Carreira
Publicado em
29/6/22

Saiba tudo sobre o Teste de Progresso em Medicina

Escrito por:
Saiba tudo sobre o Teste de Progresso em Medicina

A medicina é uma profissão de enorme importância para a nossa sociedade, sendo responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de doenças e outros acometimentos à saúde humana. 

O curso, que tem seis anos de duração e enorme carga teórica e prática, está se expandindo por todo o país - são mais de 350 faculdades de medicina no Brasil e quase a metade delas foram abertas nos últimos dez anos.

Pensando nisso, a ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) instituiu o Teste de Progresso, para avaliar a qualidade do ensino de medicina no país e auxiliar na melhoria constante do curso. 

Mas você sabe o que é o Teste de Progresso? Nesse texto explicaremos o que é e como funciona esse exame que é tão importante para a prática médica no país.

O que é o Teste de Progresso?

O Teste de Progresso é um exame de múltipla escolha com questões de todas as áreas do conhecimento da medicina

Ele foi criado no início da década de 1970 nos Estados Unidos baseado na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. 

Sua última edição, no final de 2021 foi aplicada para mais de 70 mil alunos em 120 cursos de medicina no país.

Como funciona?

Como falado anteriormente, o teste de progresso é um exame que abarca questões das mais importantes áreas de conhecimento da graduação, dividido em diferentes níveis de aprendizado. 

Seu objetivo é auxiliar na aprendizagem dos estudantes e melhorar a didática na graduação. 

Dessa forma, o exame tem uma política de feedbacks de cada questão para que o estudante saiba exatamente onde e como errou.

Além disso, a prova com 100 questões divididas entre ciências básicas, ciências clínicas e ciências do comportamento/comunicação é a mesma, e aplicada no mesmo dia para todos os anos do curso de medicina. 

Ao concluir a prova o estudante recebe a sua pontuação e a da turma, e, também, o percentual de acerto da prova, que pode ser acompanhado ao longo dos anos para a análise da sua evolução.

Como foi o último Teste de Progresso Medicina?

O último teste de progresso nacional estava marcado para 2020, mas foi adiado para o fim de 2021 em razão da pandemia. 

A prova foi realizada de forma virtual e teve duração de 4 horas e 15 minutos. Ela foi aplicada para mais de um terço dos cursos de medicina na sua segunda edição.

Quem realiza?

O teste de progresso é um exame que busca auxiliar no aprendizado dos estudantes de medicina de todo o país. Foto: Reprodução/AdobeStock
O teste de progresso é um exame que busca auxiliar no aprendizado dos estudantes de medicina de todo o país. Foto: Reprodução/AdobeStock

A ABEM realiza e financia o exame, e planeja que ele passe a ser aplicado em mais faculdades. 

A aplicação do último teste de progresso foi feita pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

É falado na graduação?

A divulgação do que é e da importância do teste costuma ocorrer em todas as faculdades que utilizam o teste. 

Normalmente, o exame é de caráter optativo para o estudante, mas é fortemente incentivado tanto pelos professores quanto pela instituição, para que possa revisar sua metodologia e verificar o nível de aprendizado de seus estudantes.

Conclusão

A aplicação do Teste de Progresso vem sendo expandida e ele é uma ferramenta nova no país, que vem para auxiliar e aumentar o conhecimento dos futuros médicos.

Além disso, o exame também enriquece o ensino de medicina em todo o país.

Leia mais: