Logomarca Eu Médico Residente
Preparatórios
Extensivos R1 2026
Black November
Extensivos R+ 2026
Black November
Extensivo Bases 2026
Black November
Ver todos
Mural dos Aprovados
Blog
Plantão de Aprovação
Plantão AMRIGS (Online)
08/11
Plantão SUS-BA (Online)
15/11
Todos os Materiais Gratuitos
Central da Residência
Blog
Eventos - Plantão de Aprovação
Plantão AMRIGS
  
(
Online
)
08
/
11
Em Breve
Plantão SUS-BA
  
(
Online
)
15
/
11
Em Breve
Plantão PSU-MG
  
(
Online
)
22
/
11
Em Breve
Plantão USP-SP
  
(
Online
)
29
/
11
Em Breve
Plantão SUS-SP
  
(
Online
)
06
/
12
Em Breve
Plantão SES-PE
  
(
Online
)
03
/
01
Em Breve
Aulas Gratuitas
Replay SES-PE
Replay SUS-BA
Replay SUS-SP
Replay PSU-MG
Kit Preparação para a Residência
Kit Preparação para o Internato
Guias e Ebooks
Guia da Aprovação SES-PE
Guia da Aprovação SUS-BA
Em Breve
Guia da Aprovação USP-SP
Em Breve
Guia da Aprovação ENAMED
Em Breve
Todos os Materiais Gratuitos
Área do Aluno
account_circle
Teste grátis
bolt
/
Blog
/
Estudo
/
Síndrome de cushing: sintomas, diagnóstico e tratamento
Estudo
•
Publicado em
1/7/24

Síndrome de cushing: sintomas, diagnóstico e tratamento

Síndrome de cushing: sintomas, diagnóstico e tratamento
Escrito por:
No items found.
Fernanda Vasconcelos
Compartilhe este artigo

Índice

Example H3
Example H4
Example H5
Example H6
Example H2
Example H3
Example H4
Example H5
Example H6
Example H2
Example H3
Example H4
Example H5
Example H6

A Síndrome de Cushing é uma condição do sistema endócrino complexa que pode impactar diversos outros sistemas dos pacientes acometidos. Caracterizada pelo excesso de cortisol no organismo, seja devido a produção aumentada pelas glândulas suprarrenais ou ao uso prolongado de corticosteroides, essa síndrome tende a ser bem característica em seu quadro clínico, facilitando o diagnóstico para o rápido início do manejo.

O que é a Síndrome de Cushing?

A Síndrome de Cushing, que também pode ser chamada de hipercortisolismo, é um distúrbio endócrino causado pela exposição prolongada a níveis elevados de cortisol sérico. A causa mais comum de seu surgimento é o uso inadequado de medicamentos corticosteroides. Outra definição importante é a de Doença de Cushing, causada por excesso de cortisol secundário ao hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) devido a um adenoma pituitário.

Além disso, o estado de pseudo-Cushing refere-se a condições nas quais os pacientes podem ter alguns traços da Síndrome de Cushing e apresentar evidências de hipercortisolismo em alguns testes, mas sem tumor ou causa subjacente, geralmente observada em distúrbios como alcoolismo crônico, doença renal crônica, obesidade severa e condições psiquiátricas.

O que causa a Síndrome de Cushing?

A Síndrome de Cushing tem duas principais etiologias: hipercortisolismo endógeno e exógeno. 

Hipercortisolismo exógeno

O Hipercortisolismo Exógeno é a causa mais comum e se dá por mecanismos iatrogênicos na maioria das vezes, como o uso prolongado de glicocorticoides. Esses medicamentos são utilizados para tratar condições inflamatórias e autoimunes, e sua administração prolongada pode levar ao desenvolvimento de características cushingoides devido ao excesso de cortisol.

Hipercortisolismo endógeno

Já o Hipercortisolismo Endógeno resulta da produção excessiva de cortisol pelas glândulas adrenais e pode ser dependente ou independente do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Veja na tabela abaixo algumas das patologias envolvidas nesses dois grupos:

CUSHING DEPENDENTE DE ACTH
Doença de Cushing adenomas pituitários que secretam ACTH em excesso, levando à hiperplasia adrenal e ao aumento da produção de cortisol. É o tipo mais comum de hipercortisolismo endógeno.
Secreção ectópica de ACTH tumores neuroendócrinos, como carcinoma de pequenas células do pulmão ou tumores carcinoides, podem secretar ACTH e estimular as glândulas adrenais a produzir mais cortisol.
CUSHING INDEPENDENTE DE ACTH
Lesões Adrenais Primárias adenomas adrenais, carcinomas adrenais e hiperplasia adrenal macronodular ou micronodular podem produzir cortisol de forma autônoma, sem a regulação do ACTH.
Complexo de Carney forma de hiperplasia micronodular adrenal, caracterizada por lesões cutâneas pigmentadas e tumores mesenquimais e endócrinos.
Hiperplasia Adrenal Macronodular Primária Bilateral condição rara com múltiplos nódulos maiores de 10 mm nas glândulas adrenais.
Síndrome de McCune-Albright causa rara de puberdade precoce associada à hiperfunção das glândulas adrenais, podendo levar à Síndrome de Cushing.
Patologias da Síndrome de Cushing Endógena dependente e independente de ACTH. Fonte: EMR/Fernanda Vasconcelos
Preparatórios EMR
A Metodologia ideal para ser aprovado na Residência Médica ou Revalida

Prepare-se através de uma metodologia testada e aprovada nas principais provas de concurso médico do Brasil.

Saiba mais
Aprove de primeira com os
nossos cursos para Residência
Conhecer os cursos

Quais os sintomas?

Acúmulo de gordura na região superior das costas, também chamada de Corcova de Búfalo. Fonte: Blog Dr. Tiago Masotti 

A Síndrome de Cushing apresenta uma ampla gama de sintomas devido ao excesso de cortisol. Os principais sintomas e sinais clínicos são: ganho de ponderal (fácies em lua cheia, região supraclavicular, parte superior das costas e tronco), estrias violáceas, fraqueza muscular,  e irregularidade menstrual. Além de infertilidade, disfunção sexual, alterações psicoemocionais, hipertensão, diabetes e fragilidade óssea.

Estrias em paciente com Cushing. Fonte: Mayoclinic.org 
Estrias em paciente com Cushing. Fonte: Mayoclinic.org 

Alguns achados serão facilmente percebidos durante o exame físico. São eles: os depósitos de gordura nos locais anteriormente mencionados, hirsutismo, hematomas disseminados, alopecia, rubor facial e acne.  Além disso, outros sintomas menos específicos podem aparecer como consequência da fisiopatologia, como nefrolitíase, fraturas ósseas, infecções recorrentes, alterações visuais e dislipidemia.

Face em Lua. Fonte: ResearchGate 
Face em Lua. Fonte: ResearchGate 

Veja também:

  • Conheça as 10 residências médicas mais concorridas no Brasil 
  • Como Lidar com Erros Médicos na Residência: Aprendizado e Comunicação 
  • Confira a nota de corte para residência médica em São Paulo em 2024

Diagnóstico de Síndrome de Cushing 

O diagnóstico da Síndrome de Cushing envolve uma série de testes bioquímicos para confirmar a hiperprodução de cortisol e diferenciar entre as causas ACTH-dependentes e independentes. A avaliação inicial inclui o cortisol salivar noturno, cortisol livre na urina de 24 horas e teste de supressão com Dexametasona de 1 mg. Na síndrome, os dois primeiros testes indicam altos valores, enquanto o segundo evidencia queda secundária ao medicamento administrado.

Adenoma hipofisário visto em RM. Fonte: Wixstatic
Adenoma hipofisário visto em RM. Fonte: Wixstatic

Após os testes iniciais, são realizados os confirmatórios. Eles incluem o teste de supressão com Dexametasona de baixa e alta dose, além de dosagem de ACTH sérico. Nos exames de imagem, a Ressonância Magnética da Pituitária busca identificar adenomas pituitários. Já a Tomografia Computadorizada das Adrenais evidencia adenomas ou carcinomas adrenais.

Adenoma adrenal visto por TC. Fonte: Scielo - Imagenologia das lesões das glândulas adrenais 
l visto por TC. Fonte: Scielo - Imagenologia das lesões das glândulas adrenais 

Tratamentos da síndrome de Cushing

O tratamento da Síndrome de Cushing varia de acordo com a causa subjacente. Na Síndrome Iatrogênica o objetivo é a redução gradual dos corticosteroides exógenos para a recuperação da função adrenal, que pode demorar meses. Já na Síndrome Endógena o manejo pode envolver cirurgia caso se trate de um tumor (hipofisário, adrenal ou ectópico).

Ademais, a terapia medicamentosa inclui Inibidores da Esteroidogênese ou Cabergolina, após a falha da cirurgia ou quando ela não é possível, além dos Antagonistas dos Receptores de Cortisol, que pode ser utilizada especialmente em pacientes com diabetes ou resistência insulínica não candidatos à cirurgia.

Em casos de recorrência da doença de Cushing, a radioterapia pode ser indicada. Ela também é válida para adenomas corticotróficos com efeito de massa ou invasão de estruturas adjacentes. Nos casos muito graves de hipercortisolismo ACTH-dependente que não respondem a outras terapias, pode ser feita a adrenalectomia bilateral seguida de reposição de glicocorticoides e mineralocorticoides para o resto da vida.

Conclusão

A Síndrome de Cushing apresenta sintomas muito diversos que surgem como consequência de um grande desbalanço metabólico e hormonal. O diagnóstico é feito por meio de testes de cortisol e exames de imagem e o tratamento principal é a ressecção cirúrgica do tumor, com terapias medicamentosas e radioterapia como opções secundárias. Acompanhamento contínuo e manejo das comorbidades são necessários durante todo o processo.

Leia mais: 

  • Puberdade precoce: causas, sinais e sintomas e tratamento
  • Prolactinoma: o que é, epidemiologia, sintomas e diagnóstico
  • Puberdade Tardia: o que é, sintomas e tratamento
  • Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): da fisiopatologia ao tratamento
  • Saiba qual a fisiologia do hipertireoidismo e do hipotireoidismo

‍

FONTES:

  • Chaudhry HS, Singh G. Cushing Syndrome. [Updated 2023 Jun 26]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan.
  • DynaMed. Cushing Disease. EBSCO Information Services. 2024. 
  • Nguyen, H. C. T., MD. (n.d.). Endogenous Cushing Syndrome: practice essentials, pathophysiology, etiology. 
Aprove de primeira com os
nossos cursos para Residência
Conhecer os cursos
O que achou deste conteúdo?

Artigos recentes

O que é e como funciona a subespecialização (R+)?
Carreira
•
6/11/25
O que é e como funciona a subespecialização (R+)?
Revalida 2025/1: resultado final do exame
Editais
•
3/11/25
Revalida 2025/1: resultado final do exame
Gabarito preliminar HOS/BOS
Editais
•
28/10/25
Gabarito preliminar HOS/BOS
Gabarito preliminar HCPA 2026
Editais
•
28/10/25
Gabarito preliminar HCPA 2026
Ver todos os artigos

Biblioteca de Conteúdos Gratuitos Eu Médico Residente!

Já imaginou ter ACESSO GRATUITO a mais de 100 horas de aulas, Guias da Aprovação, ebooks e muitos outros?

Conheça a nossa Biblioteca, com conteúdos gratuitos preparados por nosso time de professores, para te ajudar na aprovação da sua banca de escolha!

bolt Acesse gratuitamente!
Preencha o formulário para acessar o teste grátis!
Ao confirmar sua inscrição você estará de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Logomarca Eu Médico Residente

Cursos

  • Extensivos R1 2026
  • Extensivos R+ 2026
  • Extensivos Bases 2026
  • Intensivos R1 2025
  • Intensivos R1 ENAMED/ENARE 2025
  • Intensivos R+ 2025
  • Ver todos

Institucional

  • Sobre
  • Eventos
  • Blog
  • Ajuda
  • Parceiros EMR
  • Fidelize e Ganhe
  • Soluções para IES
  • Contato

Endereço

Av. Marquês de Olinda, nº 302, andar 004, Bairro do Recife - Recife- PE, CEP 50030-000

Nossas redes

EMR Eu Médico Residente Ensino Ltda © 2025. Todos os direitos reservados. CNPJ: nº 34.730.954/0001-71
Termos de usoPolítica de Privacidade