Estudo
Publicado em
7/12/20

O que estudar depois de finalizar o Curso Teórico e/ou de Revisão

Escrito por:
O que estudar depois de finalizar o Curso Teórico e/ou de Revisão

É muito comum nos perdermos nos estudos após o término do curso teórico ou de revisão, porque é durante ele que temos a meta de ficar em dia e conseguir assistir a todas as aulas.

Seguimos esse objetivo cegamente e nossa única preocupação é assistir às aulas, e quando sobra tempo é que fazemos as outras atividades importantes para o nosso estudo. Muitas vezes até negligenciamos questões, revisões e simulados, pois só nos sentimos seguros para fazer qualquer prova depois que batemos nossa meta - zerar as aulas!

Isso nos mantém ocupados e motivados, pois nossa missão é clara: fechar toda a teoria para estarmos preparados no nível necessário para passar.

Porém o que não percebemos é que essa estratégia poderá ser justamente a armadilha que impedirá uma preparação em alto nível para conseguir garantir a sonhada vaga!

Geralmente é pela falta de conhecimento dos principais assuntos e do modelo de prova que não conseguimos atingir a aprovação.

Nesse caso, entendo que é necessário conhecer a teoria e que assistir às aulas faz parte do processo, porém você não pode perder o ritmo depois de finalizar esta etapa da sua preparação.

Por isso hoje vamos trabalhar as estratégias pós-curso: O que você precisa fazer para não perder o ritmo de estudo e cada vez mais direcionar os seus esforços na direção correta?

Neste momento, se você vem se dedicando intensamente durante o tempo da sua preparação, acredito que já deve estar finalizando a teoria… também sei que essa é a situação da minoria, mas sua hora vai chegar, então já deixe tudo programado para não perder horas preciosas de estudo sem saber o que fazer.

Neste exato momento que estamos quase finalizando a teoria é justamente quando começamos a nos perguntar: E agora? Reviso a teoria? Faço mais questões? Faço simulados? Faço provas na íntegra? Como divido o meu horário entre as atividades?

Hoje vou te ajudar a decidir quais as melhores estratégias e quanto tempo você deverá dedicar, em média, para cada atividade. Vamos definir suas metas e te deixar organizado para seguir adiante fazendo todo o necessário para atingir a sua aprovação!

O que fazer

Geralmente, para quem começa a estudar no início do ano, quando terminamos o curso teórico, ou faltando pouco para terminar, iniciamos um curso de revisão, e bem na reta final preenchemos a grande parte do nosso tempo de estudo com muita teoria.

Nesse momento, já deve-se piscar o primeiro alerta: quanto mais próximo da prova, mais devemos aumentar a quantidade de questões resolvidas, então cuidado nas semanas que antecedem a sua prova…

Hoje consigo dividir os alunos em três principais grupos:

1 - Os que estão em dia com o curso teórico e/ou revisão (a grande minoria dos alunos).

2 - Os que estão atrasados, mas conseguirão assistir a todas as aulas.

3 - Os que iniciaram há pouco tempo ou estão muito atrasados e que não conseguirão ver toda a teoria até a data da prova.

Se você for do grupo três

Destes três grupos, o último possivelmente terá um trabalho a mais, que será decidir quais os assuntos serão priorizados, pois ver tudo já não é possível. Nesse caso, inverta a lógica do seu estudo e inicie a semana com um simulado para definir quais os assuntos do curso deverão ser focados.

Essa estratégia é muito eficiente para garantir que até a data da prova você estudará ao menos os temas mais cobrados! E para garantir também o que mais importa, que você fará muitas questões de prova!!! Vá no seu ritmo e faça o seu melhor.

Se você for dos dois primeiros grupos

Os outros dois grupos são os que falaremos hoje.

Quando você finalmente vencer a corrida da teoria irá perceber que ao contrário do que pensava, não estará livre dela, pois muitos detalhes dos assuntos já foram esquecidos!!! Sei que é muito triste… um sentimento de raiva que vai surgindo! Não fique nervoso… é a hora de encontrar soluções - só não vale querer voltar para assistir novamente toda a teoria.

Agora será um estudo mais dinâmico… baseado nas questões como definidoras dos assuntos que precisam ser pontualmente revisitados.

Estabeleça metas que compreendam a quantidade mínima de simulados que você precisará fazer semanalmente. Reforce assuntos necessários, mas lembre-se: os simulados não cobrem todos os assuntos importantes, e mesmo aqueles com maior reincidência não são abordados como um todo, apenas partes. Portanto, é necessário definir uma estratégia para garantir que você não esquecerá nada de importante. 

A ideia é dividir os seus horários de estudo em 4 partes - os alunos do EMR encontrarão todo o material necessário para essa estratégia no curso. Caso você não seja nosso aluno ou seja nosso aluno, mas não do curso regular, favor adaptar ao material que você dispõe neste momento.

1 - Fazer e corrigir simulados - para definir a lista dos assuntos que precisam ser revisitados (se você está em dia com os simulados e já fez as provas na íntegra, favor pegar os simulados do início do ano até hoje - junta dois e faz simulados de 100q).

2 - Revisitar os assuntos que precisam de atenção e melhorar seu resumo para não precisar voltar mais.

3 - Revisão das suas anotações, slides anotados ou apostilas resumidas de aula (curso de revisão) - ciclo contínuo até a data da prova (cuidado com os assuntos decoreba).

4 - Resolução de questões dos assuntos vistos no curso (Só para quem tem muito tempo! 15q da revisão de 24h - curso regular ou questões dos exercícios extra de Fixação - 25q por assunto).

Conclusão

Você deverá testar uma semana para verificar, em média, quanto tempo leva em cada atividade, e assim estabelecer os horários para fazer as atividades.

Lembrando que, se na sua rotina semanal não for possível fazer tudo, favor priorizar pela ordem que listei.

- Gaste nos Simulados, no máximo, o mesmo tempo que você terá na prova real.

- Em média, você deve separar de 30 a 60 minutos para revisar as anotações (de preferência, uma área a cada dia).

- Divida o tempo que sobra no dia entre a resolução das questões e revisite os assuntos já estudados.

Desta forma, acredito que você conseguirá se manter bem ocupado e conseguirá direcionar o seu estudo para a sua aprovação!