Mentalidade
Publicado em
12/11/22

4 dicas para se manter focado no fim do ano!

Escrito por:
4 dicas para se manter focado no fim do ano!

Fica até difícil de acreditar que o ano está acabando! Foram muitas as incertezas e dificuldades trazidas por 2022, mas agora é o momento de comemorar e agradecer por estarmos bem e seguindo em frente com nossos planos.

Os meses de novembro e dezembro são sempre os mais difíceis para o estudo. Apenas não deixe que as mudanças atrapalhem o seu plano de aprovação.

Neste momento, é muito importante que você tenha claro na sua mente o que ainda falta para aprender até a data da prova, e que a revisão não poderá ser interrompida de maneira nenhuma, a fim de não comprometer o seu desempenho. Chegou a hora de negociar consigo mesmo como distribuirá o seu tempo entre o estudo, descanso e as comemorações neste final de ano

Não adianta criar metas impossíveis, pois isso só causará mais ansiedade, tampouco querer aproveitar todo o tempo de folga e exagerar na medida, pois você se cansará em demasia, e quando chegar a hora da prova isso certamente será um problema.

Por que é importante ter equilíbrio?

Estamos chegando no final do ano e manter o equilíbrio entre estudos e festas faz toda a diferença no seu desempenho durante a prova de residência médica. Foto: Reprodução/AdobeStock

Geralmente, os alunos que exageram nas semanas que antecedem as provas relatam que ficaram desconcentrados, sem paciência para a realização das mesmas e que o seu desempenho foi bem pior do que vinham obtendo nos simulados. Por este motivo, faz-se importante um equilíbrio na distribuição do seu tempo neste final de ano.

Como se manter focado durante as festas?

  • Comece analisando festas e confraternizações das quais você não abrirá mão no final do ano.
  • Pense, no dia desses eventos, na quantidade de tempo que você precisará para se arrumar e por quanto ficará presente. E não esqueça de incluir o deslocamento!
  • Dependendo do horário (café da manhã, almoço ou jantar), deve pensar também se dará para estudar antes ou depois que chegar do evento. Também é importante pensar no dia seguinte, pois dependendo da festa poderá se estender até a madrugada.
  • Agora pense nos horários durante os quais será possível estudar e quais são as atividades possíveis de serem feitas. É importante, no mínimo, manter a revisão e avançar com os simulados.

Conclusão

Agora prepare as suas metas para esses últimos dias do ano e faça o seu melhor, não deixando de aproveitar com seus parentes e amigos, pois tenho certeza que esses momentos também são importantes para te ajudar a recarregar as energias para os últimos momentos antes das provas em janeiro.

Se não for possível fazer tudo o que programou, não se desespere, pois isso não ajudará em nada. Entre no próximo ano priorizando a sua aprovação e fazendo sempre o seu melhor até a data de cada prova - e saiba que a equipe do EMR estará ao seu lado sempre, levando o melhor conteúdo e as melhores dicas para tornar o seu estudo mais eficiente.

Leia Mais: