Dicas
Publicado em
12/1/24

Revalida INEP para Médicos com diplomas estrangeiros: Guia Completo

Escrito por:
Revalida INEP para Médicos com diplomas estrangeiros: Guia Completo

O Revalida INEP teve a sua primeira edição oficial em 2011, com um hiato registrado após a edição 2017, e teve a sua reestreia no ano de 2020, e segue sendo aplicado 2 vezes ao ano. Ele foi criado para que médicos com diploma estrangeiro pudessem revalidar o seu diploma no Brasil. Vale salientar que no semestre passado, a segunda etapa passou por algumas mudanças estruturais, e de avaliação dos candidatos e da prova. 

O processo do Revalida

Como supracitado, o Revalida ocorre duas vezes ao ano, cada uma delas compostas por duas etapas. A primeira delas é a parte teórica, formada pela prova objetiva (P1) e pela prova dissertativa (P2). Já a segunda etapa é a parte prática, a prova de habilidades clínicas. Em todas elas  são cobrados assuntos relativos às 5 áreas básicas da medicina. 

Vale sempre lembrar que, ao obter a aprovação na primeira fase, mas não na segunda, o candidato pode realizar essa etapa nas duas próximas edições, sem precisar passar novamente pela primeira. Por exemplo, se você foi aprovado na primeira etapa do revalida INEP 2023.1, mas não na segunda etapa, poderá fazer a prova de habilidades clínicas novamente na edição 2023.2 e 2024.1.

Etapas e requisitos para a revalidação do diploma

As datas para o Revalida INEP 2024.1 e 2024.2 ainda não foram divulgadas, mas assim que acontecer atualizaremos este texto. 

Primeira etapa

A primeira etapa do Revalida INEP também é composta por uma prova objetiva. Foto: Reprodução/AdobeStock
A primeira etapa do Revalida INEP também é composta por uma prova objetiva. Foto: Reprodução/AdobeStock

A prova objetiva é realizada pela manhã, e conta com 100 questões, cada uma delas valendo 1 ponto. Já a prova discursiva é realizada à tarde, sendo composta por 50 questões discursivas. Nela, o candidato poderá obter no máximo 50 pontos. Sendo assim, somando a P1 e P2, na primeira etapa do Revalida INEP é possível obter 150 pontos ao total.

A nota de corte desta etapa costuma ser bastante alta. Confira a seguir:

  • Revalida INEP 2023.1: 96,635 pontos
  • Revalida INEP 2023.2: 101,173 pontos

Segunda etapa

A segunda etapa do Revalida INEP é a prova de habilidades clínicas, sendo avaliada de 0 a 100 pontos. Ela é de caráter eliminatório e possui 10 estações, avaliadas de 0 a 10 pontos. Durante a realização da prova, os participantes precisam realizar tarefas específicas voltadas para as cinco grandes áreas básicas da medicina: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade - Saúde Coletiva.

A realização das atividades das estações ocorre em dois dias, 5 em cada dia, com um tempo máximo de 10 minutos. Neste tempo específico é preciso seguir as orientações do material de aplicação existente e do chefe de cada estação, além das informações a serem fornecidas pelos pacientes simulados, conforme as especificidades do caso. 

O desempenho dos participantes é avaliado numa escala de: inadequado, adequado ou, quando pertinente, parcialmente adequado. O Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) e a pontuação são determinados pela Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), que também é responsável pela elaboração da prova. 

Possibilidades após a aprovação no exame

Após a aprovação no Revalida INEP, o caminho até está com o CRM em mãos dura em média 1 mês. O participante deve procurar a universidade de sua escolha para revalidar o seu diploma. 

O processo de revalidação varia bastante de acordo com a universidade, os documentos são diferentes, os prazos também e podem haver taxas. Depois que o seu diploma for liberado, você então poderá seguir para dar entrada no CRM. O envio da documentação pode ser feito online ou presencialmente, a depender do Conselho de cada estado. Depois de todas as análises feitas, você finalmente terá o seu CRM em mãos e poderá começar a trabalhar  como um médico formado no Brasil.

Preparação e dicas para a prova de Revalida

A preparação para o Revalida INEP exige muita dedicação e foco. O tempo também é um fator bastante precioso. Então, é preciso se planejar, planejar o seu dia a dia, planejar a sua rotina de estudos. Sendo assim, se faz necessário criar uma rotina de estudos, pois nela vai ser possível colocar todas as suas metas e objetivos, visando aumentar o seu desempenho, para não deixar os conteúdos acumularem. 

Nela, você precisará organizar o seu dia a dia, o seu ambiente de estudos, montar um cronograma de estudos e evitar distrações, por exemplo. Confira mais detalhes no nosso texto exclusivo falando sobre a importância e como montar uma rotina de estudos

Falando especificamente sobre o cronograma de estudos, montar um é de suma importância para organizar os conteúdos que devem ser estudados e quando isso deve acontecer. Nele também deve ser definido o tempo dedicado a cada um dos conteúdos estudados. Veja mais! Além dessas, uma outra dica para a sua preparação para o Revalida INEP é a resolução de questões, assim será possível fixar melhor cada assunto e entender como o INEP costuma cobrar, a fim de criar estratégias. 

Eu médico Revalida

Com a rotina corrida, fazer um curso preparatório para o Revalida INEP é um diferencial para alcançar a tão sonhada revalidação.O curso preparatório do Eu Médico Revalida além das aulas direcionadas - também disponíveis em áudio - e do material didático que possui dezenas de questões comentadas, oferece acesso a tudo isso numa plataforma de métricas inteligente capaz de mostrar o seu desempenho.

A inteligência artificial integrada à plataforma de métricas é capaz de elaborar simulados e revisões personalizadas se baseando no seu desempenho. Além disso, também é possível ter acesso a um banco de questões com mais de 50 mil questões comentadas em texto e vídeo. Vem estudar com a gente!

Leia mais: