Estudo
Publicado em
14/3/23

Queimadura: como evitar lesão renal aguda?

Escrito por:
Queimadura: como evitar lesão renal aguda?

A Lesão Renal Aguda (LRA) é uma complicação comum em pacientes com queimaduras extensas e pode levar a insuficiência renal crônica ou até mesmo à falência de múltiplos órgãos. Ela é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a desidratação, a liberação de substâncias tóxicas na corrente sanguínea e a redução do fluxo sanguíneo para os rins. 

É importante que os pacientes com queimaduras extensas sejam avaliados e monitorados regularmente por um médico especialista para prevenir complicações secundárias à lesão da queimadura, incluindo lesão renal aguda.

Tipos de Queimadura

As Queimaduras são divididas em graus de acordo com a profundidade e severidade de tecido acometido. São eles:

Primeiro Grau (Queimaduras superficiais)

É limitada à epiderme, causa eritema, dor cutânea e durante o exame físico empalidece à compressão. É a típica queimadura de sol.

queimadura-grau-um
Queimadura de Primeiro Grau. Fonte: Shutterstock

Segundo Grau (Espessura parcial)

Atinge a derme e se subdivide em dois tipos

  • Superficial: afeta camadas mais superficiais da derme, causando muita dor e bolhas;
Queimadura de Segundo Grau. Fonte: Shutterstock
Queimadura de Segundo Grau. Fonte: Shutterstock
  • Profunda: afeta as camadas mais profundas da derme, causando maior palidez e aspecto "mosqueado".
Queimadura de Segundo Grau. Fonte: Shutterstock
Queimadura de Segundo Grau. Fonte: Shutterstock

Terceiro Grau (Espessura completa)

Alcançam até o subcutâneo, possui aspecto de "couro" e o paciente não sente dor devido à destruição dos anexos nervosos.

Queimadura de Terceiro Grau. Fonte: Shutterstock
Queimadura de Terceiro Grau. Fonte: Shutterstock

Quarto Grau

Atinge até músculos, tendões e ossos. Também é indolor.

Queimadura de Quarto Grau. Fonte: Scielo
Queimadura de Quarto Grau. Fonte: Scielo

DICA DE PROVA - Algumas fontes, como o novo ATLS, não consideram o 4º grau e os classifica como 3º grau. Fique atento(a) e não se espante caso veja essa divergência!

No quesito agente causador, as queimaduras podem acontecer por: calor, radiação, eletricidade, agentes químicos e agentes biológicos.

DICA DE PROVA - as lesões por energia elétrica sempre vão ter mais tendência de gerar dano muscular e por isso causar a liberação de produtos degradados na corrente sanguínea que eventualmente lesarão os túbulos renais.

Além dos tipos de queimaduras, temos que avaliar também a extensão abrangida. A contagem padrão se faz pela Regra de Wallace, popularmente conhecida como "Regra dos 9". Veja a ilustração abaixo:

Regra de Wallace. Fonte: The Free Dictionary
Regra de Wallace. Fonte: The Free Dictionary

DICA DE PROVA - Para facilitar sua memorização, entenda as áreas como 4 grandes grupos e os subdivida caso necessário, sendo eles: cabeça (9%), ambos os braços (18%), tronco (36%) e ambas as pernas (36%). Caso você some as porcentagens, verá que o resultado é 99%, sendo 1% a região genital. Veja o exemplo adiante para esclarecer esse truque: 

 Paciente sofre queimadura em face anterior de braço direito, quantos % de pele está queimada?

       Resposta: Se ambos os braços são 18%, cada braço é 9%. Por sua vez, cada braço se divide em duas metades, face anterior e posterior. Logo, face anterior é metade de um braço = 4,5%

Por que queimaduras podem gerar Lesão Renal Aguda?

Há vários fatores que podem contribuir para a ocorrência de Lesão Renal Aguda em indivíduos com queimaduras extensas. Alguns desses fatores incluem:

Desidratação

A perda excessiva de fluidos corporais no paciente queimado pode levar a desidratação e comprometer o fluxo sanguíneo para os rins, o que pode resultar em lesão renal aguda;

Toxinas

A queimadura pode liberar substâncias tóxicas na corrente sanguínea, incluindo amônia, cálcio, potássio, mioglobina e ácido lático, que podem prejudicar as funções dos rins;

Redução do fluxo sanguíneo renal

É possível haver também vasoconstrição e, consequentemente, uma redução no fluxo sanguíneo para os rins. Isso pode levar a uma diminuição da função renal e ao acúmulo de toxinas no sangue;

Choque

O choque, que é uma condição potencialmente fatal caracterizada por uma pressão arterial baixa, é uma complicação comum em pacientes com queimaduras extensas. O choque pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo para os rins;

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos usados no tratamento, como diuréticos ou medicamentos para controle da pressão arterial, podem prejudicar a função renal e levar a lesão renal aguda.

Dessa forma, atente-se aos sinais clínicos que a questão da sua prova de residência médica vai te dizer para indicar que o indivíduo está a caminho de sofrer uma lesão renal: Escurecimento de urina (cor vermelho acastanhado), elevação de Creatina Quinase sérica (20x acima da normalidade), hipercalemia e hipocalcemia.

Cuidados renais com um paciente queimado

No que se trata de estabilizar hemodinamicamente e evitar lesões renais, o ponto chave é a Reposição Volêmica Vigorosa! A forma mais importante para realizar o manejo e a que provavelmente vai cair na sua prova de residência médica é: Fórmula de Parkland (2,0 mL/kg/% queimada).

DICA DE PROVA - Jamais se esqueça que a constante utilizada anteriormente nessa fórmula era 4, porém, segundo o novo ATLS, atualmente o correto é 2. Logo 4,0 mL/kg/% de queimadura se tornou 2,0 mL/kg/% de queimadura.

Além disso, há uma diferença entre o primeiro e segundo dia de manejo. No primeiro dia, é administrada apenas a Solução Eletrolítica sob a fórmula de Parkland. Já no segundo dia, é administrado Colóide de 20 a 60% do volume plasmático calculado e Solução Glicosada 5% conforme for necessário para manter o débito urinário.

Conclusão

A Lesão Renal Aguda não é uma complicação infrequente dos episódios de queimadura. Sendo assim, fique atento aos cuidados com a estabilização e reposição volêmica desse paciente. Lembre-se também que peças-chave em questões acerca disso são a Regra de Wallace e a Fórmula de Parkland, decorem seus números!

Vamos ver uma questão NA PRÁTICA? Abaixo está o link de uma questão explicada pelo Dr. Amyr Kelner sobre COMO EVITAR LESÃO RENAL AGUDA EM QUEIMADOS:

Leia mais:

FONTES: