Carreira
Publicado em
12/8/22

Médico Plantonista: atribuições, rotina e remuneração

Escrito por:
Médico Plantonista: atribuições, rotina e remuneração

Presentes em todos os hospitais e centros médicos que contam com atendimento de urgência e emergência, o papel do médico plantonista é fundamental em serviços como a UTI e o pronto-socorro.

A equipe de médicos plantonistas é normalmente multidisciplinar, sendo formada por médicos de diversas especialidades como medicina intensiva e ortopedia. Cerca de pouco mais de 47% dos médicos são plantonistas, sendo uma modalidade muito procurada na medicina.

Mas, você sabe como é o dia a dia de um médico plantonista, o que é necessário para se tornar um, quanto ganha e sua rotina? É sobre isso que falaremos nesse texto, confira!

O que é necessário para ser um médico plantonista?

Para se tornar um médico plantonista só é preciso ter um diploma em medicina reconhecido pelo MEC e o cadastro no Conselho Regional de Medicina da sua região ativos.

Pelos baixos requisitos é comum que recém-formados atuem como plantonistas, enquanto não obtêm uma especialidade ou pacientes fidelizados o suficientes para abrirem o próprio consultório.

Apesar disso, profissionais com especializações muito procuradas em centros de urgência e emergência como intensivistas, emergencistas e cardiologistas, têm maior facilidade para conseguirem emprego com salários maiores tendo que trabalhar por menos horas.

Rotina nos plantões

A rotina de um médico plantonista varia de acordo com a área em que ele atua. De modo geral esses profissionais atuam em:

  • Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs);
  • Pronto Socorro;
  • Enfermaria.

Apesar de ser um centro de tratamento intensivo, as UTIs normalmente têm uma rotina pré-estabelecida, como o número de pacientes médios do dia e os atendimentos que o médico precisará fazer

Assim como qualquer outro em regime de plantões, os profissionais devem se atentar em seguir as prescrições dadas pelo médico do plantão anterior, de registrar medicamentos e atendimentos feitos e chegar na hora do seu plantão e só sair quando o próximo plantonista chegar, não deixando o posto vago.

Já no Pronto Socorro os pacientes passam por uma triagem onde são classificados de acordo com a gravidade de seu quadro clínico - quadros mais graves recebem tratamento prioritário. 

O atendimento do PS é dividido entre a Porta (onde ficam os pacientes que acabaram de chegar e não passaram pela triagem ainda), a Sala de Emergência (para onde vão os pacientes com maior prioridade) e a Observação (onde ficam pacientes que devem permanecer no hospital e aguardam vaga em UTI ou enfermaria).

A rotina nas Enfermarias é composta principalmente de visita e análise de quadro clínico dos pacientes, possuindo uma demanda menor. Normalmente, só há vagas de plantões em enfermarias em instituições que não possuem residentes.

Plantonistas são essenciais em todas as unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência. Foto: Reprodução/AdobeStock

Como é a jornada de trabalho?

A carga horária dos plantões varia de acordo com as regras da instituição e de qual área você trabalha. De modo geral, as enfermarias contam com uma carga horária menor com turnos normalmente de seis horas.

Já nas UTIs e Pronto Socorro o plantão pode ter uma duração de até doze horas. É importante destacar que a cada seis horas de trabalho o médico tem direito a uma hora de descanso e é vedado o trabalho por mais de 24 horas sem interrupções. 

Plantonistas são essenciais em todas as unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência. Foto: Reprodução/AdobeStock
Plantonistas são essenciais em todas as unidades de saúde com atendimento de urgência e emergência. Foto: Reprodução/AdobeStock

Assim como qualquer profissional sob regime CLT, os profissionais terão direito a horas extras de 50% da sua diária se feitas de segunda a sábado e de 100% se forem aos domingos ou feriados.

Além disso, médicos plantonistas recebem um adicional noturno de 20% do seu salário caso trabalhem de 22H às 5H. Além disso, esse profissional também tem direito a um acréscimo de 20% do seu salário base como adicional de insalubridade - já que trabalham em um ambiente nocivo à saúde.

Remuneração

Segundo dados da plataforma vagas.com, a média salarial da área é de R$ 9.467,00.  Médicos plantonistas, iniciam a carreira ganhando em torno de R$ 5937,00 e podem vir a ganhar até R $14.836,00.

Esses dados no entanto podem varias dependendo da área de atuação do profissional, em que tipo de empresa e forma de contratação foi feita - seja como pessoa física ou jurídica -, do número de plantões feito por mes e do grau de experiência do médico - médicos intensivistas ganham mais do que profissionais sem especialização por exemplo.

Conclusão

Médicos que trabalham sob o regime de plantões são muito necessários em todos os serviços de saúde que contem com serviço de urgência. 

Apesar de só precisar do diploma de medicina e CRM ativos para trabalhar com plantões, especializações como residência em medicina intensiva pode ser um grande diferencial para quem quer se tornar um médico plantonista e crescer na área.

Leia mais: