Estudo
Publicado em
10/4/23

Tórax: como fazer diagnósticos através da Radiografia e Tomografia

Escrito por:
Tórax: como fazer diagnósticos através da Radiografia e Tomografia

A compreensão dos exames diagnósticos de imagem de tórax é fundamental na sua prática médica, uma vez que essa região abriga órgãos vitais, como os pulmões, o coração e as grandes artérias. A interpretação precisa desses exames é crucial para que se possa realizar um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.

Vamos revisar os padrões de interpretação básicos da Radiografia e Tomografia torácica, muito importante para quem está no internato de medicina.

Radiografia de Tórax

Princípio da densidade

O princípio das densidades achadas no raio-x de tórax baseia-se na capacidade dos tecidos de absorver diferentes quantidades de radiação, o que resulta em diferentes graus de brilho na imagem final. O ar é o tecido que menos absorve e aparece preto na imagem. Os ossos, por sua vez, são densos e absorvem mais, aparecendo brancos na imagem. Os tecidos moles, como músculos e órgãos internos, absorvem uma quantidade intermediária de raios-X e aparecem em tons de cinza na imagem. 

Densidades radiológicas e onde são encontradas. Fonte: Radiologia Básica Lange
Densidades radiológicas e onde são encontradas. Fonte: Radiologia Básica Lange

Faça a associação do quadro anterior à radiografia de tórax (sem alterações) à seguir:

Radiografia de tórax sem alterações. Fonte: Radiopaedia‍
Radiografia de tórax sem alterações. Fonte: Radiopaedia

Principais incidências

Existem diversas incidências no raio-x de tórax, que podem ser utilizadas para visualizar diferentes áreas e estruturas do local. As 2 principais e mais relevantes incidências incluem:

  • Incidência posteroanterior (PA): é a principal incidência de todas as radiografias. O paciente fica em pé em frente ao equipamento e a imagem é tirada com os raios passando pelas costas e saindo pela frente do tórax. Caso esteja acamado, ela deverá ser substituída pela AP (anteroposterior), apesar dessa apresentar mais distorções anatômicas.
  • Perfil:  paciente fica de lado e os raios passam perpendicularmente à máquina. Essa incidência permite uma boa avaliação retroesternal e é sensível para pequenos derrames pleurais 
Radiografia de Tórax em PA e em Perfil. Fonte: eDisciplinas USPAnatomia Radiológica
Radiografia de Tórax em PA e em Perfil. Fonte: eDisciplinas USP

Anatomia Radiológica

Anatomia radiológica do tórax. Fonte: Imag Instituto da Imagem link: https://imag.med.br/mini-glossario-da-anatomia-do-torax-no-raio-x/
Anatomia radiológica do tórax. Fonte: Imag Instituto da Imagem

Durante a análise das estruturas torácicas, é importante a sistematização da avaliação, de modo que possíveis alterações não passem despercebidas. Abaixo estão os achados normais de cada localização:

  • Abdome superior e diafragma: presença de bulha gástrica, seios costofrênicos livres, diafragma direito um pouco mais alto que o diafragma esquerdo.
  • Parede torácica: avaliar as partes moles, integridade de mamas, cavos, axilas, fossas supraclaviculares e músculos do tórax.
  • Ossos do tórax: analisar arcos costais, coluna torácica, escápulas clavículas, esterno e números proximais.
  • Cavidades pleurais: espaços pleurais em estado normal são virtuais.
  • Pulmões: à direita, tem 3 lobos e 2 fissuras e à esquerda, 2 lobos e 1 fissura. Avaliar trama vascular, hilo pulmonar, árvore traqueobrônquica (a direita é mais curta e verticalizada) e ângulo da carina. 
  • Mediastino: no pré-vascular (anterior), avaliar timo, gordura e linfonodos, no visceral (médio), avaliar traqueia, esôfago, linfonodos, coração e vasos e no paravertebral (posterior), avaliar partes moles e coluna torácica.

