Residência Médica em Otorrinolaringologia
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínico-cirúrgica
Carga horária moderada

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Otorrinolaringologia é um programa de especialização de 3 anos. A Otorrinolaringologia é uma especialidade clínico-cirúrgica abrangente, já que envolve três sentidos fundamentais: audição, olfato e paladar. Durante a residência, o médico se aprofunda no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam nariz, ouvido e garganta, incluindo estruturas como laringe, faringe e cordas vocais.
Por ser uma especialidade clínico-cirúrgica, durante a residência o médico passa por rodízios voltados para os três sentidos: Laringe, Ouvido e Rinologia. Urgência, procedimentos cirúrgicos como septoplastia, pequenos procedimentos na parte de cabeça e pescoço e cirurgia de adenoide também fazem parte do escopo desta residência.
Atualização constante – interesse em novas tecnologias, artigos, congressos e pesquisas
Curiosidade e dedicação – motivação para aprender e se aprofundar na especialidade
Empatia e boa escuta – capacidade de entender e acolher as necessidades dos pacientes
Colaboração – disposição para interagir e trocar experiências com outros profissionais da área
A média salarial, após conclusão da residência, é de aproximadamente R$ 8.600 para uma jornada de trabalho de 21 horas semanais