Editais
Publicado em
27/10/20

UFPB 2021: Prova + gabarito oficial

Escrito por:
UFPB 2021: Prova + gabarito oficial

No último domingo (25/10), aconteceu a prova da UFPB para Residência Médica 2021.

A instituição disponibilizou 73 vagas que foram disputadas em uma prova com 50 questões objetivas.

Você pode baixar agora a prova com o gabarito oficial. Em breve vamos disponibilizar a correção em vídeo das questões.

Baixe agora!

Análise Curricular

A análise curricular será feita através da avaliação do Histórico Escolar e tem caráter apenas classificatório, ela vale até 10 pontos. Nele precisa constar o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), o que corresponde a sua média geral do curso, já que é essa nota que será usada como critério de classificação. 

Como é a prova objetiva?

As provas do acesso direto são diferentes, em alguns aspectos, da prova que exige algum pré-requisito específico. De maneira geral, elas têm uma duração total de 3 horas e são de caráter eliminatório. Além disso, as provas equivalem aos outros 90% da nota final. Você só será classificado se a sua nota for 50% maior ou igual a nota geral do programa escolhido. 

Falando especificamente da prova do programa de acesso direto, ela exige um conhecimento geral em medicina. Desse modo, possui 50 questões de múltipla escolha (5 alternativas), cada uma tem peso de 1.8. Elas são divididas por 5 áreas: Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria. Sendo 10 questões por área. O conteúdo de cada prova pode ser estudado através da bibliografia específica disponibilizado no fim do edital.

A prova dos programas com pré-requisitos é específica, ou seja, os assuntos são relativos àquela especialidade escolhida. Ao contrário da prova de acesso direto, aqui são 30 questões para cada um dos pré-requisitos. Cada uma das questões tem peso 3.0, sendo também de múltipla escolha, com 5 alternativas.

Classificação Final e Desempate

O cálculo da nota final é feito através da soma da quantidade de questões acertadas na prova objetiva vezes o peso de cada questão, somado a nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico. Por fim, o processo seletivo da UFPB estabelece uma lista de critérios de desempate, que estão dispostos abaixo na sua respectiva ordem:

  • Idade mais elevada;
  • Renda inferior a 10 salários mínimos, ou menor renda familiar; 
  • Maior Nota da Prova de Conhecimentos Gerais (para as opções com acesso direto) ou maior nota na Prova Específica (para as opções com pré-requisito); 
  • Maior pontuação do CRA ou equivalente; 
  • Egresso da UFPB; 

Bons estudos!