Dicas
Publicado em
11/10/23

Dicas para se Destacar durante a Entrevista de Residência Médica

Escrito por:
Dicas para se Destacar durante a Entrevista de Residência Médica

A residência médica é uma etapa importante para aqueles que desejam se tornar especialistas, pois assim podem ter oportunidades melhores de emprego e salários maiores, além de melhorar significativamente a qualidade dos atendimentos. Para ser aprovado na residência médica, é preciso antes ser aprovado num processo seletivo, que além da prova objetiva, também pode ser composto pela entrevista e análise curricular.

Esta etapa é de extrema importância para quem deseja ser aprovado, já que tem o seu peso na nota final. Por isso, confira abaixo algumas dicas para se sair bem na entrevista da residência médica. 

Preparação para a entrevista de residência médica

Pesquisando sobre o programa e os avaliadores

Dentre muitas outras coisas, durante a entrevista de residência médica é avaliado o seu interesse pelo programa, o quanto você conhece do serviço de saúde. Os avaliadores querem saber se a sua escolha é genuína ou se escolheu o programa apenas porque foi aprovado. Sendo assim, buscar contato com os residentes do serviço para saber como é a rotina pode fazer total diferença na sua avaliação e, até mesmo, na sua aprovação. 

Entender quem serão os médicos avaliadores vai te permitir ter um preparo mais direcionado. Vai ser possível entender quais abordagens poderão ser feitas e qual caminho irá seguir a entrevista. Conversar com quem já foi aprovado no programa de residência médica da instituição de saúde que você deseja também vai servir para entender melhor como é esta etapa.   

Revisão do currículo e identificação de experiências relevantes

São muitas as atividades que podem constar no currículo do futuro residente. Podem fazer parte dele desde a participação em projetos de extensão ou de iniciação científica, até a publicação de artigos científicos e apresentações em congressos. A lista das atividades segue um certo padrão nos mais diversos processos seletivos, o que não é possível dizer das pontuações, que variam bastante.

Dessa maneira, é sempre bom olhar o edital do ano anterior da prova de residência médica da sua preferência, para saber quais são as suas possibilidades de atividades e quais as suas respectivas pontuações. Lembrando que, como elas seguem um certo padrão, então é bom começar a fazê-las logo no início do curso de medicina, já que ao longo da graduação as responsabilidades e tarefas aumentam exponencialmente. 

Por isso é sempre bom revisar o currículo para ver o que foi feito e o que ainda pode ser feito, para que ao realizar a prova de residência médica que tenha a análise curricular e entrevista como etapas, você performe bem e fique ainda mais próximo da sua aprovação.   

Destacando habilidades, motivação e afinidade com a especialidade

Deixar claro quem você é e quais as suas habilidades é um dos pontos essenciais na entrevista de residência médica. Foto: Reprodução/ShutterStock
Deixar claro quem você é e quais as suas habilidades é um dos pontos essenciais na entrevista de residência médica. Foto: Reprodução/ShutterStock

Durante a entrevista da residência médica você deve demonstrar empatia, trabalho em equipe e se mostrar ético. Todo o seu histórico acadêmico e atividades que constarem no currículo devem tocar em alguns desses três pontos, além das suas atitudes e gestos durante a entrevista. Isso porque, esses são uns dos pontos mais importantes. Você precisa deixar claro quais as suas habilidades, e, principalmente, quais os seus motivos para ter escolhido aquela especialidade, pois tudo isso também será avaliado. 

Para entender melhor como funcionam as entrevistas da residência médica e outras dicas para se dar bem nesta etapa do processo seletivo, confira este texto exclusivo do Eu Médico Residente.

Lidando com o nervosismo e respondendo de forma clara e concisa

Técnicas de controle do nervosismo e da ansiedade

Para aliviar a tensão, principalmente, antes da entrevista para a análise curricular, se concentrar na sua respiração é um caminho, preste atenção nos movimentos de inspiração e expiração. Ainda sobre a respiração, você também pode inspirar o máximo que puder, prender um pouco e depois expirar pela boca, e seguir nesse ciclo até se sentir mais calmo

Além disso, aprender a controlar os seus pensamentos também é uma ótima saída. E, claro, isso não é uma tarefa fácil, mas aprendendo a meditar isso pode se tornar algo possível. Adotar a meditação no seu dia a dia vai ser um diferencial importante para quando o momento da sua entrevista chegar.

Fazer higiene do sono - lendo um livro ou escutando uma música calma antes de dormir - fazer terapia e exercícios físicos também são meios para controlar o nervosismo e a ansiedade. A utilização de calmantes naturais como a passiflora, a camomila e a erva-doce também podem ser uma opção. 

Estratégias para estruturar as respostas 

A primeira dica é ser você. Durante a entrevista da residência médica os avaliadores não querem um personagem, eles querem saber quem você é na sua vida profissional e quais são as suas habilidades. Então a sua argumentação deve girar em torno disso. 

Como dito anteriormente, buscar saber como é feito o processo de avaliação vai te permitir treinar possíveis respostas para perguntas que poderão ser feitas. Pensar nelas durante a preparação para a entrevista de residência médica vai te permitir formular outras respostas mais rápido, caso não seja feito o questionamento imaginado. 

Conclusão

Existem muitos caminhos a serem percorridos ao longo da entrevista de residência médica, mas o importante é que o futuro residente seja verdadeiro e mostre o porque gostaria de estar naquele programa de residência. 

Sempre com empatia e objetividade, lembrando sempre de pontuar as suas habilidades e as atividades que constam no seu currículo. Além disso, utilizar algumas técnicas para aliviar a tensão e o nervosismo é de grande importância, para, sobretudo, ajudar na concentração. 

Leia mais: