Carreira
Publicado em
28/3/23

Como conciliar o internato com a rotina de estudos para a residência médica?

Escrito por:
Como conciliar o internato com a rotina de estudos para a residência médica?

Desde o começo dos estudos em medicina é nítida a intensa rotina que os estudantes da área enfrentam. O cansaço mental e o desafio de controlar as inseguranças e ansiedades se tornam parte do dia a dia, principalmente quando chega a fase do internato, que antecede a residência médica, para aqueles que optam por ela.

Sabendo disso, nada melhor do que ter a certeza de não estar sozinho e de que é possível conciliar o internato com a rotina de estudos para a residência. Então, se você se identificou com o assunto, continue a sua leitura e veja as principais dicas para se organizar e tornar a fase do internato muito mais leve e tranquila.

Internato x residência médica

Antes de saber como conciliar os estudos durante esse período de dupla jornada, vale lembrar que o internato e a residência médica, por mais que possuam suas particularidades, também se complementam.

Então, antes de partirmos às dicas, para uma melhor compreensão de como começar a organização dos seus estudos, vamos falar das especificidades de cada um dos programas que norteiam o sucesso dos futuros médicos. Veja a seguir! 

Internato de medicina

O internato de medicina acontece durante os últimos dois anos de faculdade e funciona como um estágio curricular obrigatório, essa etapa tem como principal característica inserir o futuro médico na rotina prática de diversas especialidades em um hospital, algo que se tornará parte da sua vida em alguns anos.

São 40 horas semanais de internato e o programa ainda conta com a parte teórica que corresponde a 20% da carga horária. Essa fase é de grande importância para a formação do profissional, pois é durante o internato que o aluno poderá aplicar os conhecimentos absorvidos em sala de aula, além de esclarecer dúvidas com profissionais experientes. 

Residência médica

Estudantes de medicina enfrentam grandes desafios para conciliar estudos e internato. Foto: Reprodução/Envato
Estudantes de medicina enfrentam grandes desafios para conciliar estudos e internato. Foto: Reprodução/Envato

a residência médica é a pós-graduação dos médicos em formato de especialização e acontece após o término da faculdade de medicina, onde para ingressar, é preciso passar em um processo seletivo.

O programa acontece com a supervisão de profissionais altamente experientes e qualificados na especialidade escolhida e tem duração de 60 horas semanais divididas em atividades teóricas e principalmente práticas.

Estudos para a residência médica durante o internato de medicina

Agora que já contextualizamos os principais aspectos do internato de medicina e da residência médica, vamos às dicas de como dar conta da jornada de estudos nessa fase de forma equilibrada e direcionada. Confira a seguir as principais sugestões e aplique-as da forma que fizer mais sentido para você!

Organização

A organização serve para diversos aspectos da vida e dos estudos em geral, então mesmo que pareça algo comum de se ler por aí, é imprescindível aplicá-la também na conciliação dos seus estudos para a residência médica durante o internato. Uma dica de organização é usar a tecnologia a seu favor. Atualmente existem diversas ferramentas online disponíveis para facilitar a rotina e possibilitar uma melhor visualização de tudo aquilo que é prioridade.

Se preferir papel e caneta, não tem problema! O importante é iniciar seus estudos organizando e centralizando em um só lugar tudo aquilo que você precisa estudar. Utilize post its, marcadores de texto e tudo mais que achar necessário nesse primeiro momento de organização.

Planejamento

Após se dedicar à organização de tudo aquilo que você precisa incluir nos estudos, chegou a hora de se planejar! O planejamento consiste em dividir o seu dia e otimizar o seu tempo conforme as suas principais necessidades de estudo.

Planeje qual será a hora do dia que você irá se dedicar aos estudos e crie um cronograma inserindo os diferentes assuntos que você precisará estudar. Aqui vale priorizar aqueles temas que caem mais na especialidade escolhida.

Frequência

Junto ao planejamento, crie uma frequência e se cobre para segui-la. Assim, com o tempo o seu corpo irá se acostumar com a rotina e entenderá a hora do estudo como algo natural do seu dia a dia. Claro que a frequência também poderá ser ajustada conforme as demandas da faculdade. Então, caso sinta a necessidade de alterar algo no seu dia, não se culpe, mas se organize para realocar o que seria estudado naquela semana.

Consistência

Consistência é ter firmeza em suas ações e já que estudar é uma ação, vale aplicá-la para conciliar o internato de medicina com os estudos. Por isso, a organização e o planejamento são primordiais para ter consistência e visualizar o início e fim do seu momento de absorver conhecimento.

Descanso

É natural que a intensidade da fase do internato seja cansativa, tanto mentalmente quanto fisicamente. O corpo dá sinais de diferentes formas, então, se sentir a necessidade de simplesmente descansar, descanse! O descanso também deve fazer parte da rotina de estudos e está totalmente ligado à qualidade do aprendizado. Uma mente e corpo cansados têm dificuldade em absorver novas informações e não produzem conforme o esperado. 

Ajuda profissional

É possível garantir uma rotina de estudos equilibrada durante o internato médico. Foto: Reprodução/Envato
É possível garantir uma rotina de estudos equilibrada durante o internato médico. Foto: Reprodução/Envato

Muitos conflitos mentais durante o processo do internato e estudos para a residência médica? Lembre-se que você não precisa chegar ao seu limite e não está sozinho. Se for necessário, busque ajuda psicológica

Estude durante a fase do internato e provas do R1 com o Eu Médico Residente

Se você quer se  sentir acolhido e ter um estudo direcionado com o mínimo de preocupações, estude com o Eu Médico Residente. O curso Extensivo Bases foi feito exclusivamente para quem está iniciando o internato e quer formar uma base teórica forte para as provas de residência médica. Conheça!

Conclusão

O período do internato não é fácil, mas com disciplina, foco, determinação e vivendo um dia de cada vez, o processo se torna equilibrado e cada dia mais próximo do objetivo. Então, não desanime!

Aplique as dicas que mais se enquadram no seu perfil e conte com o Eu Médico Residente para facilitar essa fase tão importante da sua preparação para ser um excelente profissional independentemente da especialidade que deseja seguir.

Leia mais: