A amamentação é um processo extremamente benéfico tanto para a mãe que tem menores chances de ter certos tipos de câncer quanto para o bebe cujos benefícios nos sistemas neurológicos e imunológicos são sentidos na vida toda.
Para informar sobre a necessidade e o poder da amamentação foi criado o Agosto Dourado, mas você sabe como surgiu a data e qual sua importância? É sobre isso e mais que falaremos nesse artigo. Vamos lá?!
Como surgiu essa data:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), definiram em 1992 que o mês de agosto teria campanhas voltadas à importância da amamentação.
Conhecido por Agosto Dourado em referência a qualidade do aleitamento materno - definida como padrão ouro - no mês também é celebrado a Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece sempre na primeira semana de Agosto.
No Brasil, a Lei 13.435 definiu em 2017 o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Dessa forma, durante o mês acontecem ações de diversos setores como palestras e eventos, campanhas em diferentes mídias e reuniões com comunidades para esclarecimento e divulgação sobre a importância da amamentação.
Qual a importância da data?
Todos os anos a OMS define um tema para a campanha, que servirá para nortear os diversos eventos e palestras. O tema do Agosto Dourado desse ano é "Fortalecer a amamentação: educando e apoiando", e tem como objetivos principais:
- Informar pessoas sobre o seu papel fortalecendo a cadeia da amamentação;
- Vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades;
- Engajar pessoas e organizações ao longo da cadeia para amamentação;
- Estimular ações de fortalecimento da capacidade de protagonistas e sistemas para a mudança transformacional
Dessa forma, a data busca divulgar a importância da amamentação não só para mães, mas para toda a comunidade incluindo profissionais de saúde, entidades governamentais e educacionais.
Uma vez que uma boa rede de apoio tem um papel fundamental no auxílio da amamentação, seja informando os pais com dicas e cartilhas ou os desafogando ajudando em outras tarefas para que possam se concentrar em estabelecer uma boa rotina de aleitamento materno.

Por que é importante amamentar?
Atualmente é reconhecida a enorme importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebe, sendo recomendado que seja feita de maneira exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até os dois anos ou mais.
O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a criança que podem ser sentidas por toda a vida como: menor chance de desenvolvimento de alergias e doenças infecciosas, maior rendimento escolar, prevenção contra obesidade e anemias, além de desenvolver o sistema buco maxilo facial.
Além disso, a prática fortalece o vínculo entre mãe e bebê, diminui as chances de aparecimento de câncer de mama, ovário e endométrio, protege contra doenças cardiovasculares e a osteoporose na mãe.
Movimentações no Brasil atualmente:
Diversas entidades como a Unicef, a Sociedade Brasileira de Pediatria e ações como a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, lançam campanhas todos os anos para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.
Atualmente pouco mais de 45% dos bebês são alimentados com leite materno de forma exclusiva nos primeiros meses de vida e mais de 60% das crianças até quatro anos tem a amamentação incluída na sua rotina alimentar.
Conclusão
A amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento da saúde da criança e da recuperação da mulher no pós parto.
Campanhas como o Agosto Dourado, divulgam e conscientizam sobre a prática que deve ser feita de forma exclusiva por pelo menos seis meses e ser estendida até os dois anos ou mais.
Leia mais: