhida, manter-se atualizado é essencial para todos os médicos. Além de ser um pré-requisito do mercado de trabalho, também assegura o melhor tratamento e diagnóstico possíveis para pacientes.  

Buscamos trazer apenas alguns livros que todo médico deveria ler, uma vez que não abordamos todas as especialidades. 

Além dos livros listados acima, visitar plataformas como o blog do Eu Médico Residente e o Med.Club XP pode ser um diferencial essencial para o profissional que quer ter destaque em sua área. 

Leia Mais: