Mentalidade
Publicado em
15/2/21

Como conseguir motivação para o estudo

Escrito por:
Como conseguir motivação para o estudo

Para iniciarmos um novo projeto, primeiro precisamos nos convencer de que o resultado será positivo e que passar pelo processo, mesmo não sendo fácil, será possível. 

O início é empolgante, pois pensando no resultado, logo nos convencemos de que faremos tudo o que for necessário para chegarmos no objetivo desejado.

É exatamente assim que a maioria dos alunos se sente quando decide estudar para a residência médica: eles começam bem animados, buscando o melhor curso, pensando em qual horário vão assistir as aulas e fazer todas as atividades, porém vem a rotina, esmagando sua vontade e disposição na maioria dos casos.

Os imprevistos e o corre-corre dificultam o cumprimento das nossas metas, e, em meio a outras atividades que surgem, acabamos nos dando conta de que nosso projeto deixou de ser a prioridade. Ainda que passemos a correr em outra direção, sempre nos culpamos e acreditamos que em algum momento voltaremos para nosso planejamento inicial.

Você já chegou nesta fase?

Mas não precisa se desesperar, pois hoje vou te dar 7 dicas infalíveis para que você não perca o foco e consiga manter a motivação até atingir a sua aprovação na residência médica.

Defina o objetivo de forma realista

Pense em qual área e em quais os hospitais gostaria de fazer a residência e pesquise o modelo da prova e qual a nota que o último candidato entrou no ano anterior. Imagine que este é um parâmetro inicial. Além disso, é importante fazer simulados para saber o seu nível atual e quais os pontos que você já percebe que precisa melhorar.

Crie metas realistas

Organize o material que será utilizado e os horários que pode disponibilizar para este projeto. Crie metas realistas e as ajuste de acordo com sua evolução. Entenda que você tem o seu ritmo e que com o tempo poderá melhorar bastante a quantidade e a qualidade do seu estudo, mas terá que identificar o quanto de melhoria precisará para alcançar uma nota que garanta a sua aprovação.

Ajude a sua motivação premiando-se pelo seu desempenho

Nunca é fácil manter o ritmo, mas quando nos premiamos pelo nosso desempenho ao alcançarmos metas, estamos dizendo ao nosso cérebro que estamos no caminho certo e o prêmio serve de estímulo para querermos sempre cumprir com o programado. Que tal estabelecer um prêmio semanal para quando você fizer tudo o que programou durante a semana?

Não se vitimize diante das dificuldades

É muito comum procurarmos desculpas para nossas falhas e principalmente culpando os outros pela nossa incapacidade de gerenciar os nossos projetos. Não se torne refém dos imprevistos e nem procure culpados. O mais importante é entender que todos falham, mas além disso, avaliar qual o motivo desta falha, e o que você poderia ter feito de diferente para que isso não aconteça novamente. Planeje melhor seus horários e as atividades que programou para a semana, e avalie se o problema está na falta de organização ou em metas exageradas.

Crie datas para avaliar o seu desempenho

É muito importante que você avalie se o seu planejamento está sendo suficiente para te ajudar a alcançar as metas necessárias que garantam a sua aprovação. Crie um calendário onde a cada mês você se avalia baseado no seu aprendizado dos assuntos ou evolução no seu resultado nos simulados, por exemplo. Neste momento procure saber se o que você planejou foi cumprido e se trouxe o resultado que você esperava para aquela fase da sua preparação.

Equilibre suas atividades

É muito comum fazermos planejamento para alcançarmos uma meta desejada, como a aprovação na prova de residência, e, ao mergulharmos neste projeto, esquecermos outras atividades, como exercício físico, cuidado com a alimentação ou mesmo equilíbrio mental com os momentos de lazer e descanso. Para qualquer planejamento de longo prazo funcionar, precisamos equilibrar as nossas atividades de maneira que o nosso projeto esteja em primeiro lugar, mas sem comprometer a nossa felicidade, pois desta maneira será bem mais fácil cumprir as coisas que são mais difíceis, porque sabemos que algum momento do nosso dia ou da nossa semana teremos um momento de prazer para compensar

Foque no seu objetivo

Sabemos que muitos imprevistos surgem para nos desviar dos nossos objetivos, mas não deixe que seus planos sejam esquecidos. Procure estar junto de pessoas que estão vivendo uma situação parecida com a sua, para que vocês se ajudem nos momentos mais difíceis. E lembre sempre que é um período - quanto mais você se esforçar agora mais rápido o resultado chegará.