Dicas
Publicado em
30/5/23

O Impacto da Tecnologia na Residência Médica: Avanços e Desafios

Escrito por:
O Impacto da Tecnologia na Residência Médica: Avanços e Desafios

É fato que a tecnologia se desenvolve de forma crescente e está a cada dia mais presente em diferentes setores profissionais, ponto em comum com a medicina que também evoluiu notoriamente ao passar dos anos. Sabendo disso, hoje vamos nos aprofundar no impacto da tecnologia na residência médica.

Muitos aparelhos utilizados durante uma consulta ou exame médico passaram por processos de avanços e melhorias motivados pela evolução da tecnologia, não é de hoje que a medicina acompanha o ritmo tecnológico e se adapta às diversas formas de adquirir novas possibilidades de diagnósticos, além de facilitar descobertas de diferentes patologias. 

Avanços tecnológicos na prática médica

Desde os primórdios, a medicina conta com ferramentas e instrumentos úteis para facilitar e dar apoio ao atendimento dos pacientes, e as inovações tecnológicas que surgem de forma extremamente rápida possibilitaram muitas conquistas na área médica

O impacto da tecnologia na residência médica está ligado diretamente com as funções essenciais de equipamentos utilizados em exames de imagem e não só isso! Atualmente aplicativos, robôs cirúrgicos e softwares também já fazem parte da rotina de desenvolvimento das competências no programa. 

Para qualquer que seja a especialidade médica, com certeza a tecnologia é inserida visando otimizar técnicas, exames, diagnósticos e tratamentos. A seguir, veja alguns dos avanços tecnológicos que podemos notar ao longo do tempo na prática médica:

Raio X

O Raio X convencional utilizado na radiologia exigia o uso de chapas para obter imagens dos exames através de filmes radiográficos. Hoje, com o avanço da tecnologia, já faz parte da rotina médica a execução da radiologia digital que dispensa o uso de chapas para a obtenção das imagens, reduz o tempo de exposição à radiação e processa as imagens em computadores, além da otimização de tempo, ainda contribui para imagens precisas.   

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) utilizado em exames cardiológicos também teve evoluções notáveis motivadas pela tecnologia. Os laudos que antes só podiam ser realizados presencialmente, hoje com a tecnologia atrelada a telemedicina já possibilitam que os resultados dos exames sejam enviados online e instantaneamente ao profissional, que após os diagnósticos pode ainda prosseguir com o atendimento online ao paciente.

Tomógrafo

O tomógrafo, utilizado na tomografia computadorizada, antigamente era limitado a exames do crânio, tinha uma média de 5 minutos de duração a cada corte e gerava imagens até então de baixíssima qualidade. Atualmente, com as evoluções tecnológicas, a tomografia já tem introdução de sistema computacional, baixa dose de radiação e redução do tempo de exame, além de muitas outras otimizações.

Aparelho de ressonância magnética

A ressonância magnética antes era limitada apenas a estudos químicos e físicos até a descoberta de que o aparelho também poderia ser utilizado como ferramenta para diagnósticos médicos. Atualmente, a ressonância magnética permite diagnósticos por imagens detalhadas de forma nada invasiva e sem radiação.

Ultrassonografia 

As primeiras tentativas de ultrassonografia diagnóstica para exames médicos exigiam que o paciente ficasse submerso em água para a execução do exame e as imagens reproduzidas eram de baixa resolução. Hoje, o exame de ultrassom é feito de forma rápida e confortável ao paciente com imagens de alta qualidade internas do corpo humano, facilitando e otimizando a interpretação do médico.

Telemedicina

Com os recursos tecnológicos e seus avanços também surgiu uma nova modalidade de atendimento médico ao pacientem, a telemedicina. Ela também deixa nítido o impacto da tecnologia na residência médica e suas diferentes áreas. Hoje é possível que um médico realize uma consulta remotamente, graças à internet.

Impressão 3D

A impressão 3D vem sendo introduzida na medicina aos poucos, mas já demonstra diferentes possibilidades como: impressão de próteses e implantes, impressão de vasos sanguíneos, moldes de gesso, identificação de tumor em visão 3D e até mesmo a substituição de tecidos cardíacos.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica basicamente é um procedimento assistido por robôs, onde o médico cirurgião conduz os movimentos que são executados pelo aparelho robótico. A técnica resulta em incisões mínimas e é minimamente invasiva, além de proporcionar uma recuperação mais rápida ao paciente e redução de possíveis complicações. 

A impressão 3D é um dos exemplos do impacto da tecnologia na residência médica tanto para estudos de órgãos do corpo humano, quanto para o avanço da medicina ortopédica. Foto: Reprodução/Envato
A impressão 3D é um dos exemplos do impacto da tecnologia na residência médica tanto para estudos de órgãos do corpo humano, quanto para o avanço da medicina ortopédica. Foto: Reprodução/Envato

Desafios e oportunidades para os médicos residentes

Agora que vimos alguns dos grandes impactos da tecnologia na residência médica e na história da medicina, vamos nos aprofundar em quais são os principais desafios e oportunidades relacionados ao avanço da tecnologia para os residentes médicos. Continue a leitura e confira!

A começar pelos estudos necessários durante a residência médica, a tecnologia é uma grande aliada para o planejamento e otimização do tempo. Um dos exemplos é a inteligência artificial aplicada aos cursos do Eu Médico Residente, o curso intensivo para residência médica por exemplo, garante um estudo direcionado e personalizado em menos tempo com a tecnologia.

Outros pontos positivos do impacto da tecnologia na residência médica são as facilidades dos processos tanto no atendimento ao paciente quanto na otimização de diferentes exames. Agendamentos online e equipamentos modernos garantem a redução do tempo de um exame, além da assertividade no diagnóstico, ótima oportunidade para os médicos residentes!

A redução de erros médicos também é um dos principais pontos positivos do impacto da tecnologia na residência médica e colaboram para informações precisas aos pacientes, hipóteses diagnósticas assertivas, tratamentos apropriados, medicações corretas, além de auxiliar em transcrições médicas.

Adaptação à era digital na residência médica

Visto que os avanços tecnológicos são cada vez maiores e estão a cada dia mais presentes na medicina, um dos maiores desafios não só durante a residência médica, mas em toda a carreira profissional é o de estar sempre atualizado e em busca de novos conhecimentos.

Talvez o impacto da tecnologia na residência médica dê a impressão de uma pressão a adaptação à era digital, mas os desafios são válidos quando nos aprofundamos nos muitos outros benefícios para os estudos e a ciência. Se adaptar à nova realidade tecnológica  que afeta as residências médicas já pode ser considerado algo essencial para o desenvolvimento profissional.

Conclusão

Ao mesmo tempo que a tecnologia possibilitou avanços incríveis na medicina e consequentemente nas facilidades de estudos e processos dos residentes médicos, também se tornou um desafio em relação à busca de estar a todo tempo atualizado e descobrindo as mais recentes técnicas. Por isso, é essencial focar em um aprendizado contínuo e se adaptar a aquilo que se encaixa no seu momento, sem exageros. 

Leia mais: