Olá, futuro residente!
O edital para residência médica do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG), coordenado pela Associação de Apoio à Residência Médica do estado (AREMG), reúne das instituições de saúde de Minas, chegando a 39. Ele oferece Programas de Residência na categoria acesso direto e pré-requisitos, que variam de acordo com a instituição, que possuem editais próprios.
Existem aquelas que oferecem somente residência com acesso direto. Já outras também oferecem vagas para especialidades com pré-requisito. Então, é preciso ficar atento ao certame da instituição escolhida, para saber se a especialidade de seu interesse é oferecida por ela.
Apesar disso, a configuração das provas e da inscrição são as mesmas para todos os serviços de saúde participantes. Assim, apesar de possuir vários editais, as características do PSU-MG 2026 são as mesmas para todos, variando apenas as vagas oferecidas em cada instituição.
Cronograma da residência médica PSU-MG 2026
- Período de inscrição e envio de documentos do currículo: 09 a 20/10/2025, das 9h às 18h
- Prova escrita e divulgação do gabarito: 30/11/2025
- Resultado definitivo da prova objetiva (previsão): 16/12/2025
- Resultado da análise curricular: 21/01/2026
- Classificação final - Convocação: 28/01/2026
Inscrição para o PSU-MG 2026
O candidato pode se inscrever para o PSU-MG 2026 por meio do site da banca organizadora, o AREMG, entre os dias 09 e 20 de outubro, das 9h às 18h. A taxa de inscrição é de R$270,00 por programa. Para quem vai fazer essa prova, saiba que é possível fazer a inscrição para mais de uma especialidade, em diferentes instituições. Entretanto, candidatos que só possuem a graduação em medicina só podem se inscrever em uma vaga por instituição.
Já quem possui residência médica, pode se inscrever para uma especialidade com pré-requisito e outra com acesso direto, desde que isso implique na realização de no máximo duas provas. Além da isenção, são disponibilizadas pelo certame vagas afirmativas para pessoas com deficiência e candidatos pretos.
Instituições participantes PSU-MG
- Associação Beneficente Católica – Hospital Santa Isabel
- Associação de Assistência Social da Santa Casa de Misericórdia de Araxá
- Associação de Combate ao Cancer do Brasil Central Hospital Hélio Angotti
- Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais – Hospital Evangélico
- Associação Hospitalar Santa Rosália
- Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade - Hospital Margarida
- Casa de Caridade de Carangola
- Casa de Caridade de Muriaé – Hospital São Paulo
- Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social – Hospital Ibiapaba
- Complexo de Saúde São João de Deus
- Complexo Hospitalar Uberlândia
- Faculdades Unidas do Norte LTDA FUNORTE
- Fundação Deraldo Guimarães
- Fundação Educacional de Caratinga Hospital Irmã Denise
- Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho
- Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho
- Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada
- Fundação São Francisco Xavier Hospital Municipal Carlos Chagas
- Holhos Minas Oftalmologia Ltda
- Hospital Belo Horizonte
- Hospital Bom Samaritano
- Hospital César Leite
- Hospital da Baleia – Fundação Benjamin Guimarães
- Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço
- Hospital das Clínica Dr. Mário Ribeiro da Silveira
- Hospital das Clínicas Samuel Libânio
- Hospital de Clínicas de Itajubá AISI
- Hospital e Clinica Santa Paula
- Hospital e Maternidade Santa Rita
- Hospital e Maternidade São José
- Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus
- Hospital Felício Rocho
- Hospital Lifecenter
- Hospital Madre Teresa
- Hospital Márcio Cunha – Fundação São Francisco Xavier
- Hospital Mater Dei – Unidade Santo Agostinho
- Hospital Mater Dei Santa Genoveva
- Hospital Maternidade e Pronto Socorro Santa Lucia
- Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro
- Hospital Nossa Senhora de Piedade
Prova de residência médica do PSU-MG 2026
O Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais ocorre em duas etapas, classificatórias e eliminatórias. A primeira é a prova objetiva, que tem um valor total de 90 pontos. Sendo assim, para serem considerados classificados para a segunda etapa os candidatos precisam alcançar um mínimo de 45 pontos (50% do total da prova). A realização acontece nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberaba e Goiânia.
Já a segunda é feita a análise do curriculum vitae, com valor igual a 10 pontos. O currículo deve ser anexado na hora da inscrição, conforme o modelo oferecido pelo concurso. Além disso, o edital deixou especificado alguns outros pontos sobre o envio do currículo, veja a seguir:
- As cópias dos comprovantes deverão ser autenticadas em cartório, quando for o caso, conforme orientação no modelo de avaliação curricular, rubricadas e identificadas com número do item pontuado, e a seguir digitalizadas para envio.
- Todas as cópias e originais deverão ser mantidos em poder do candidato e poderão ser exigidos a qualquer momento pela comissão organizadora por amostragem, ou em caso de necessidade ou esclarecimento
Abaixo seguem as especificações sobre a primeira etapa para cada tipo de entrada:
Acesso direto
Prova objetiva
A prova objetiva tem duração de 4 horas e ocorre dia 30 de novembro, às 9 horas. Ela é composta por 100 questões de múltipla escolha, falando sobre: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade) e Pediatria.
Pré-requisitos
Prova objetiva
A prova também ocorre dia 30 de novembro, às 9 horas, mas o tempo total é de 2 horas. A primeira etapa dos programas com pré-requisito é composta por uma prova com até 50 questões de múltipla escolha ou com até 10 questões abertas sobre as áreas do pré-requisito escolhido.
Classificação final e desempate
Para todos os programas de residência médica, a classificação final será dada respeitando a soma das duas etapas. Os selecionados serão os 15 primeiros que obtiverem as maiores notas. Dessa maneira, em caso de empate, o desempate observará o candidato com a maior nota na primeira etapa. Se o empate persistir, o candidato mais velho terá a prioridade.
Os candidatos inscritos para mais de um programa de residência médica, podem se considerar convocados a fazer a matrícula apenas no programa eleito como sua maior preferência.
Concorrência residência médica PSU-MG 2025
Com as vagas para os programas de residência médica divididos entre 74 instituições, o destaque entre as especialidades de acesso direto mais concorridas vai para a Otorrinolaringologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral, que se repetiram entre as instituições. Já a Oncologia Clínica figurou entre as especialidades menos concorridas.
Se preparando para a residência médica no PSU-MG 2026?
A hora de você fazer a prova de residência médica do PSU-MG 2026 está mais próxima. Sendo assim, não perca tempo e já se inscreva no intensivo do Eu Médico Residente que mais se adequa com o seu perfil: Intensivo R1 ou Intensivo R+. Ela foca nos temas mais importantes da sua prova, com aulas resumidas de até 30 minutos, dicas de melhorias nos estudos, estratégias e planejamento e materiais complementares como resumos, mapas mentais e flashcards.
Mas se você ainda está construindo sua trajetória, os Extensivos são a melhor forma de começar com solidez e organização:
👉 Extensivo R1 – indicado para quem vai disputar vagas de acesso direto, com uma preparação completa para o seletivo.
👉 Extensivo Bases – ideal para internos que querem iniciar cedo, reforçando fundamentos da graduação enquanto já se preparam para a residência.
👉 Extensivo R+ – feito sob medida para médicos que desejam subespecializar-se em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia ou Pediatria.
Com os cursos do Eu Médico Residente, você segue um método comprovado, se organiza melhor e aumenta de forma concreta suas chances de conquistar a aprovação.
Vem estudar com a gente!
Bons estudos!
Leia mais:
- UNIFESP 2026: inscrições abertas para a prova de residência médica
- Edital UNICAMP 2026 de residência médica: cronograma, vagas e mais
- Residência médica SCM-BH abre inscrições para o seletivo 2026
- AMRIGS 2025/2026: veja o edital para o seletivo unificado de residência médica
- AMP abre hoje as inscrições para a residência médica 2026