Residência Médica em Patologia
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínica
Carga horária moderada

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Patologia é de acesso direto, com duração de três anos. A especialidade que investiga tecidos, órgãos e fluidos do corpo para identificar doenças como câncer, diabetes e alergias, por meio de exames como biópsias e autópsias. Ela se divide em duas vertentes: a Patologia geral, que analisa alterações celulares e teciduais comuns a várias doenças, e a Patologia sistêmica (ou especial), que estuda as manifestações específicas em órgãos ou sistemas afetados.
Ao longo da residência médica o futuro residente desenvolve atividades na patologia cirúrgica, autópsia e citopatologia. Ele também passa pela patologia cirúrgica, exames anatomopatológicos, macroscopia e microscopia, além de redigir laudos dentro das normas técnicas.
Observação apurada – atenção aos mínimos detalhes para chegar a diagnósticos corretos
Cuidado e precisão – tanto no contato com pacientes, quanto na elaboração de laudos completos e claros
Domínio de processos laboratoriais e administrativos – conhecimento técnico e gerencial, além da compreensão das normas que regem a atuação na Patologia
A média salarial, após conclusão da residência, é de aproximadamente R$ 9.700 por uma jornada de trabalho de 27 horas