Mentalidade
Publicado em
26/11/22

Utilize o resultado das provas anteriores para estudar melhor

Escrito por:
Utilize o resultado das provas anteriores para estudar melhor

Olá, queridos alunos!

Gostaria de iniciar nosso bate papo semanal parabenizando os alunos que já fizeram alguma prova este ano. Seja pelo bom desempenho, seja pela experiência vivenciada! É muito comum quando fazemos uma prova ruim sentirmos o nosso nível de ansiedade e de pensamentos negativos elevados a respeito das nossas possibilidades para as provas futuras.

As nossas crenças são abaladas e mesmo aqueles estudantes que tiveram uma excelente preparação, não conseguem controlar a vontade de jogar tudo para o alto. O fato é que devemos acreditar que tudo sairá como planejamos e que merecemos essa aprovação, mesmo que a prova não seja o nosso objetivo principal, ou sequer estávamos estudando focados para a banca.

Será que vocês estão se identificando? 

Tenho certeza que, se vocês se esforçaram de verdade, vocês merecem mesmo a vaga, mas o primeiro ponto importante que preciso falar hoje é: os seus resultados nas provas não são fator decisivo para nenhuma outra prova que vocês farão ainda esse ano. 

As bancas são diferentes, os assuntos cobrados são diferentes e a forma de abordar os assuntos também. Passadas as primeiras provas vários alunos começaram a abalar a confiança na preparação que fizeram durante o ano. Alguns realmente tinham foco para estas provas e não conseguiram o resultado que almejavam.

Por este motivo, gostaria que vocês fizessem uma reflexão rápida: Será que desistir agora vai te levar para algum dos lugares que você planejou? Repito sempre essa frase: O NÃO vocês já têm! Agora, me deixem ajudar a levantar as cabeças para continuarem lutando e garantirem o SIM!!!

É importante que vocês se concentrem e voltem a planejar seus atos baseados nas suas opções. Vou lhes dar três dicas que irão fazer toda a diferença para a continuidade da sua preparação. Vamos lá!

Primeira dica: saiba quais assuntos precisam de mais atenção

Mesmo que o seu desempenho não tenha sido satisfatório na prova anterior, é importante focar nas outras provas, que são elaboradas de maneiras distintas. Foto: Reprodução/AdobeStock
Mesmo que o seu desempenho não tenha sido satisfatório na prova anterior, é importante focar nas outras provas, que são elaboradas de maneiras distintas. Foto: Reprodução/AdobeStock

Não desperdicem todo os seus esforços para fazer a prova, aproveitem para olhar os assuntos que precisam de mais atenção para as próximas provas. O que vocês podem fazer de melhor pelos seus próximos resultados é saber hoje quais os assuntos que podem ser estudados para te ajudar a ter um desempenho melhor.

Segunda dica: viva o luto de forma rápida e voltem para a luta

Ficar se lamentando pelo que não fizeram, não os ajudará em nada nesse momento. Transformem essa frustração em energia para fazer diferente na próxima prova.

Terceira dica: faça diferente para alcançar melhores resultados

Avaliem suas dificuldades e planejem o que vocês podem fazer de diferente para conseguir melhores resultados, pois não adianta manter a mesma estratégia que não deu certo. Entendam que vocês estão no caminho certo, mas precisam de mais tempo para dar conta de todo o conteúdo necessário.

Caso fique difícil fazer essas avaliações sozinhos, não se preocupem. Temos acompanhamento individualizado para te ajudar a não se sentir perdido! 

Cliquem agora no banner abaixo e falem comigo para conhecer as opções de contratação da mentoria. Saibam que estarei 100% comprometida com a melhoria nos seus desempenhos!

Ranking da residência

Enquanto você espera para fazer as outras provas, aproveite para conferir como foi seu desempenho nas provas anteriores por meio do ranking da residência criado pela equipe da Eu Médico Residente. Ficou curioso? Para entender melhor o que é e como funciona, nós preparamos um texto exclusivo com todos os detalhes

Forte abraço, 

Diana Sette | Mentora EMR

Leia mais: