Dicas
Publicado em
30/8/23

Quais processos seletivos de residência médica oferecem prova prática?

Escrito por:
Quais processos seletivos de residência médica oferecem prova prática?

As seleções de residência médica pelo Brasil podem ser formadas pela prova objetiva, análise curricular e a prova prática. Falando especificamente sobre a prova prática, ela pode ser a segunda ou terceira etapa. 

A maioria delas tem um peso importante para a sua aprovação na residência médica. Então é de extrema importância saber algumas dessas instituições que possuem prova prática, a fim de que o seu preparo seja ainda mais direcionado. Veja a seguir quais são as bancas, como são as provas e quais são os seus respectivos pesos.

Instituições de residência médica com prova prática

Processo seletivo de residência médica HIAE-SP

A prova prática do HIAE-SP tem peso 4 na nota final e faz parte da segunda fase do processo seletivo. Fonte: Reprodução/Folha de São Paulo
A prova prática do HIAE-SP tem peso 4 na nota final e faz parte da segunda fase do processo seletivo. Fonte: Reprodução/Folha de São Paulo

A prova prática da residência médica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE-SP), faz parte da segunda fase - assim como a entrevista com análise curricular -  tanto das especialidades com acesso direto, como das especialidades com pré-requisito. Ela tem peso 4 na nota final, e é utilizada para avaliar competências como: profissionalismo, trabalho em equipe, empatia, comunicação e ética

O candidato deve atuar de modo parecido com a sua prática. Falando mais detalhadamente sobre como é a prova prática do processo seletivo de residência médica HIAE-SP, ela é composta por 7 estações. São cinco estações clínicas (avaliadas de 0 a 100 pontos), com 8 minutos para realização de cada uma delas, ou seja, o candidato tem 40 minutos para completar. 

Ainda existem outras duas estações de habilidades, procedimentos, diagnósticos ou terapêuticas (avaliadas de 0 a 50 pontos), com um total de 8 minutos, 4 minutos para cada estação. Todas essas regras excepcionalmente não se aplicam ao programa de residência médica em Transplante de Medula Óssea, que possui apenas uma única questão versando sobre o conteúdo programático. 

Vale ressaltar que, dentre os 4 critérios de desempate estabelecidos no edital, a nota da prova prática é o primeiro critério a ser observado.

Processo seletivo de residência médica UNESP

Esse processo seletivo é composto por 3 fases, a segunda é a prova prática, de caráter classificatório. Ela é realizada por candidatos que irão fazer prova de acesso direto e pré-requisito, mas tem peso diferente na nota final, 50% e 10%, respectivamente. O edital não fala detalhadamente como é a prova prática do processo seletivo de residência médica UNESP (Universidade Estadual Paulista), mas deixa claro que os candidatos são divididos e podem realizar a prova durante o período da manhã ou da tarde.

Os assuntos abordados na prova prática de acesso direto são das 5 áreas básicas da medicina (Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Medicina Preventiva e Social). Já nas provas práticas das especialidades com pré-requisito os assuntos são relacionados ao pré-requisito em questão. 

Processo seletivo de residência médica USP-RP

A prova prática deste processo seletivo é a segunda fase das três que podem compor esse processo seletivo. De caráter classificatório, ela equivale a 0,5 ou 0,4 pontos, a depender da área médica escolhida. O candidato vai passar por 5 estações que avaliarão seus conhecimentos técnicos e a conduta técnica da situação simulada. A prova prática para o ingresso na residência médica USP-RP ocorre no ambulatório Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), no Campus Universitário.

Processo seletivo de residência médica da UNIFESP

A UNIFESP é uma das seleções que tem a prova prática no seu escopo avaliativo. Fonte: Reprodução/UNIFESP
A UNIFESP é uma das seleções que tem a prova prática no seu escopo avaliativo. Fonte: Reprodução/UNIFESP

A prova prática é a segunda fase do processo seletivo de residência médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sendo composta por uma avaliação de habilidades e uma prova eletrônica contendo esquemas gráficos, vídeos e imagens. De acordo com o edital da residência médica UNIFESP 2023 as provas ocorreram entre às 7h e às 21h, com datas de realização diferentes, a depender da especialidade, com acesso direto ou pré-requisito. 

Vale salientar que, a entrevista (análise curricular e arguição) também faz parte da segunda fase deste processo seletivo, mas apenas para algumas áreas médicas. 

Processo seletivo de residência médica AMP e AMRIGS

A prova prática pode ser a segunda fase do processo seletivo de residência médica AMP e AMRIGS, isso vai depender da instituição que o candidato escolher ao ser aprovado na primeira fase, na prova objetiva. 

Continue a sua preparação para a residência médica 2024 com o Eu Médico Residente

Se você fará algum programa de residência médica das bancas acima, saiba que o Eu Médico Residente pode continuar a te ajudar na sua preparação, com os nossos cursos de revisão, que focam nos temas mais importantes para a banca. Além dos resumos das aulas em vídeo, o seu estudo será ainda mais direcionado, pois você entenderá como a banca cobra cada assunto. Outros benefícios estão listados abaixo:

  • Lives quinzenais: voltadas para dicas de melhoria nos estudos, estratégias e planejamento;
  • Resumos, flashcards e mapas mentais;
  • Simulados;
  • Banco de questões com mais de 40 mil questões comentadas em texto e vídeo;
  • Grupo de discussão com outros alunos ou de forma privada, diretamente com os nossos professores
  • Caderno de erros: ferramenta de revisão na qual você consegue salvar os comentários das questões que errou 

Leia mais: