Dicas
Publicado em
28/4/22

Quais os caminhos para ser um médico atualizado?

Escrito por:

Você com  certeza já deve ter se perguntado: “como ser um profissional atualizado?”. 

Sabemos que nem sempre é fácil, pois o trabalho médico exige bastante do profissional. No entanto, é algo necessário, que impacta diretamente no atendimento prestado ao paciente.

Além disso, se manter atualizado contribui diretamente para a sua carreira, agregando conhecimento  e relevância para o seu currículo

Ser um profissional de excelência, passa, dentre outras coisas, pela atualização, já que a medicina está em constante mudança.

A exemplo, sempre tem algum novo protocolo sobre o uso de algum medicamento ou de algum procedimento. Ou ainda, o desenvolvimento tecnológico pode auxiliar na detecção do câncer de pele ou no combate à asma. 

Sendo assim, existem várias maneiras que exemplificam como ser um profissional atualizado

Neste texto iremos te mostrar algumas, principalmente aquelas facilmente acessadas pela internet e de maneira gratuita.

Me formei, como me manter atualizado?

Você deve estar ciente de que o ato de estudar está atrelado ao seu trabalho. Isso porque, a medicina é bastante dinâmica, e, por isso, surgem novos conceitos na área constantemente.

Dessa maneira, listamos aqui algumas das possíveis maneiras de como ser um profissional atualizado.

Participe de Congressos 

A participação em congressos vai mostrar quais os aspectos que estão em voga na sua área médica

Fator bastante importante, já que se manter informado sobre as constantes novidades da medicina é imprescindível para exercer a profissão. 

Dessa maneira, é preciso sempre buscar e se inscrever em congressos, simpósios, em grandes eventos da sua especialidade, que irão proporcionar a você um crescimento profissional.  

Eles reúnem grandes pesquisadores e autoridades da sua especialidade, responsáveis por proporcionar discussões de casos clínicos e por mostrar o que há de inovador em tratamentos, equipamentos, técnicas e medicamentos.

Uma dica: pegue o contato dessas pessoas e dos seus colegas que também estarão nos eventos, pois os trabalhos desenvolvidos por eles pode ser a sua fonte direta de atualização. 

O contato direto com os pesquisadores e autoridades, pode proporcionar a você muito mais conhecimento do que aquele adquirido durante os eventos.   

Faça cursos de qualificação e atualização

O conhecimento adquirido apenas na faculdade é insuficiente para aqueles que seguem uma carreira médica.

Por isso, os cursos de qualificação na área médica são essenciais para manter um aprendizado contínuo, de forma que você preste um serviço de maior qualidade para o seu paciente. 

Uma dica é se cadastrar em sites para receber as notificações e ficar sabendo sobre os novos cursos oferecidos. 

Medclub

O Medclub é mais uma maneira de se atualizar online, e tem como objetivo simplificar a medicina, oferecendo conteúdos objetivos, direcionados para a prática médica. 

Além de comprar os cursos oferecidos, também é possível ter acesso a conteúdos gratuitos na sua plataforma experimental inovadora, o med.club XP.

Interface da plataforma me.club XP. Foto: Reprodução/med.club XP
Interface da plataforma me.club XP. Foto: Reprodução/med.club XP

O objetivo dela é manter o médico em constante atualização. Para isso, ao se inscrever, o profissional tem direito a assistir 30 aulas por mês, mais uma aula por semana. 

Elas são divididas por categorias como: alergia e imunologia, cardiologia, endocrinologia e gastroenterologia, e podem ser acessadas quando e onde você quiser, se adequando assim, totalmente a sua rotina. 

Especialização

A especialização na sua área de atuação também é uma das maneiras do médico se manter informado e atualizado. 

Isso porque, o conteúdo programático é voltado para atualização e aprimoramento dos conhecimentos e das técnicas médicas

Para mais, existem algumas atualizações que são coringas e abrangem a medicina como um todo. Assim, aquelas voltadas para a tecnologia e para os novos exames são muito importantes, pois saber dos avanços na medicina otimiza o trabalho médico.

Com isso, o ganho é tanto do profissional, quanto do paciente, que vai ter acesso ao que há de melhor e mais inovador. Além da especialização, a pós-graduação lato sensu também é uma opção

Diante do exposto, você deve estar preocupado em relação ao seu horário, deve estar se perguntando: “como encaixar esses cursos de aprimoramento na minha rotina corrida?” Não se preocupe, pois, pensando nisso, os horários dos cursos são à noite ou aos sábados. 

Leia revistas e artigos especializados

O como ser um profissional atualizado também passa pela leitura de artigos e revistas científicas, que também trazem os principais avanços da área médica no Brasil e no mundo.

Como o trabalho médico é bastante corrido, pode ser que não sobre tempo para ler os periódicos por inteiro, mas tente separar pelo menos uma hora ou duas horas no seu dia para ler parte do conteúdo.

E se preciso for, faça anotações e destaque os aspectos mais relevantes, é de suma importância. Desse jeito, você pode ler pelo menos um artigo por semana e se manter atualizado

Além dos periódicos, os livros também são uma ótima fonte de informação. Procure sempre aquelas de edições mais recentes. 

Sendo assim, sempre que possível, releia os conteúdos que fazem parte da sua prática, do seu dia a dia, para não ter dúvidas de como proceder ao atender os pacientes.

Participe de grupos de discussões médicas

Ter um bom networking é um fator que contribui para você se manter atualizado. Isso porque, juntamente com os seus colegas da área, é possível criar grupos de trabalho em redes sociais como Whatsapp ou Telegram, por exemplo.

Uma outra sugestão é se reunir presencialmente, também para discutir a conduta de casos clínicos, trocar experiências e conhecimento.

É possível me manter atualizado só pela internet?

A maneira mais fácil de se manter atualizado atualmente é pela internet. E sim, é possível ser um profissional antenado somente se utilizando dos conteúdos disponibilizados. 

Entretanto, é importante se atentar à fonte de produção do conhecimento, já que ele é muito importante para a sua atuação profissional.

Então, sempre busque por revistas, artigos, livros, cursos de órgãos oficiais de saúde, de organizações conhecidas entre os profissionais da área, que tenha credibilidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre como ser um profissional atualizado não se preocupe, a seguir traremos 6 exemplos de sites que disponibilizam as principais inovações na área médica. 

Confira 6 revistas e sites médicos que você precisa conhecer

Por meio deles, o médico tem acesso detalhado a conteúdos em primeira mão que versam sobre procedimentos cirúrgicos, tratamentos, exames e medicamentos. 

1. The New England Journal of Medicine (NEJM)

Além de site, a NEJM também é uma revista responsável por disponibilizar pesquisas produzidas pelo mundo todo.

De acordo com a própria revista a missão é: “publicar as melhores pesquisas e informações na interseção da ciência biomédica e da prática clínica e apresentar essas informações em formatos compreensíveis e clinicamente úteis”.

Com publicações onlines e impressas semanais, ele é o periódico médico mais influente do mundo. Assim, você terá acesso ao que há de mais inovador no mundo.

Vale salientar que, todos os artigos publicados em até 6 meses ficam disponíveis gratuitamente, depois desse período, somente terão acesso os assinantes da revista.

2. Jornal da USP

Interface da página principal da aba sobre Ciências Médicas. Foto: Reprodução/Jornal da USP

O Jornal da USP é responsável por produzir conteúdos sobre os mais diversos cursos que existem na Instituição.

No site, existe uma aba somente com publicações voltadas para as Ciências da Saúde. Além disso, também existem podcasts voltados para as novidades da área, assim como programas de rádio e de tv, no You Tube.

A Universidade de São Paulo é uma das mais conceituadas no país e no mundo. Assim, além de ser considerada a melhor Universidade Latino-Americana, ocupa a posição 84 entre as melhores universidades do mundo na área de Ciências da Saúde. 

Sendo assim, o jornal da Instituição de ensino torna-se ainda mais relevante como fonte de conhecimento. 

3. Medscape

O Medscape, além de site, também existe em forma de aplicativo, e é atualizado diariamente com conteúdos sobre patologias, novos protocolos de tratamentos e novos exames, para profissionais da área da saúde de todo o mundo.

Ele é gratuito, e possui uma aba específica voltada para a educação médica continuada, pela qual disponibiliza discussões em vídeos com especialistas sobre os assuntos abordados.

Além da produção de notícias médicas e de conteúdos com a visão de especialistas para os profissionais, eles também disponibilizam para os estudantes de medicina, que estão disponíveis.

Ao fazer o cadastro no site, você tem acesso aos principais artigos escritos por eles, baseados nas áreas escolhidas por você, que abrangem, dentre outras, a neurologia, a medicina interna, a oncologia e hemoterapia e psiquiatria

Vale salientar que, apesar de existirem publicações em português, o acesso aos artigos, por exemplo, se dá exclusivamente em inglês. 

4. PEBMED

Página inicial de acesso ao PEBMED. Foto: Reprodução/PEBMED
Página inicial de acesso ao PEBMED. Foto: Reprodução/PEBMED

O PEBMED é um site fundado por médicos brasileiros para que os profissionais em atuação tenham acesso a conteúdos para ajudar a tomar decisões clínicas.

Assim, os médicos escrevem diariamente sobre as suas rotinas, sobre as principais tendências na medicina, sobre as pesquisas mais recentes divulgadas, sobre novos protocolos de tratamento e a descoberta de doenças, entre outras coisas.  

Nele você tem acesso a uma gama maior de especialidades do que no Medscape, por exemplo. 

E mais, também são disponibilizadas uma série de casos clínicos, podcasts e vídeos sobre atualizações médicas

Além disso, também possuem o  aplicativo ‘Whitebook’, que é uma referência em conteúdos médicos para a tomada de decisões clínicas. 

Ele é totalmente voltado para a prática médica. O seu objetivo é que o médico tome as melhores decisões ao lidar com os pacientes, aumentando as chances de sucesso da assistência prestada. 

5. Conselho Federal de Medicina (CFM)

Dentro do site do CFM possuem publicações importantes para que os médicos saibam quais as novidades das áreas que desejam, são elas:

  • Jornal Medicina: comenta as principais notícias da medicina, para manter os médicos informados;
  • Revista Medicina CFM: tem seções voltadas para anamnese, artigo e ética médica; e
  • Revista Bioética: divulga artigos de bioética e ética médica aprovados em duplo cego. Ela é distribuída também, fisicamente e gratuitamente, no Conselho Federal e Estadual de Medicina ou nas associações médicas, por exemplo. Ademais, a sua produção se dá trimestralmente. 

6. Revista Brasileira de Ciências Médicas 

Algumas Faculdades de Medicina pelo país, como a UFPB, elaboram a sua própria revista com pesquisas científicas produzidas sobre as Ciências Médicas.

Existe uma variação do nome da revista a depender da Instituição de ensino. Mas, em geral, elas permitem que os pesquisadores submetam os seus artigos, e após selecioná-los, divulgam no site, para que seja do conhecimento de todos

Conclusão

Existem inúmeras formas que respondem a pergunta: “como ser um profissional atualizado?”. 

O estudo contínuo por meio da leitura de artigos ou da realização de cursos de aprimoramento, por exemplo, além de conferir prestígio, ainda melhora a qualidade do atendimento ao paciente. 

Pelo dia a dia do exercício da profissão não é nada fácil se manter atualizado e informado, mas é preciso - já que a medicina está em constante mudança - faz parte do trabalho do médico. 

Inclusive, nós do EMR disponibilizamos conteúdos gratuitos para você se atualizar nas nossas redes sociais e no Blog. Vem conferir!

Continue se atualizando

Artigos relacionados

Ver todos
Este autor ainda não possui outros artigos publicados.
Ver todos
Teste por 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudo

Receba um acesso gratuito para testar todos os nossos recursos e tirar suas dúvidas!

Teste 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudos

Ao confirmar sua inscrição você estará de acordo com a nossa Política de Privacidade.