Olá, futuro residente! O edital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) foi publicado nesta quinta-feira (26) e este ano o certame conta com uma nova banca organizadora: a Fundação Carlos Chagas. Na edição passada, então organizada pelo Instituto Mais, houve um erro na aplicação da prova da primeira fase do processo seletivo - o que fez com que a prova fosse cancelada e o edital retificado.
A Irmandade é uma instituição com quase 500 anos de história e possui muito prestígio em todo o país, tendo sido fundada por aristocratas católicos. Confira abaixo as mudanças no edital de residência da Santa Casa de São Paulo.
Cronograma da residência médica Santa Casa de SP
- Período de inscrição: 01 a 31/10/2025
- Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 03/11/2025
- Prova objetiva: 06/12/2025
- Gabarito preliminar: 08/12/2025
- Prazo para interposição de recurso contra o gabarito preliminar: 09/12/2025
- Resultado prova objetiva: 08/01/2026
- Envio via internet da documentação para análise curricular: 12 e 13/01/2026
- Publicação do resultado preliminar da análise curricular: 28/01/2026
- Publicação do resultado definitivo da análise curricular: 13/02/2026
- Resultado final: 13/02/2026
- Matrícula: 19/02 a 23/02/2026
- Início das atividades: 02/03/2026
Inscrições para a Santa Casa de SP
As inscrições da residência médica da ISCMSP começam às 10h do dia 01 de outubro e se encerram às 23:59h do dia 31 de outubro. Para se inscrever é preciso preencher a ficha de inscrição no site da Fundação Carlos Chagas, e pagar a taxa de inscrição no valor de R$680. O pagamento do boleto bancário deve ser feito até às 22h do dia 03 de novembro. Durante a inscrição é preciso fazer o upload de uma fotografia sua. É preciso dizer também que o edital oferece vagas afirmativas para candidatos negros e indígenas.
Vagas ISCMSP
Acesso Direto
Pré-Requisito
Como é o processo seletivo de residência médica ISCMSP 2026?
Primeira fase
A prova objetiva ISCMSP será realizada no dia 06 de dezembro, na cidade de São Paulo. Ela é de caráter eliminatório e classificatório, sendo avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, com peso 9 na nota final. As questões de múltipla escolha possuem 5 alternativas.
Seu conteúdo será dividido da seguinte forma:
Acesso Direto
100 questões divididas entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva, com duração de quatro horas.
Pré-requisito e Área de atuação
50 questões sobre a área básica da especialidade - para um residente de Endoscopia Ginecológica por exemplo, serão 50 questões sobre Ginecologia e Obstetrícia - com duração de três horas.
Segunda Fase
A segunda fase é unificada para todos os cursos no formato de análise curricular, correspondente a peso 1 na nota final, sendo avaliada também numa escala de 0 a 100 pontos. Para concorrer é preciso adicionar seus documentos através do link disponibilizado pela Fundação Carlos Chagas entre 12 e 13 de janeiro de 2026. Eles devem estar em formato PDF, JPG ou GIF e com até 5MB.
Nota final e Desempate
A pontuação final é obtida através do seguinte cálculo:
[(Nota obtida na Prova Objetiva x 9) + (Nota obtida na 2ª Fase x 1 )] /10 = Nota Final do candidato
Caso dois candidatos obtenham a mesma nota o desempate é feito seguindo o critério abaixo:
- Maior nota na Prova Objetiva;
- Maior nota na 2ª Fase;
- Maior idade, com privilégio para o mais velho.
Concorrência da Santa Casa de SP 2025
A especialidade mais concorrida de acesso direto na Santa Casa foi a Dermatologia, com 107,5 candidatos por vaga. Do outro lado do espectro se encontra a Medicina do Trabalho, com 10 candidatos por vaga. Para conferir a concorrência completa desta edição da prova de residência médica ISCMSP, confira:
Do zero à aprovação: escolha o curso certo para você
Com pouco menos de três meses até a prova da Santa Casa de SP, o que vai definir sua aprovação é o quanto você revisou os conteúdos certos. Para garantir esse diferencial, o Eu Médico Residente preparou os Intensivos 2026, cursos rápidos e estratégicos que revisam exatamente o que mais cai nas principais provas de residência. É o reforço que você precisa para chegar confiante na reta final.
Agora, se você ainda está no início da preparação, os Extensivos são a escolha certa para construir sua base com organização e segurança:
👉 Extensivo R1 – para quem vai prestar provas de acesso direto, com toda a estrutura necessária para encarar o seletivo.
👉 Extensivo Bases – pensado para estudantes do internato que querem começar a preparação cedo e dominar os fundamentos da graduação.
👉 Extensivo R+ – ideal para médicos que buscam uma subespecialidade, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia ou Pediatria.
Com os cursos do Eu Médico Residente, você estuda com método, ganha confiança e aumenta suas chances reais de aprovação.
Leia Mais:
- UNIFESP 2026: inscrições abertas para a prova de residência médica
- Edital UNICAMP 2026 de residência médica: cronograma, vagas e mais
- Data da prova de residência médica Sírio-Libanês 2026 sofre alteração
- Residência Médica USP-SP 2026: saiba a data de prova do processo seletivo
- HIAE Residência Médica 2025/2026: Inscrições abertas para a seleção