Avaliação de qualidade

  • Inspiração: o paciente deve ser instruído a inspirar profundamente e manter a apneia enquanto a imagem é obtida. Isso ajuda a expandir os pulmões, aumentando a área que pode ser visualizada na imagem e reduzindo a sobreposição de estruturas. Para avaliar se um raio-x possui boa inspiração, conte se é possível observar 10 arcos costais de cada lado.
Radiografia com (1) má inspiração e (2) boa inspiração. Fonte: Radiologia Profissional
Radiografia com (1) má inspiração e (2) boa inspiração. Fonte: Radiologia Profissional
  • Penetração: refere-se à quantidade de radiação que penetra na área sendo radiografada. Uma imagem de raio-x de alta qualidade deve mostrar as estruturas internas com clareza e precisão, com boa distribuição de radiotransparência e radiopacidade.
(1) Imagem pouco penetrada (2) Imagem muito penetrada e (3) imagem com penetração correta. Fonte: Radiologia Profissional.
(1) Imagem pouco penetrada (2) Imagem muito penetrada e (3) imagem com penetração correta. Fonte: Radiologia Profissional.

  • Alinhamento: refere-se à posição correta do objeto e do equipamento de radiografia durante o exame. O alinhamento incorreto pode resultar em uma imagem borrada, obscurecida ou distorcida. No raio-x de tórax, usa-se a distância das clavículas ao processo espinhoso da coluna vertebral como parâmetro de alinhamento (devem ser equidistantes).

Imagens distorcidas (1 e 2) e imagem alinhada (3). Fonte: Radiologia Profissional
Imagens distorcidas (1 e 2) e imagem alinhada (3). Fonte: Radiologia Profissional

Tomografia de Tórax

Planos

https://www.lecturio.com/pt/concepts/tomografia-computorizada-tc/
Planos da Tomografia. Fonte: Lecturio

Diferentemente da radiografia simples, essa técnica permite uma visualização tridimensional das estruturas torácicas. Os planos dessa visualização são 3: Axial, Sagital e Coronal.

Incidências da TC de tórax: superior esquerdo é a Coronal, inferior esquerdo é a Sagital e inferior direito é a Axial. Fonte: Glass Box Medicine.Link: Incidências da TC de tórax: superior esquerdo é a Coronal, inferior esquerdo é a Sagital e inferior direito é a Axial. Fonte: Glass Box Medicine.
Incidências da TC de tórax: superior esquerdo é a Coronal, inferior esquerdo é a Sagital e inferior direito é a Axial. Fonte: Glass Box Medicine.

Janelas

As imagens superiores da tomografia mostram Janela Pulmonar e Imagens Inferiores mostram Janelas Mediastinais. Fonte: Research Gate link: https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Tomografia-computadorizada-de-alta-resolucao-com-janelas-para-parenquima_fig2_26351709
As imagens superiores da tomografia mostram Janela Pulmonar e Imagens Inferiores mostram Janelas Mediastinais. Fonte: Research Gate

As janelas em uma tomografia são ajustes de visualização nas quais as imagens são exibidas em diferentes níveis de densidade e contraste, permitindo uma melhor avaliação de estruturas específicas. A Janela de Pulmão permite uma boa avaliação do parênquima pulmonar, a Janela de Mediastino avalia as estruturas contidas nesse espaço (coração, esôfago, aorta) e a Janela de Osso avalia os ossos da caixa torácica.

Angiotomografia

Angiotomografia pulmonar evidenciando dissecção de aorta torácica. Fonte: Eigier Diagnósticos link: https://eigierdiagnosticos.com.br/blog/exame-angiotomografia-de-torax/
Angiotomografia pulmonar evidenciando dissecção de aorta torácica. Fonte: Eigier Diagnósticos

A Angiotomografia é um exame de imagem que combina a tomografia computadorizada com o uso de um contraste intravenoso iodado para avaliar as estruturas vasculares do tórax, como artérias e veias. É uma técnica não invasiva que permite a visualização detalhada dos vasos sanguíneos. É considerada padrão-ouro para o diagnóstico de Tromboembolismo Pulmonar e outras alterações dos vasos torácicos

Conclusão

Em conclusão, a interpretação radiográfica de tórax é uma ferramenta essencial na avaliação de doenças pulmonares e cardíacas. Existem vários métodos que podem ser utilizados para auxiliar na identificação de anormalidades, sendo os principais a Radiografia Simples e a Tomografia. Vamos ver a aula do Internato Sprint do Dr. Ítalo Ferreira sobre Radiografia de Tórax!

Leia mais:

FONTES: