Mentalidade

Como conseguir mais tempo para estudar?

Publicado em
09
/
11/2021

Olá, queridos alunos!

Vocês já perceberam que quanto mais se aproxima da data da prova mais ficamos exaustos com a preparação?

O fato é que no momento que mais queremos dar o nosso máximo, parece que vamos fraquejando e criando desculpas para nossas falhas. Não fiquem preocupados e achando que o problema está em vocês, pois isso é muito comum. Os seus concorrentes também estão passando por isso.

O que não podemos fazer é deixar o ritmo diminuir muito e vocês terminarem desacreditando da sua capacidade de ser aprovado. A motivação vem em primeiro lugar. 

Acreditar que o objetivo será alcançado é o ponto inicial para a aprovação!

Sei que muitas coisas precisam ser feitas nessa reta final, e que não sobra tempo para fazermos de tudo, pois muitos estudantes precisam continuar trabalhando, assim como realizar as atividades rotineiras. Passamos o dia todo correndo para dar conta de todos os nossos afazeres, e quando chegamos em casa, mortos de cansaço, ainda temos que estudar. 

Mas o que realmente importa e precisa estar em suas mentes é: qual o motivo de vocês quererem essa aprovação e o que ela mudará em suas vidas?

Se vocês entenderem que a aprovação na prova da residência médica realmente fará grande diferença, então vocês estarão dispostos a mudar pequenos hábitos em prol de suas conquistas!

O objetivo inicial é conseguir mais 1 hora de estudo por dia sem fazer muito sacrifício, pensando em um tempinho a mais para a revisão, resolver mais questões, ou até mesmo para conseguir finalizar todas as atividades que você programou para este momento e não está conseguindo dar conta.

Diante disso, aqui estão 4 dicas para você conseguir se dedicar por mais tempo aos estudos.

Refletir sobre a quantidade de tempo gasto nas redes sociais

Não estou aqui para lhes pedir para sair delas ou desinstalar do seu celular! Só quero propor um desafio: reflitam sobre o seu dia de ontem e tentem contabilizar quanto tempo vocês ficam navegando pelas redes sociais.

Será que parte desse tempo não poderia ser usado para estudo?

Criem um jogo com vocês mesmos onde a cada X questões resolvidas vocês ganham o direito de ficar 10 minutos nas redes.

No nosso Instagram demos mais dicas de como tornar o seu estudo mais produtivo restringindo o tempo de uso dessa rede social.

Quanto tempo vocês perdem diariamente no trânsito se deslocando?

Aproveitem esse tempo ouvindo conteúdos baixados e revisem assuntos já estudados. Caso não tenham esta opção, que tal usar parte do seu pacote de dados em prol do seu projeto de aprovação, e reproduzir a aula no celular durante o seu deslocamento?

Como aluno do curso de revisão do EMR, vocês poderiam aproveitar para escutar os vídeos de 5 minutos liberados ao final das aulas, como uma maneira de não esquecer o que já revisou.

Leia mais:

Que tal se desafiarem a acordar 30 minutos mais cedo e realizar uma bateria de 10 questões diariamente?

Não parece muito, mas caso vocês criem este hábito, saibam que já seriam mais 3 horas e meia de estudo por semana. São 70 questões a mais por semana! É quase todo um simulado semanal, que talvez hoje vocês não tenham tempo para fazer.

Você gosta de assistir séries, novelas, jogos e afins? 

Sei que é chato abrir mão de um momento de lazer, mas quero só que vocês reflitam neste momento que isso não será feito para sempre. O objetivo deste sacrifício é vocês chegarem preparados na prova. Pensem na conquista e priorizem o que lhes levarão até ela.

Pronto! 

Agora já dei 4 dicas de como conseguir no mínimo 1 hora extra de estudo por dia e tenho certeza que vocês perceberam que quando priorizamos o que importa de verdade, conseguimos fazer os sacrifícios necessários.

A partir de uma dessas dicas, ou outra qualquer que vocês tenham pensado, tentem fazer o seu melhor para em breve estarmos comemorando muitas aprovações!

Sei que alguns alunos já estão muitos ansiosos, principalmente por alguns editais, como o SES-PE e SUS-SP. Essa insegurança acaba atrapalhando a continuidade do estudo, mas estamos aqui para ajudá-los a vencer esses pensamentos negativos e lutar contra a procrastinação.

O acompanhamento individualizado de Coaching é justamente para tornar o seu estudo eficiente e direcionado. Trabalhamos em parceria para que vocês descubram os pontos que precisam ser melhorados na sua preparação! 

Clique no banner abaixo e conheça a metodologia que tem ajudado tantos alunos a garantirem a sua vaga na residência.

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR