Estudo
Publicado em
17/4/24

Abscesso perianal: o que é, causas, sintomas e como tratar

Escrito por:
Abscesso perianal: o que é, causas, sintomas e como tratar

O Abscesso Perianal é uma das condições mais comuns abordadas pela coloproctologia. Essa condição, que pode ser purulenta ou sanguinolenta, tende a causar muito desconforto e é conhecida por um quadro clínico marcante. Apesar da sua característica benigna, pode estar associado a outras condições, além de apresentar complicações caso for mal manejada.

O que é um Abscesso Perianal?

O Abscesso Perianal é o tipo mais comum dentro dos abscessos da região anorretal, representando 60% deles. O abcesso se trata de uma coleção na borda do orifício anal a nível do tecido subcutâneo e pode gerar complicações se não tratado, como fístulas e infecções sistêmicas. Essa condição costuma causar grande sintomatologia, prejuízo da qualidade de vida e constrangimento para os pacientes.

Anatomia da região anorretal, indicando a localização de cada classe de abscesso
Anatomia da região anorretal, indicando a localização de cada classe de abscesso. Fonte: Medscape

Causas do abscesso perianal

A origem dessa condição é 90% advinda de obstrução das criptas anais, possivelmente secundário ao aumento do tônus do esfíncter anal, porém a etiologia certa permanece pouco compreendida. A infecção dessas glândulas resulta em supuração e formação do abscesso.  

Apesar disso, 10% das ocorrências têm causa determinável, como complicações de doenças inflamatórias intestinais (principalmente Doença de Crohn), traumas locais, imunodeficiência por HIV ou neoplasias malignas (principalmente hematológicas ou anorretais). E ainda, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, radioterapia, corpos estranhos e hidradenite supurativa. 

Quanto ao microorganismo causador da infecção local, tanto bactérias aeróbias quanto anaeróbias já foram determinadas como responsáveis. Os anaeróbios mais comuns são: Bacteroides fragilis, Peptostreptococcus, Prevotella, Fusobacterium, Porphyromonas e Clostridium. Os aeróbios mais comumente vistos são o Staphylococcus aureus, Streptococcus e Escherichia coli. 

Quais os sinais e sintomas?

Ilustração mostrando o abscesso perianal com formação de fístula
Abscesso perianal com formação de fístula. Fonte: Fístulas e Abscessos Anais - Dr. Paulo Pittelli

A apresentação clínica se expressa no local do abscesso perianal, com dor perianal de maneira persistente, prurido, disquezia, eritema, edema, febre, drenagem espontânea (sanguinolenta, purulenta e/ou mucoide) e constipação pela dor ao defecar. 

Durante o exame físico, já na inspeção é possível observar o acúmulo subcutâneo, e o toque retal apresenta uma massa flutuante com possibilidade de celulite nas bordas desse achado. É importante se atentar às possibilidades de complicação do quadro, como formação de fístulas anorretais, bacteremia, sepse e incontinência fecal.

Veja também:

Diagnóstico

Anuscopia. Fonte: Sociedade Brasileira de Coloproctologia

O diagnóstico se baseia na história clínica e exame físico. É importante realizar a anuscopia durante o exame físico para a melhor visualização e busca de outros achados, como outros abscessos e trajetos fistulosos. Em casos de quadro clínico típico mas ausência de achados no exame físico, solicita-se uma ressonância magnética, principalmente nos casos de dor importante na região.

Imagem de ressonância magnética mostrando um abcesso perianal
Abscesso perianal visto em Ressonância Magnética. Fonte: Radiopaedia.org

Como tratar o Abscesso perianal?

Os abscessos perianais são uma indicação para incisão local com drenagem. Uma vez realizado o procedimento, não há necessidade de administração de antibióticos, a menos que haja indicação. Condições que indicam uso de antibiótico são: doença valvar cardíaca, pacientes imunocomprometidos, casos de celulite extensa, pacientes diabéticos ou em sepse. Assim, é administrado Vancomicina ou Sulfametoxazol + Trimetoprima.

Imagem demonstrando como é o procedimento de drenagem do abcesso perianal
Procedimento de drenagem de Abscesso Perianal. Fonte: Dr Chintan B Patel

De medidas gerais, os pacientes devem manter o local da incisão limpo, com banhos de assento opcionais para ajudar no alívio da dor. Abscessos mais extensos podem exigir a sala de cirurgia para o exame adequado sob anestesia, para garantir drenagem adequada e inspeção de outras doenças, como fístula anal.

Conclusão

Dessa forma, o abscesso perianal é uma condição majoritariamente benigna, porém pode causar extremo desconforto aos pacientes. Vamos revisar o que acabamos de discutir, além de entender outros tipos de abscessos anorretais? Aqui está uma aula da Drª. Camilla Firme com resolução de questões explicadas sobre o tema!

Leia mais:

FONTES: