Cursos

Alcançando o R1 em 2026

Extensivo R1

Expert ENAMED

Extensivo R1 Plus

Expert ENAMED + Expert Extra + Revisão R1

Extensivo R1 Master

Expert ENAMED + Expert Extra + Revisão R1 + Apostilas Físicas

Intensivo R1

Em Breve

Revisão R1

Em Breve

Dominando do Internato ao R1

Extensivo Bases

Destaque-se no Internato enquanto revisa para o R1

Extensivo Programado 2 Anos

Extensivo Bases + Extensivo R1

Extensivo Programado 3 Anos

Extensivo Bases (2 Anos) + Extensivo R1

Gabaritando o ENAMED 4º Ano

Extensivo 4ºAno ENAMED

Focado na prova do ENAMED 4ºAno

Extensivo Programado 4º Ano

Extensivo 4º Ano ENAMED + Extensivo Bases + Extensivo R1

Extensivo Programado 3º Ano

Extensivo 4º Ano ENAMED (2 Anos) + Extensivo Bases + Extensivo R1

Conquistando o R+ em 2026

Extensivo R+ Cirurgia Geral

Inclui prova de título CBC

Extensivo R+ Pediatria

Inclui prova de título TEP

Extensivo R+ Ginecologia e Obstetrícia

Inclui prova de título TEGO

Extensivo R+ Clínica Médica

Não sabe qual o melhor curso pra você?

Fale com um consultor
Aprovados
Materiais Gratuitos
Blog
Eventos - Plantão de Aprovação
Plantão UEPA
  
(
Online e Presencial
)
10
/
01
Em Breve
Star de Aprovação | Aula Inaugural 2026
  
(
Presencial
)
19
/
01
Em Breve
Aulas Gratuitas
Replay SES-PE
Replay SUS-BA
Replay SUS-SP
Replay PSU-MG
Kit Preparação para a Residência
Kit Preparação para o Internato
Guias e Ebooks
Guia da Aprovação SES-PE
Guia da Aprovação SUS-BA
Em Breve
Guia da Aprovação USP-SP
Em Breve
Guia da Aprovação ENAMED
Em Breve
Todos os Materiais Gratuitos
Para IES
Institucional
Sobre Nós
Seja um Parceiro EMR
Fidelize e Ganhe
Contato
Área do Aluno
Teste grátis
/
Blog
/
Covid-19
/
COVID-19: como prestar suporte aos pacientes?
Covid-19
•
Publicado em
26/8/20

Suporte ao paciente após COVID-19

Suporte ao paciente após COVID-19
Escrito por:
No items found.
Renan Mesel Correia

Índice

Example H4
Example H5
Example H6
Example H2
Example H3
Example H4
Example H5
Example H6
Example H2
Example H3
Example H4
Example H5
Example H6

Até a data de fechamento desta matéria o Brasil já havia ultrapassado a marca de 110 mil mortes causadas pela doença, sendo registradas quase 800 mil em todo o mundo. Com uma taxa de recuperação acima dos 90%, dúvidas quanto ao acompanhamento de tais pacientes são comuns, haja visto que os acometidos após fase aguda podem desenvolver complicações graves, como as tromboembólicas, e outros podem se estabelecer com um quadro clínico não muito específico, dominado por fadiga e dispneia.

O jornal científico The British Medical Journal divulgou um artigo orientando profissionais da saúde, especialmente os envolvidos com a atenção primária, a prestarem suporte otimizado no acompanhamento de tais pacientes.

Na publicação, foi estabelecido que manifestações clínicas persistentes após três semanas de seu início são características de COVID-19 pós-aguda e após 12 semanas pode ser definida como crônica. Os sintomas pós-agudos de covid-19 variam amplamente. Mesmo os chamados COVID19 suaves podem estar associados a sintomas de longo prazo, dominados por tosse e fadiga. No entanto, outros sintomas relatados incluem dispneia, dor no peito, cefaleia, dificuldades neurocognitivas, mialgias, fraqueza, distúrbios gastrointestinais, erupções cutâneas, distúrbios tromboembólicos, metabólicos, depressão e outras condições de saúde mental.

Depois de excluir complicações ou comorbidades graves em curso, e até que os resultados dos estudos de acompanhamento de longo prazo estejam disponíveis, os pacientes devem ser tratados com ênfase no suporte holístico, evitando investigações excessivas. O encaminhamento para um serviço de reabilitação especializado não parece ser necessário para a maioria dos pacientes, pois maioria se recupera bem com 4-6 semanas de exercícios aeróbicos leves, aumentando gradualmente de intensidade conforme tolerado.

Tosse

A tosse crônica foi definida como aquela que persiste além de 8 semanas. Até esse momento, e a menos que haja sinais de infecção ou outras complicações, como dor pleurítica, a tosse parece ser bem tratada com exercícios de controle respiratório, sendo melhor suportada pela equipe de fisioterapia respiratória, e medicação quando indicada, como inibidores da bomba de prótons, se houver suspeita de refluxo.

Dispneia

Um grau de falta de ar é comum após COVID-19, sendo, nas primeiras seis semanas, comum a maioria dos pacientes ainda estarem em reabilitação pulmonar. No entanto, dispneia importante, apesar de rara em pacientes que não foram hospitalizados, pode necessitar de avaliação mais detalhada por especialista. A falta de ar leve, assim como a tosse, também tende a melhorar com a prática de exercícios respiratórios. Oxímetros de pulso podem ser úteis para avaliar e monitorar sintomas respiratórios após COVID-19, não sendo encontradas evidências de que sua utilização em domicílio possa aumentar níveis de ansiedade.

Fadiga

A fadiga prolongada em alguns casos pós-agudos pacientes COVID-19 compartilha características com a síndrome da fadiga crônica descrita após outras infecções graves, como SARS, MERS e pneumonia. Até o determinado momento não há nenhuma publicação com evidências sobre a eficácia no uso de medicamentos ou intervenções não farmacológicas na fadiga após COVID-19. Há muito debate e controvérsia sobre o papel dos exercícios físicos para a melhoria da fadiga crônica. Pela falta de evidências diretas, foi sugerido que o exercício deve ser realizado com cautela e desaconselhado se o paciente desenvolver febre, dispneia, fadiga severa ou mialgias.

Tromboembolismo

A COVID-19 gera um estado de inflamação e hipercoagulação, ainda não elucidado por quanto tempo, com consequente aumento do risco de eventos tromboembólicos. Muitos pacientes que necessitam de hospitalização recebem anticoagulação profilática. Recomendações para anticoagulação após a alta variam, mas os pacientes de maior risco normalmente recebem alta hospitalar com dez dias de extensão da tromboprofilaxia. Se o paciente foi diagnosticado com um episódio trombótico, anticoagulação e investigação adicionais devem seguir as diretrizes vigentes.

Disfunção ventricular

Disfunção sistólica ventricular esquerda e insuficiência cardíaca após COVID-19 podem ser gerenciadas de acordo com as diretrizes já existentes. Exercícios cardiovasculares intensos devem ser evitados por três meses para todo paciente que desenvolveu miocardite ou pericardite; atletas devem ser aconselhados a 3-6 meses de descanso completo do sistema
cardiovascular seguido de acompanhamento especializado, com retorno ao esporte guiado por estado funcional, biomarcadores, ausência de arritmias e evidência de função sistólica ventricular esquerda normal.

Sequelas neurológicas

As sequelas neurológicas, como AVC isquêmico, convulsões, encefalite e neuropatias foram descritas após COVID-19, mas todas parecem ser raras. Na suspeita dessas complicações, avaliação de neurologista se faz necessária.

Pacientes idosos

A COVID-19 tende a afetar com maior gravidade pacientes mais idosos. Após fase aguda tal grupo se encontra em alto risco para o desenvolvimento de sarcopenia, desnutrição, depressão, delírio e dor crônica. O suporte a esse grupo deve ser mais personalizado, com participação intensa da equipe multiprofissional, com equipe médica, enfermagem, nutrição, terapia ocupacional e fisioterapia.

A pandemia da COVID-19 nos trouxe diversos desafios. Cuidar da população mundial, neste momento, demanda de esforços para a garantia de um suporte de qualidade e que possa promover o melhor acompanhamento possível à luz dos conhecimentos científicos atuais. No cuidado ao paciente, pode-se perceber a clara necessidade da interação e do correto estabelecimento das equipes multiprofissionais, capazes de gerar impactos positivos sob o acompanhamento especializado e individualizado dos pacientes, promovendo um acompanhamento mais holístico.

‍

Preparatórios EMR
A Metodologia ideal para ser aprovado na Residência Médica ou Revalida

Prepare-se através de uma metodologia testada e aprovada nas principais provas de concurso médico do Brasil.

Saiba mais
Aprove de primeira com os
nossos cursos para Residência
Conhecer os cursos
Aprove de primeira com os
nossos cursos para Residência
Conhecer os cursos
O que achou deste conteúdo?

Artigos recentes

Prova UEPA 2026 acontece neste domingo (18/01)
Editais
•
16/1/26
Prova UEPA 2026 acontece neste domingo (18/01)
ICC/CE: saiu o resultado final
Editais
•
3/12/25
ICC/CE: saiu o resultado final
Residência Médica SES-PE: inscrições abertas
Editais
•
2/12/25
Residência Médica SES-PE: inscrições abertas
ENARE R+: divulgado gabarito e resultado preliminar
Editais
•
28/11/25
ENARE R+: divulgado gabarito e resultado preliminar
Ver todos os artigos

Biblioteca de Conteúdos Gratuitos Eu Médico Residente!

Já imaginou ter ACESSO GRATUITO a mais de 100 horas de aulas, Guias da Aprovação, ebooks e muitos outros?

Conheça a nossa Biblioteca, com conteúdos gratuitos preparados por nosso time de professores, para te ajudar na aprovação da sua banca de escolha!

bolt Acesse gratuitamente!
Preencha o formulário para acessar o teste grátis!
Ao confirmar sua inscrição você estará de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Logomarca Eu Médico Residente

Cursos

  • Extensivos R1 2026
  • Extensivos R+ 2026
  • Extensivos Bases 2026
  • Extensivos 4º ano ENAMED
  • Ver todos

Institucional

  • Sobre
  • Eventos
  • Blog
  • Ajuda
  • Parceiros EMR
  • Fidelize e Ganhe
  • Soluções para IES
  • Contato

Endereço

Av. Marquês de Olinda, nº 302, andar 004, Bairro do Recife - Recife- PE, CEP 50030-000

Nossas redes

EMR Eu Médico Residente Ensino Ltda © 2026. Todos os direitos reservados. CNPJ: nº 34.730.954/0001-71
Termos de usoPolítica de Privacidade