Mentalidade
Publicado em
14/12/21

Como garantir um melhor resultado na SES-PE

Escrito por:
Como garantir um melhor resultado na SES-PE

Olá, queridos alunos!

Acredito que mais um passo dado em relação ao objetivo da Residência Médica foi concluído com a realização da prova do ENARE.

Tenho conversado muito com os alunos e percebido que infelizmente ainda existem algumas pessoas que não estão treinando a maneira de organizar a prova, e, por isso, perdendo questões por falta de atenção ou falta de tempo para responder com tranquilidade.

Vamos combinar que depois de tanto estudo não é justo colocar tudo a perder na hora da prova, né?

Vou reforçar aqui as dicas de resolução de prova que fazem toda a diferença no seu desempenho, e vou lhes desafiar a fazer um simulado nesses padrões, para que depois me mandem uma mensagem no Telegram dizendo se melhorou ou piorou seu resultado. E aí, topa o desafio?

Essas dicas devem ser testadas nos simulados (mas já no primeiro que fizer me mande mensagem!!!), para que vocês decidam quais funcionam para o seu perfil e como você fará no dia da prova!

Dica 1: priorize questões de assuntos que você domina

No início da prova, que é o momento em que estamos mais ansiosos e mais descansados, resolvam questões dos assuntos que já domina (siga uma ordem de preferência das áreas). 

O objetivo é acertar algumas questões mais fáceis para conseguirem ficar mais tranquilos e com isso ter mais confiança no seu conhecimento.

Dica 2: entenda o que a banca quer da questão

Não leiam o enunciado já pensando o que você conhece do assunto, pois isso pode tirar a sua atenção para o objetivo da questão. Entenda o que a banca está perguntando e circule o que a banca deseja saber.

Dica 3: responda as questões por eliminação de alternativas

Ao ler as alternativas, eliminem as alternativas que vocês têm certeza de que estão erradas ou não correspondem ao que foi pedido - suas chances de acerto vão aumentando a cada eliminação.

Dica 4: confie na primeira alternativa pela qual você optou

Evitem mudar o gabarito!!! 

Só mudem um gabarito já marcado, caso consiga justificar o motivo da mudança. Confie no seu conhecimento!

Dica 5: não insistam em questões que geram incertezas

Mesmo respondendo as matérias que vocês mais dominam, quando ficarem na dúvida ou não lembrarem do assunto, circulem e pulem estas questões, para que não percam tempo com algo que não tem muita chance de acerto.

Depois que terminarem todas as questões que tem certeza, aí vocês voltam para as que pularam e lêem atentamente para tentar chegar na resposta correta.

Dica 6: controle o seu tempo de prova

Dividam o tempo total de prova para que vocês controlem melhor o ritmo e não tenham surpresas no final. 

O ideal é tentar responder 27 questões a cada 1 hora, pois, assim, em 3h de prova já terão respondido 81 questões, e mais uma hora para responder às 19 que faltam e marcar o gabarito. 

Cada vez que o fiscal avisar que passou uma hora de prova, contem quantas questões vocês já responderam, acelerem, caso tenham feito muito menos de 27 questões, ou diminuam o ritmo, caso tenham feito muito mais.

Dica 7: faça pausa durante a prova

Dêem pequenas pausas a cada uma hora de prova para relaxar um pouco, e um intervalo maior entre a segunda e a terceira hora, inclusive fazendo um lanche, para recuperar a energia. 

Ir ao banheiro ajuda, pois vocês caminham e alongam um pouco, e isso ajuda a relaxar mais.

Dica 8: se alimentem e bebam água

Levem líquidos e lanches para se hidratar e repor a energia durante a prova.

Leia mais:

Dica 9: xô nervosismo

Todas as vezes que vocês sentirem que estão ficando nervosos, dêem uma pausa e respirem até conseguirem ficar calmos novamente. Lembrem-se que estando nervosos vocês terminam perdendo a atenção muito fácil e, muitas vezes, não conseguirão chegar na resposta correta.

Ir ao banheiro ajuda bastante nessas horas!!! Podem tentar fazer um minutinho de meditação - pensem em coisas positivas e lembrem de todo o esforço que vocês fizeram até chegar a hora da prova. 

Não vão entregar os pontos agora, né? Respirem e sigam!!!

Dica 10: atenção ao marcar o gabarito

Cuidado quando forem marcar o gabarito. Não passem muitas respostas de questões ao mesmo tempo para a folha de resposta, pois caso vocês pulem alguma questão, ficarão prejudicados em várias outras. 

O ideal é passar questão por questão, verificando o número dela e qual a letra que responde. Outra dica é usar o documento de identidade como régua para facilitar a marcação.

Tenho certeza que essas dicas poderão lhes ajudar muito. Porém, é importante que vocês as testem durante os simulados, para que isso acabe se tornando um comportamento natural, pois, no momento da prova, se vocês tentarem ficar lembrando regras, vão acabar perdendo a concentração no que é principal: ACERTAR QUESTÕES!

Não esqueçam de fazer os simulados usando máscara para se acostumar com a nova realidade das provas.

Mas, para vocês que estão perdidos e não acreditam mais que conseguirão organizar o estudo para ser aprovado este ano, temos um pacote especial com 4 sessões (Pacote Flex), no qual farei todos os ajustes necessários no seu planejamento de estudo, garantindo o melhor direcionamento do seu aprendizado até a data da sua prova.

Faça a diferença na sua preparação!!!

Entre em contato agora comigo clicando no banner abaixo. Estou aguardando para te ajudar a conquistar a sua vaga!

Forte abraço,

Diana Sette | Mentora EMR.