Residência Médica em Radioterapia
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínica
Carga horária moderada

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Radioterapia é um programa de formação de 3 anos responsável por capacitar médicos a utilizar radiação ionizante para tratar tumores, buscando destruir o tecido doente e preservar ao máximo as áreas saudáveis. Existem dois principais tipos de tratamento: a braquiterapia, em que a radiação é aplicada próxima ao tumor por meio de cateteres e aplicadores; e a teleterapia, na qual o aparelho emite radiação à distância, sendo mais comum no Brasil.
Ao longo da residência o médico tem contato com bases clínicas e fundamentos da especialidade, incluindo cancerologia, patologia e radiobiologia. Além de se aprofundar em radioterapia clínica, braquiterapia, planejamento por imagem e manejo de urgências e consolidar técnicas avançadas como radiocirurgia, terapia conformacional e feixes modulados.
Habilidade técnica para planejamento terapêutico, incluindo uso de softwares, tomógrafo e outras tecnologias
Boa comunicação e abordagem humanizada, já que acompanha pacientes que podem ter efeitos colaterais do tratamento
Capacidade de trabalhar de forma multidisciplinar, colaborando em discussões clínicas e com outras especialidade
Dedicação ao estudo constante, especialmente em física médica, radiobiologia e novas técnicas da especialidade
A média salarial, após conclusão da residência, é de aproximadamente R$ 10.506,27 para uma jornada de trabalho de 25 horas semanais