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Ferramentas de comunicação na atenção primária: quais são elas?
Estudo
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Publicado em
29/7/23

Ferramentas de comunicação na atenção primária: quais são elas?

Ferramentas de comunicação na atenção primária: quais são elas?
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Fernanda Vasconcelos
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 A Comunicação na Atenção Primária à saúde desempenha um papel fundamental no cuidado à população, apesar de ainda existirem lacunas na sua aplicação e qualidade. A integração médico-paciente e a interprofissionalidade são um dos âmbitos que mais podem ser beneficiados pela melhoria do diálogo e pelo uso de ferramentas facilitadoras. Vamos descobrir algumas delas?

Qual a importância da facilitação da comunicação na Atenção Básica?

A comunicação e as ferramentas de diálogo desempenham um papel de extrema importância no setor da atenção básica à saúde. Uma comunicação clara, investigativa e acessível ao paciente fornece dados valiosos ao médico, auxiliando no diagnóstico e tratamento, com uma tendência do paciente ter uma maior adesão ao que foi proposto em conjunto com o profissional de saúde. 

Além da relevância na relação médico-paciente, a comunicação é um dos maiores facilitadores da interprofissionalidade, principalmente no contexto de atenção básica em que médicos, enfermeiros, assistentes sociais e tantos outros profissionais trabalham em conjunto. O diálogo entre as equipes de saúde também tem servido como ferramenta de educação, visto que existe uma tendência do serviço primário estar em contato com centros de maior complexidade para o fornecimento de treinamento e opiniões acerca de pacientes.

Quais são as principais ferramentas auxiliadoras de comunicação na atenção primária?

Conferência ou entrevista familiar

As Entrevistas Familiares são momentos em que a equipe da Atenção Básica coleta dados sobre dinâmica da família e fatores socio-ambientais que podem afetar a saúde e bem-estar de seus integrantes. A partir da compreensão abrangente, serão identificados os recursos disponíveis para o desenvolvimento de um plano adequado. As etapas da entrevista são pré-estabelecidas para dar suporte à equipe de saúde. Veja abaixo:

  • Estabelecer relação de confiança com os integrantes da família;
  • Assegurar as questões de privacidade e confidencialidade;
  • Coletar informações demográficas básicas;
  • Explorar histórico médico e de saúde de cada membro;
  • Investigar fatores socioambientais, como condições de moradia e acesso a serviços básicos;
  • Identificar recursos financeiros familiares;
  • Avaliar as necessidades de promoção e prevenção à saúde e bem estar;
  • Desenvolver um plano de cuidado, seguindo as prioridades estabelecidas;

Apoio matricial

De acordo com o Ministério da Saúde, o Matriciamento ou Apoio Matricial é: “um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”. Dessa forma, os centros de Atenção Primária podem recebem suporte interdisciplinar que fornecem informações para a equipe conduzir casos com maiores particularidades de manejo.

DICA DE PROVA   

Um trecho da definição de Apoio Matricial do MS deve ser sua principal ferramenta de compreensão de questões: Intervenção pedagógico-terapêutica. Ou seja, as questões de prova vão buscar de você o entendimento de que o matriciamento visa tanto tratar o paciente quanto ensinar a equipe da Atenção Básica a lidar com a temática abordada de acordo com o caso, sendo assim capaz de lidar com pacientes similares com maior facilidade no futuro.

Exemplos de áreas que apoiam a Unidade Matricial. Fonte: Processo de Trabalho na Atenção Básica; link da fonte: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/35093/mod_resource/content/1/un5/top2_3.html
Exemplos de áreas que apoiam a Unidade Matricial. Fonte: Processo de Trabalho na Atenção Básica

O Apoio matricial utiliza diversos instrumentos de comunicação, como: projeto terapêutico singular, interconsulta, consulta conjunta, visita domiciliar conjunta, educação permanente, entrevista familiar, genograma, ecomapa, entre outros.

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Projeto Terapêutico Singular

Sobre o Projeto Terapêutico Singular, ele inicia pela reunião da equipe para traçar metas de manejo de um indivíduo em questão. Para isso, é necessária uma profunda compreensão desse paciente e do contexto sócio-familiar que ele está inserido, sendo útil o Genograma e o Ecomapa. Por fim, é crucial entender que esse estudo do paciente tornará o manejo longo e complexo, e que intervenções terapêuticas simples não serão suficientes, sendo a abordagem de redução de danos prevalente em muitas situações.

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Exemplo de Genograma: representação simbólica das relações dentro de uma família, além de componentes de saúde, comportamento e grau de parentesco. Fonte: E-Disciplinas USP; link da fonte: https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=264742#:~:text=O%20que%20s
Exemplo de Genograma: representação simbólica das relações dentro de uma família, além de componentes de saúde, comportamento e grau de parentesco. Fonte: E-Disciplinas USP

DICA DE PROVA 

A maioria das questões trazem um caso de um paciente com problemas de saúde mental em que a unidade de Atenção Básica irá recrutar apoio nessa mesma área. Serão abordados casos de abuso de álcool ou tabaco, transtorno depressivo maior, entre outros. 

Por sua vez, o Ecomapa é uma técnica dentro do âmbito da prestação de assistência à saúde para visualizar e entender as interações sociais de um indivíduo, especialmente o mesmo em sua família, além dos elementos ambientais que impactam a vida do mesmo. Ele fornece uma representação gráfica tanto do grau de parentesco como da condição do relacionamento presente. É essencial no para de traçar a rede de apoio do paciente perante a uma condição de saúde.

Ecomapa de um adolescente. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia; link da fonte: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/download/20242/10794/0
Ecomapa de um adolescente. Fonte: Universidade Federal de Uberlândia

Questionário CAGE

O Questionário CAGE é amplamente difundido na atenção básica como uma ferramenta de rastreamento de problemas relacionados ao consumo abusivo de álcool. Ele é formado por 4 perguntas e o seu nome é um acrônimo em que cada letra significa uma pergunta em inglês. Veja sua composição abaixo:

  • C (Cut Down) = Já pensou em cortar ou reduzir a quantidade de álcool consumida?
  • A (Annoyed) = As pessoas lhe aborrecem ao criticar o modo em que você consome álcool?
  • G (Guilty) = Já sentiu culpa pelo modo em que costuma beber álcool?
  • E (Eye opener) = Costuma beber pela manhã (ao acordar) para reduzir a ressaca ou para se acalmar

Se a resposta for sim para ≥ 2 das perguntas acima, segue-se com uma avaliação mais profunda sobre um possível Transtorno por Uso de Substância. Descubra mais sobre o aprofundamento dessa condição no nosso texto sobre o tema.
Vamos ver uma resolução de questão desse tema? Abaixo está o link da aula de Dr. Bruno Kosminsky sobre Ferramentas de Comunicação na Atenção Primária:

Conclusão

Diante do exposto é possível perceber que a importância da comunicação na atenção básica à saúde é indiscutivelmente benéfica para pacientes e profissionais. Assim, as ferramentas auxiliadoras desempenham um papel de facilitadoras na identificação de problemas, na proposição de soluções e na educação continuada dos trabalhadores do setor de cuidado primário.

Leia mais:

  • Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP): o que cai na prova de residência médica?
  • Medicina preventiva: o que é, níveis de prevenção e benefícios
  • Medicina da Família e Comunidade: residência médica e mercado de trabalho 
  • O que são os níveis de prevenção à saúde e quais são eles? 
  • Vacinação da gestante: qual a recomendação?

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FONTES:

  • Questionário CAGE - Acolhe USP
  • Manual de Orientações para o Apoio Matricial na SMS Campinas
  • Processo de Trabalho na Atenção Básica
  • Edisciplinas - USP: Atenção Farmacêutica Princípios e Metodologia 
  • Areas - unasus 
  • Edisciplinas - USP: Entrevistando famílias
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