Residência Médica em Medicina Preventiva e Social
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínica
Carga horária moderada

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Medicina Preventiva e Social é um programa de formação de 3 anos, voltado para médicos que desejam atuar na prevenção de doenças, tanto no cuidado individual quanto na promoção da saúde coletiva. O especialista nessa área trabalha com estratégias que visam reduzir a incidência de enfermidades evitáveis, como alguns tipos de câncer e o diabetes, contribuindo para o aumento da qualidade e expectativa de vida da população.
A residência em Medicina Preventiva e Social começa com foco na atenção básica à saúde, prevenção de doenças, gestão pública e aplicação de estatística e epidemiologia. No segundo ano, o residente se dedica à saúde coletiva, análise populacional, integração com o sistema privado e terceiro setor, além de desenvolver e apresentar trabalhos científicos.
Perfil analítico – habilidade para interpretar dados e cenários de saúde
Interesse em números e pesquisas. Gosto por estatísticas, estudos e investigações científicas
Visão macro da saúde – capacidade de compreender o panorama coletivo
Planejamento estratégico, sendo preciso ter aptidão para elaborar ações de prevenção e políticas de saúde
Preferência por rotina organizada, com afinidade por atividades administrativas e estruturadas
A média salarial, após a conclusão da residência, pago por uma jornada de 34 horas semanais é de aproximadamente R$ 13 mil