O Conselho Federal de Medicina reconhece 55 especialidades, levando em consideração o acesso direto e o pré-requisito. A Homeopatia está entre as 31 áreas médicas de acesso direto, sendo uma das que possuem um menor quantitativo de profissionais. De acordo com a Demografia médica Brasil 2023, são ao todo 2.973 profissionais, o equivalente a 0,6% dos 495.716 especialistas formados.
Então, se você tem interesse por essa área, fique sabendo ao longo do texto todos os detalhes sobre a Homeopatia, sobre os aprendizados adquiridos ao longo da residência médica e a remuneração para a especialidade.
O que é a Homeopatia?
A Homeopatia é um sistema médico complexo que foi desenvolvido por Samuel Hahnemann no século XVIII, sendo caracterizada por uma anamnese bem detalhada, com foco total no indivíduo e não na doença. Ela faz parte da medicina alternativa, enxergando o paciente de maneira holística, tendo como objetivo a cura do corpo e mente, por meio de medicamentos altamente diluídos, que diferentemente da medicina alopática, têm origem de compostos do reino animal, vegetal e mineral.
Além disso, a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, mas só passou a ser implementada pelo SUS anos depois, em 2006, fazendo parte da Política Nacional de Prática Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. Os medicamentos são administrados em ‘doses homeopáticas’ (pequenas), para evitar a intoxicação e estimular o próprio corpo a se curar, a restabelecer o equilíbrio, já que nesta especialidade se acredita que o adoecimento faz parte de um desequilíbrio na energia vital.
De acordo com Jorge Ricardo, presidente da Associação Médica Homeopática do Paraná (AMHPR), em seu artigo para o Conselho Regional de Medicina do Estado:
A Homeopatia tem uma propriedade por muitos desconhecida que é a de tratar e em muitos casos dissipar a tendência criminal, principalmente quando identificada já na infância, pois age em áreas do cérebro pré-verbais (período da vida antes da fala), atingidas por graves traumas emocionais intra-uterinos, com possibilidade de grande diminuição deste grave fenômeno.
O presidente completa dizendo que: “Pode ser utilizada como prevenção e tratamento da dependência química, sendo muito útil na remoção de distúrbios neurológicos e mentais, consequentes ao uso das diversas drogas”.
Quais as características de um homeopata?
Por ser uma especialidade com métodos centrados no indivíduo, na integralidade do cuidado, é preciso que o homeopata seja uma pessoa com bastante paciência e empatia, disposto a escutar os indivíduos. Além disso, a curiosidade é essencial para, principalmente, a realização da anamnese, que é o grande diferencial da Homeopatia.
Como é a residência médica em Homeopatia?
A residência médica em Homeopatia é de acesso direto e tem duração de 2 anos. O Ministério da Saúde deixa especificado quais são as competências que os médicos participantes da residência médica em Homeopatia devem ter ao final do programa. Veja a seguir:
Primeiro ano da residência médica em Homeopatia
- Praticar o paradigma do processo saúde-adoecimento-cura de acordo com os princípios hahnemannianos da homeopatia;
- Dominar os princípios homeopáticos de Hahnemann;
- Dominar a anamnese e a semiologia homeopáticas;
- Selecionar o medicamento homeopático;
- Dominar a prescrição de medicamentos homeopáticos nas diferentes formas farmacêuticas, escalas e métodos;
- Prestar assistência a pacientes ambulatoriais, de pronto atendimento, internados ou interconsultas.
Segundo ano da residência médica em Homeopatia
No R2 ocorre o aprofundamento do que começou a ser visto durante o R1:
- Dominar as observações prognósticas homeopáticas;
- Dominar os medicamentos homeopáticos;
- Dominar o manuseio clínico, adequado e exato da dose de cada substância medicamentosa homeopática;
- Dominar o manejo das doenças mais prevalentes na clínica médica, pediatria, psiquiatria e na atenção primária à saúde.
O que estudar para ser um residente em Homeopatia?
Para se tornar um residente em Homeopatia, é preciso primeiro fazer a graduação em medicina, para depois fazer a prova de acesso direto para a residência médica em Homeopatia. De acordo com o demografia médica Brasil 2023, ela figura entre os 10 programas menos concorridos, então a sua aprovação fica mais fácil. Além disso, o curso preparatório para a residência médica do Eu Médico Residente vai te oferecer todas as ferramentas para que você alcance a aprovação.
A nossa plataforma de métricas é integrada com uma inteligência artificial capaz de apontar o seu desempenho, e a partir disso elaborar simulados e revisões personalizadas. É possível conhecer melhor a plataforma fazendo um tour gratuito por 7 dias. Vem conferir e ficar cada vez mais próximo da sua tão sonhada aprovação. Além disso, contamos com outros elementos essenciais como um banco com mais de 40 mil questões comentadas em texto e vídeo, flashcards, mapas mentais, resumos e muito mais!
Como funciona a rotina profissional de um homeopata?
O médico homeopata trabalha observando as queixas dos pacientes. Sendo assim, por olhar o ser humano de maneira holística, não só olha para a doença, considera também os sintomas físicos, emocionais e mentais. A partir disso, ver qual o medicamento mais similar a sintomatologia do indivíduo e faz a sua indicação de tratamento, a fim de estimular o corpo a alcançar a cura sozinho.
Ele olha o paciente como um todo, como um ser que também sofre influências sociais e ambientais, por isso as características pessoais e as reações da pessoa que está sendo tratada é de fundamental importância.
Mercado de trabalho e salário
O homeopata pode atuar em ambulatórios e consultórios, mas muitos deles acabam optando por ser empreendedores, montando o seu próprio consultório. Quanto a média salarial de um médico homeopata é de R$ 9.613,60. A especialidade possui um número de profissionais bem equilibrado entre mulheres (58,5%) e homens (41,5%), com a maioria dos médico com idade acima dos 55 anos, concentrados no sudeste.
Conclusão
A residência médica em Homeopatia permite que o médico trate o paciente integralmente, respeitando a individualidade de cada um. Ela está entre as 10 menos concorridas, é de acesso direto e tem a duração de 2 anos. Os médicos homeopatas podem trabalhar em ambulatórios ou montar o seu próprio consultório.
Leia mais: