Covid-19

8 dicas de como aumentar sua produtividade

Em tempos de quarentena, o momento é de fazer as adaptações necessárias para se manter estudando e não perder o foco nas provas do final do ano. Então se liga nessas dicas de produtividade!

Use o tempo ao seu favor

Nos primeiros dias de quarentena, até dá para dormir mais um pouco e aproveitar o dia para descansar e colocar algumas séries em dia. Mas é muito importante seguir uma rotina, mesmo nesse período nada convencional.

Aproveite para criar uma boa rotina de estudos com videoaulas, leitura de apostilas e, principalmente, resolução de questões. Se existe conteúdo atrasado, o momento de ficar em dia é esse! Tente encaixar um conteúdo atrasado por semana na sua rotina de estudos, afinal, falta de tempo agora não é mais desculpa.

Se você está em dia com a matéria, tente aumentar o número de questões realizadas por semana, acrescentando uma prova na íntegra a mais, por exemplo. Isso vai te ajudar a praticar questões e se manter revisando com maior frequência.

Vista-se para estudar

Se você deseja manter o ritmo dos estudos, nada de ficar de pijama em casa o dia todo!

Estar de pijama é garantia de que vai dar vontade de deitar na cama e tirar um cochilo no meio da tarde. E o que era para ser apenas um rápido descanso de 20 minutos, pode virar duas ou três horas de sono. E a preguiça depois? Com certeza você vai acordar se perguntando: por que eu fiz isso?

Levante, tome café, em seguida um bom banho e troque de roupa. Vista-se como se fosse um dia normal! Isso vai aumentar muito a sua produtividade.

Use técnicas para melhorar seu rendimento

A técnica Pomodoro (tem um app que pode te ajudar) está cada vez mais popular entre as pessoas que desejam melhorar a produtividade, principalmente na hora de estudar para concursos. Ela consiste em gerenciar o tempo que você utiliza para exercer suas tarefas, evitando a desatenção e a temida procrastinação.

Você deve utilizar um cronômetro para dividir as realizações das atividades em períodos de 25 minutos, com breves intervalos de 5 minutos entre elas. Então, realize a tarefa por exatos 25 minutos. Pare, descanse 5 minutos. Volte e faça mais 25 minutos, e assim por diante.  Após concluir 4 ciclos pode fazer uma pausa mais longa.

Quando você estiver confortável com os 25 minutos de estudo, pode ir aumentando gradativamente este tempo, mas evite passar mais de 50 minutos sem descanso.

Quando completar 8-10 pomodoros no dia, pode deitar-se na cama ou no sofá e relaxar com sua série favorita.

Permaneça conectado com seus amigos

O encontro presencial está temporariamente suspenso e ficar muito tempo em casa pode trazer desânimo. A dica é manter contato com os seus amigos, para tirar dúvidas, trocar referências de estudos e pegar dicas de séries também.

Defina o seu local de estudos

Com certeza você conhece alguém que consegue estudar em qualquer lugar. Mas a grande maioria dos estudantes se distrai facilmente. Por isso, é muito importante escolher um ambiente tranquilo e organizado, garantindo que você não seja distraído pelo que acontece à sua volta.

Uma dica importante de organização é limpar toda a bagunça após o dia de estudo e deixar separado o material para o dia seguinte. Assim você ficará mais animado para começar a estudar.

Divirta-se também!

Diante de todo esse caos, é importante aproveitar o momento de reclusão para se entreter também.

Aproveite os horários de descanso para fazer algo que gosta, seja assistir um capítulo de série, ver um filme, ler algumas páginas do seu livro ou até curtir as lives do Gustavo Lima.

Respeite os horários

É necessário fazer pausas semelhante às que acontecem durante as aulas presenciais. em época de quarentena evitar virar a noite estudando. Também não se esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente. Por mais óbvio que seja, isso faz uma diferença danada!

Movimente-se!

Entre as pausas, aproveite para se alongar, caminhar pela casa e esticar as pernas. Determine um horário do dia para você fazer um exercício da sua preferência. Há várias sugestões de treinos em casa na internet.

Lembre-se: A quarentena é muito importante. Evite aglomerações, lugares fechados e lave as mãos regularmente. Cuide de você e das pessoas ao seu redor, que já já a gente se encontra novamente.

Querendo melhorar a sua forma de estudar, temos um artigo que pode te ajudar!

Bons estudos!

Últimos artigos de Bruno Kosminsky

Ver todos
Ver todos