Editais
Publicado em
8/10/20

Inscrições da UFPB estão acabando!

Escrito por:
Inscrições da UFPB estão acabando!

As inscrições para a prova de residência da UFPB já estão acabando!

Resumo

  • Inscrição: até às 23h59min do dia 11 de outubro de 2020
  • Questões: 50 questões de múltipla escolha
  • Banca: UFPB
  • Data da prova: 25/10/2020Valor de inscrição: R$ 400,00

Vagas

* Os programas de Oftalmologia e Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica estão ambos com 1 (uma) vaga que foi reservada no processo seletivo 2019 para vagas 2020 e serão ocupadas em 2021, conforme garante a legislação CNRM 4/2011 de 30 de setembro de 2011, específica para médicos que estão prestando serviço militar e foram aprovados em processos seletivos para Residência médica.

Edital

Como é a prova objetiva?

As provas do acesso direto são diferentes, em alguns aspectos, da prova que exige algum pré-requisito específico. De maneira geral, elas têm uma duração total de 3 horas e são de caráter eliminatório. Além disso, as provas equivalem aos outros 90% da nota final. Você só será classificado se a sua nota for 50% maior ou igual a nota geral do programa escolhido. 

Falando especificamente da prova do programa de acesso direto, ela exige um conhecimento geral em medicina. Desse modo, possui 50 questões de múltipla escolha (5 alternativas), cada uma tem peso de 1.8. Elas são divididas por 5 áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria. Sendo 10 questões por área. O conteúdo de cada prova pode ser estudado através da bibliografia específica disponibilizado no fim do edital.

A prova dos programas com pré-requisitos é específica, ou seja, os assuntos são relativos àquela especialidade escolhida. Ao contrário da prova de acesso direto, aqui são 30 questões para cada um dos pré-requisitos. Cada uma das questões tem peso 3.0, sendo também de múltipla escolha, com 5 alternativas.

Classificação Final e Desempate

O cálculo da nota final é feito através da soma da quantidade de questões acertadas na prova objetiva vezes o peso de cada questão, somado a nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico. Por fim, o processo seletivo da UFPB estabelece uma lista de critérios de desempate, que estão dispostos abaixo na sua respectiva ordem:

  • Idade mais elevada;
  • Renda inferior a 10 salários mínimos, ou menor renda familiar; 
  • Maior Nota da Prova de Conhecimentos Gerais (para as opções com acesso direto) ou maior nota na Prova Específica (para as opções com pré-requisito); 
  • Maior pontuação do CRA ou equivalente; 
  • Egresso da UFPB;