Entrevista
Publicado em
24/3/22

Ações do Mês da Mulher e a Residência Médica no HMR com Cinthia Komuro

Escrito por:

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado na Zona Oeste da capital pernambucana e com atendimento pelo SUS, é referência no tratamento de doenças que acometem mulheres e é um dos primeiros hospitais com esse direcionamento no Nordeste. 

O HMR foi inaugurado em 2016 e atende ao público feminino desde a infância (a partir dos 10 anos de idade) até a terceira idade. Adota a filosofia da humanização na saúde desde o início com uma equipe multidisciplinar e predominantemente feminina.

Por atrair pacientes da capital e do interior, inclusive sem apoio residencial no município, o HMR possui em suas instalações diversos serviços integrados, como a Casa das Mães, um Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência – Sony Santos, Diagnósticos por imagem, Ambulatórios, Bloco Cirúrgico, Maternidade, Emergência, UTI e outros.

Para falar um pouco sobre a estruturação do serviço de saúde desde sua abertura, da equipe médica e também das ações executadas neste Mês Internacional da Mulher, conversamos com a médica ginecologista e obstetra, Cinthia Komuro, Diretora Técnica do HMR.

Inaugurado há 6 anos, o Hospital da Mulher de Recife tem como diretora técnica a ginecologista e obstetra, Cinthia Komuro
Inaugurado há 6 anos, o Hospital da Mulher de Recife tem como diretora técnica a ginecologista e obstetra, Cinthia Komuro. Fonte: Acervo Pessoal
EMR Entrevista: Sabe-se que as mulheres estão sempre ocupando mais espaços que antes eram considerados predominantemente masculinos. O HMR é uma dessas conquistas. Quais as ações que o hospital fará neste Mês da Mulher para população e os profissionais que trabalham no hospital?

Cinthia Komuro: Os momentos em que mais atuamos com campanhas são o Mês da Mulher e o Outubro Rosa. Realizamos a abertura das atividades especiais no início de março com as nossas colaboradoras e, ao longo do mês, várias ações também são oferecidas às mulheres na sala de espera. O serviço social junto à comissão de eventos do hospital organizam palestras e materiais de divulgação sobre o papel da mulher na sociedade, efeitos emocionais, alimentação, planejamento reprodutivo, autocuidado e outros temas.

EMR Entrevista: Como funcionam os processos no hospital no atendimento às mulheres do interior do estado de Pernambuco ou em situação de risco?

Cinthia Komuro: As pacientes do interior ou de outros municípios pernambucanos são reguladas/encaminhadas pelo Estado caso estejam em uma gestação de alto risco, por exemplo. Através da Emergência, acolhemos essas pacientes e, quando não possuem alta junto aos seus bebês, ficam instaladas na Casa das Mães.

Um outro setor que também recebe pessoas do interior e/ou em situação de risco é o Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência – Sony Santos. Primeiramente, o serviço recebia apenas mulheres, mas passou a receber homens e mulheres transgêneros em suas instalações. O acolhimento possui uma equipe multidisciplinar, que oferece acompanhamento psicológico e suporte domiciliar.

EMR Entrevista: Como funciona o programa de Residência Médica e desde quando ele existe?

Cinthia Komuro: O Hospital, em sua filosofia, também possui um posicionamento acadêmico, voltado à formação de médicos especialistas mais empáticos e humanizados. O programa de Residência Médica do HMR foi implantado em 2020, em meio à conturbada pandemia de Covid-19. O início foi complicado, mas conseguimos destiná-los à Emergência, ao Bloco Cirúrgico e aos Ambulatórios, onde não lidavam com o vírus.

A troca de conhecimento foi enriquecedora e já estamos no 3º ano de Residência. Os primeiros residentes vão se formar no início de 2023 e recebemos diversos depoimentos positivos sobre a vivência deles conosco. Temos 4 R1, 4 R2 e 4 R3 em Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Neonatalogia. Recebemos estudantes em parceria com a Prefeitura, da Universidade Católica de Pernambuco, UNINASSAU e da Faculdade de Medicina de Olinda. O ensino médico é o futuro do país, por isso devemos seguir investindo nisso!

EMR Entrevista: Atuar como mulher em um hospital para mulheres deve ser desafiador, mas ao mesmo tempo encorajador. As mulheres costumam dizer que se sentem mais à vontade com as profissionais aqui?  

Cinthia Komuro: Temos mulheres atuando nas mais diversas áreas do Hospital e as pacientes expressam sempre como se sentem bem acolhidas ao verem tantas ocuparem espaços importantes aqui.

Gostou de conhecer um pouco sobre o Hospital da Mulher do Recife, seu programa de Residência Médica e as atividades voltadas ao Mês da Mulher? Não deixe de nos acompanhar no Instagram, YouTube e aqui no blog para acompanhar mais conteúdos como esse.

CONTATO:

Hospital da Mulher do Recife

Av. Recife, 5629 - Estância, Recife - PE

CEP: 50110-727

Telefone: (81) 2011-0100

Leia Mais:

Artigos relacionados

Ver todos
Este autor ainda não possui outros artigos publicados.
Ver todos
Teste por 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudo

Receba um acesso gratuito para testar todos os nossos recursos e tirar suas dúvidas!

Teste 7 dias grátis

Experimente a nossa plataforma de estudos

Ao confirmar sua inscrição você estará de acordo com a nossa Política de Privacidade.