Dicas

10 dicas para melhorar o seu desempenho nas provas de Residência Médica

Publicado em
14
/
12/2020

Um ponto muito importante e necessário para trabalhar durante o estudo é a forma de resolver provas, pois muitas vezes temos muito conhecimento, mas na hora da prova ficamos nervosos e erramos muitas questões por falta de atenção, falta de entendimento do enunciado das questões ou mesmo falta de tempo para responder a prova toda.

Trabalharemos agora algumas dicas para te ajudar a organizar melhor o seu tempo de prova e aproveitar todo o seu conhecimento para acertar questões.

Essas dicas devem ser testadas nos simulados, para que você decida quais funcionam para o seu perfil e como você fará no dia da prova!

Dica 1 - No início da prova, que é o momento que você está mais ansioso e mais descansado, resolva questões dos assuntos que já domina (siga sua ordem de conhecimento das áreas). O objetivo é acertar algumas questões mais fáceis, para conseguir ficar mais tranquilo e com isso ter mais confiança no seu conhecimento.

Dica 2 - Não leia o enunciado já pensando no que você conhece do assunto, pois isso pode tirar a sua atenção para o objetivo da questão. O primeiro passo é entender o que a banca está perguntando e só depois siga para as alternativas (Primeiro leia atentamente o enunciado - depois circule o que a banca deseja saber - depois pense o que conhece do assunto e aí você estará pronto para decidir qual a alternativa correta), mas sempre voltando para confirmar se responde ao que foi pedido.

Dica 3 - Ao ler as alternativas, elimine as que você tem certeza que estão erradas ou não respondem ao que foi pedido - suas chances de acerto vão aumentando a cada eliminação.

Cuidado com as questões que pedem a alternativa ERRADA (sempre buscamos o que é correto) ou aquelas que querem combinações das corretas ou erradas (nestes casos, as alternativas que você tem certeza já devem servir para eliminar algumas e aumentar suas chances de acerto).

Dica 4 - Não mude seu gabarito de forma nenhuma!!! Só mude um gabarito já marcado, caso consiga justificar o motivo. Depois que você decidir qual alternativa responde ao que foi pedido, não mude mais! (Confie no seu conhecimento!).

Dica 5 - Mesmo respondendo as matérias que você mais domina, quando ficar em dúvida ou não lembrar do assunto, circule e pule estas questões - é muito importante que no início da prova, quando você estiver mais descansado, aproveite para responder o que você tem mais chances de acertar. O que não sabe ou ficou em dúvida, fica para o final. Depois que terminar todas que tem certeza, aí você volta para as que pulou e lê atentamente para arriscar chegar na resposta correta.

Dica 6 - Divida o seu tempo total de prova, para que você o controle melhor e não tenha surpresas no final. O ideal é você tentar responder (ex. prova acesso direto SUS SP) - 30 questões a cada 1 hora (em 3h de prova você já terá respondido 90 questões e terá mais uma hora para responder as 10 que faltam, fazer uma rápida revisão e marcar o gabarito). Cada vez que o fiscal avisar que passou uma hora de prova, conte quantas questões você já respondeu e acelere, caso tenha feito muito menos de 30 questões, ou diminua o ritmo, caso tenha feito muito mais.

Dica 7 - Dê pequenas pausas a cada uma hora de prova para relaxar um pouco e um intervalo maior entre a segunda e a terceira hora, inclusive fazendo um lanche, para recuperar a energia. Ir ao banheiro ajuda, pois você caminha e alonga um pouco, relaxando mais durante o processo.

Dica 8 - Leve líquidos e lanche para se hidratar e repor a energia durante a prova.

Dica 9 - Todas as vezes que você sentir que está ficando nervoso(a), dê uma pausa e respire, até conseguir ficar calmo(a) novamente. Lembre-se que quando nervoso(a) você termina perdendo a atenção muito fácil e, muitas vezes, não conseguirá chegar na resposta correta. Ir ao banheiro ajuda bastante nessas horas, ou tentar fazer um minutinho de meditação. Pense em coisas positivas e lembre de todo o esforço que você fez até chegar a hora da prova. Não vai entregar os pontos agora, né? Respira e segue!!!

Dica 10 - Cuidado quando for marcar o seu gabarito. Não passe muitas respostas de questões ao mesmo tempo para a folha de resposta, pois caso você pule alguma questão, ficará prejudicado(a) em várias outras. O ideal é passar questão por questão... verificando o número de cada uma e qual a letra que responde. Outra dica é usar o seu documento de identidade como régua para facilitar a marcação.

Tenho certeza que essas dicas poderão te ajudar muito. Porém, é importante que você teste-as durante os simulados, para que isso acabe se tornando seu comportamento natural, pois, se no momento da prova, você tentar ficar lembrando regras, vai acabar perdendo a concentração no que é principal: ACERTAR QUESTÕES!

Não esqueça de fazer os simulados usando máscara, para se acostumar com a nova realidade das provas.