Institucional
Publicado em
16/2/24

Curso preparatório para a residência médica: qual a importância?

Escrito por:
Curso preparatório para a residência médica: qual a importância?

Sabemos que passar num curso de medicina não é nada fácil, grandes e muitos são os desafios para alcançar uma vaga. E para quem deseja se especializar, após o término da graduação, um dos possíveis caminhos é o ingresso na residência médica, que requer direcionamento e muito estudo até que a aprovação seja alcançada. Por isso, fazer um curso preparatório para a residência médica é fundamental.

O curso preparatório é essencial, pois a concorrência para cursar as especialidades médicas é bastante expressiva de maneira geral, então é preciso fazer diferente se você deseja alcançar a aprovação. Isso acontece porque o número de faculdades de medicina aumentou consideravelmente, o que não aconteceu com o número de vagas para ingressar nos programas de residência médica, proporcionando assim uma concorrência cada vez maior. 

No ano passado para aumentar o número de vagas ofertadas para a residência médica, o Ministério da Saúde se utilizou do  Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (pró-residência), que tem o objetivo de ampliar os atendimentos em regiões com índice baixo de assistencialismo e de formação de especialistas. 

Sendo assim, indiscutivelmente, apesar desse aumento no número de vagas trazido pelo pró-residência, quem estiver mais bem preparado terá mais condições de fazer uma boa prova, afinal, é a carreira médica que está em jogo e a concorrência está cada vez mais acirrada.

Por que fazer um curso preparatório para a residência médica?

O curso preparatório para a residência médica vai te dar o direcionamento correto para a sua banca. Com ele vai ser possível conhecê-la em profundidade, da maneira mais detalhada possível: quais os assuntos que mais caem, quais as estratégias para resolver as questões, como os assuntos são cobrados etc. As aulas e simulados, principalmente, são essenciais para isso. 

Como escolher o curso preparatório para a residência médica?

Para começar, alguns elementos devem ser considerados antes de fazer a escolha do curso preparatório, como, ter bem claro os seus objetivos ou se pretende cursar a residência em instituição pública ou privada, por exemplo. 

Saber qual o programa de residência médica você deseja também é importante, porque mesmo que a concorrência seja alta e acirrada de maneira geral, algumas especialidades não são tão concorridas (Medicina da Família e Comunidade e Medicina de Emergência) e, portanto, exigem menos horas de estudo da sua parte.

Equipe de professores e metodologia

A equipe e a metodologia fazem diferença em um curso preparatório para a residência médica de qualidade, pois o estudante conta com uma equipe de profissionais aptos a auxiliar o seu aprendizado e a tirar as dúvidas que surgem no percurso. Eles também atuam como fonte de inspiração e ponto de apoio. 

Além disso, o curso aumenta a autoconfiança, pois o aluno sente mais segurança na realização da prova, pois terá o direcionamento correto e específico, visto que está se dedicando aos estudos e ao formato da prova.

Estudo direcionado 

O edital pode ser o começo da dor de cabeça de quem está começando a se preparar. Convenhamos, quem nunca terminou de ler um edital e não sabia por onde começar a estudar? 

Por isso, é muito importante, também, obter um curso preparatório para a residência médica que ajude a estudar do jeito certo, de maneira direcionada para a sua banca. Através dele você aumenta a motivação e a autoconfiança, pois em um ambiente com outras pessoas que compartilham do mesmo objetivo, é comum que o estudante se sinta mais motivado. 

Sendo assim, é possível dizer que o estudo direcionado é uma das chaves para uma boa preparação. No curso preparatório para a residência médica, o estudante tem a oportunidade de ter um direcionamento sobre como estudar para uma banca específica, ter acesso a resumos e ter um foco específico para a prova desejada. Dessa forma, o aproveitamento costuma ser muito maior e os resultados mais rápidos.

Além disso, ao fazer um preparatório  o candidato tem acesso a informações que são passadas através de metodologias que tornam os conteúdos mais fáceis de serem assimilados.

Curso preparatório para a residência médica: Eu Médico Residente

Esses dois pontos citados acima: estudo direcionado, e equipe de professores e metodologia são os principais para escolher o curso preparatório para a residência médica. Sabendo disso, os cursos extensivos para a residência médica 2025 do Eu Médico Residente têm o objetivo de alavancar a sua preparação, de forma a te ajudar a ver o seu nome no listão de aprovados da especialidade que você tanto sonhou.

Por isso, a metodologia do Eu Médico Residente consiste em 4 pontos. Veja a seguir:

Entender 

O primeiro ponto é o entender. Entender quais são os assuntos que irão cair na sua prova de residência e de que maneira eles serão cobrados. Sendo assim, para quem vai fazer a prova de acesso direto, por exemplo, não vai ser preciso estudar todos aqueles conteúdos vistos durante a faculdade de medicina. Isso porque, no Eu Médico Residente somente serão vistos aqueles que, de fato, serão cobrados pela sua banca.

Sendo assim, o seu estudo terá um direcionamento específico, já que as aulas serão focadas na sua banca. Além das aulas, materiais de acompanhamento também fazem parte do curso, como mapas mentais, resumos e flashcards

Praticar e aprender

A prática é essencial desde o início da preparação para a residência médica, por isso aqui no Eu Médico Residente é feito um treinamento intensivo com questões desde o início da preparação, para que você possa aplicar o que aprendeu na teoria.

Para tal, temos um banco de questões como mais de 50 mil questões comentadas em texto e vídeo; o simulado de fixação: pelo qual o professor especialista na banca diz qual o raciocínio que você deve ter ao responder as questões; e os simulados inteligentes: a inteligência artificial integrada a nossa plataforma de métricas é responsável por montar um simulado exclusivo correspondente ao seu desempenho dentro da plataforma.

Especificamente dentro do aprender, o terceiro pilar da metodologia do Eu Médico Residente, além dos comentários das questões, que irão mostrar exatamente os erros e acertos, temos também o caderno de erros. Com ele, é possível fazer anotações nas questões que o aluno errar dentro da plataforma, para evitar incorrer no mesmo erro posteriormente. Isso tudo para que o futuro residente domine cada um dos assuntos que caem na sua prova de residência médica.

Recuperar

Os conteúdos são muitos e é difícil lembrar os detalhes de cada um deles durante a prova, por isso é preciso fazer revisões constantemente. Sendo assim, no curso preparatório do Eu Médico Residente são realizadas revisões personalizadas obedecendo a curva do esquecimento. Essas revisões, além de terem um foco total nas bancas, também se baseiam na sua performance dentro da plataforma de métricas.  

Quais os cursos extensivos oferecidos pelo Eu Médico Residente?

Os extensivos são divididos de acordo com o que os futuros residentes mais procuram. Veja a seguir:

  • Extensivo R1 2024 + ENARE + Regional: específico para aqueles que desejam um direcionamento para as bancas de um estado específico (Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia e São Paulo) e também para o ENARE
  • Extensivo R1 + ENARE: específico para quem deseja uma preparação mais ampla,  que está pensando em fazer prova para bancas localizadas em mais de 1 estado, e ainda tem um direcionamento para o ENARE
  • Extensivo R1: este tem a mesma característica do anterior, mas sem o direcionamento para o ENARE
  • Extensivo bases programado 2024/2025:  extensivo com 2 anos de duração. Voltado para quem está no internato e quer se tornar um doutorando de excelência. E ainda deseja adquirir uma preparação completa para a prova de residência médica
  • Extensivo bases 2024: este extensivo também é para quem está no internato e deseja se tornar um doutorando de excelência. Ele tem 1 ano de duração e o aluno apenas será introduzido às provas R1
  • Extensivo R+ Clínica Médica 2024: este é o curso extensivo ideal para quem deseja fazer a prova de residência médica para uma especialidade que tenha a Clínica Médica como pré-requisito

Para saber mais detalhes sobre cada um dos extensivos clique aqui

Conclusão

O curso preparatório para a residência médica Eu Médico Residente - formado por um grupo de professores especialistas, mestres e doutores, profissionais com atuação médica e experiência no ensino na área da saúde - vem como um enorme apoio aos estudantes, mostrando cada detalhe sobre a sua banca de escolha.

A expertise da equipe de professores, o estudo direcionado e a metodologia do curso são elementos decisivos para que você faça uma boa escolha e conquiste a tão sonhada vaga na residência médica.

Leia mais: