Mentalidade

Como lembrar os assuntos estudados na hora da prova

Publicado em
03
/
11/2021

Olá, queridos alunos! 

Estou aqui para ajudá-los a garantir que o conteúdo estudado durante o ano seja lembrado por vocês na hora da prova, aumentando suas chances de aprovação na residência médica. 

Sei como é frustrante quando nos dedicamos muito a um objetivo - como o de se preparar para a prova da residência médica - e na hora não conseguimos acertar algumas questões porque simplesmente esquecemos os detalhes importantes dos assuntos, ou seja, o conteúdo foge das nossas mentes e bate o desespero.

Saibam que isso é mais frequente com os alunos que não revisam e não fazem questões de fixação. Nervosos todos ficam, mas o aluno que se preparou complementando o estudo com revisões e resoluções de questões consegue dar a volta por cima e controlar melhor a ansiedade na hora da prova.

Geralmente caímos na armadilha de achar que o mais importante é avançar com os conteúdos para tentar estudar de forma teórica tudo o que cai na prova, e com isso, vamos deixando para quando finalizarmos tudo e entrarmos na fase de revisões e baterias de questões.

E é com esse pensamento que geralmente colocamos a perder todo o esforço do ano! 

Vocês precisam entender que mais importante do que ver toda a teoria é conseguir lembrar o que foi estudado. 

A qualidade do aprendizado desenvolvido é o que fará a diferença!

Fórmula secreta para aprovação

Costumo dizer que a fórmula secreta da aprovação é:

Teoria + Resolução de questões + Revisões = APROVAÇÃO.

Vocês poderão utilizar qualquer técnica de estudo, mas saibam que se negligenciarem um desses fatores suas chances de obter acertos na prova caem muito. 

Não arrisquem perder um ano inteiro de estudo por não fazerem coisas simples, mas necessárias!

Então vamos combinar que a partir de hoje vocês dividirão seus horários de estudo entre o avanço nos conteúdos que ainda não foram estudados e a revisão daqueles que vocês já estudaram. 

A revisão pode ser realizada através de: 

  • Resolução de questões comentadas
  • Resumos
  • Flashcards
  • Mapas Mentais

Testem os materiais que possuem e descubram quais deles ajudam vocês a desenvolverem mais agilidade na retomada dos pontos.

Leia mais:

Resolva questões de provas anteriores

Revise através de simulados de provas anteriores. Fazendo provas passadas vocês relembram os conteúdos já estudados e descobrem quais outros ainda precisam aprender até a data da prova.

Lembrem-se que os assuntos que errarem nos simulados devem ser revisados o quanto antes e percebam que é impossível lembrar tanto assunto estudado de uma vez só e através da teoria. 

A mente fica confusa… Vocês até lembram que estudaram aquele assunto específico, mas não têm segurança para marcar a alternativa porque esquecem os detalhes que fazem a diferença na escolha da opção correta.

Anote aqueles detalhes que sempre são esquecidos

Agora que vocês já sabem que a chave para o sucesso na hora da prova está nas revisões e resoluções de questões dos conteúdos estudados, tentem criar um material bem sucinto com os detalhes dos assuntos que vocês sempre esquecem e os comentários das questões que vêm errando e tentem ler esse material quantas vezes conseguirem até a data da sua prova.

Tenho certeza que essa estratégia ajudará vocês a melhorarem o seus níveis de desempenho na prova, mas se mesmo colocando essas dicas em prática vocês ainda perceberem que continuam esquecendo os detalhes dos assuntos nos simulados ou questões de revisão, basta clicarem no banner abaixo para conhecerem melhor as opções de contratação da mentoria individualizada

Vocês entenderão quais falhas ainda existem nas suas formas de preparo e eu te orientarei pessoalmente, indicando o melhor caminho para superá-las!

Forte abraço.

Diana Sette | Mentora EMR