Mentalidade
Publicado em
24/12/22

Aprenda com o que passou e se torne médico residente em 2023

Escrito por:
Aprenda com o que passou e se torne médico residente em 2023

Olá queridos alunos!

2022 chega ao fim trazendo vários motivos para agradecermos e refletirmos bastante sobre nossos sonhos e projetos!

Sei que neste momento vocês estão se preparando para mais uma virada de ano, e por isso, hoje decidi trazer votos de muita saúde e motivação para que vocês possam encarar as provas que faltam. 

O presente de papai noel infelizmente chegará atrasado, mas acredito que será festejado com muita intensidade, pois para quem vem se dedicando, a APROVAÇÃO será o maior presente para o ano de 2023.

Não deixem a peteca cair na reta final, nem desanimem pelos resultados de simulados e provas que já passaram… Seus pensamentos guiarão sua força de vontade até o fim, então façam valer todo o esforço ao longo dos meses dedicados até aqui deem o seu melhor até o final! 

Acreditem nos seus potenciais, pois desta maneira vocês contribuirão com seus processos de comprometimentos e melhoria.

Hoje quero lançar um pequeno desafio para vocês incluírem nas suas reflexões de final de ano. São três perguntas simples, mas que podem fazer toda a diferença para a manutenção dos seus estudos até a da última prova de residência que vocês pretendem fazer. Vamos lá? 

Avalie como foi a sua preparação para a residência médica

O que eu poderia ter feito de diferente com relação aos meus estudos que garantiria uma melhor qualidade na minha preparação?

Depois de pensar na resposta façam uma lista com o que vocês podem mudar e coloquem em prática agora mesmo!!!

Estude na reta final com sabedoria

Na reta final dos estudos para a residência médica é essencial manter o foco na aprovação. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Na reta final dos estudos para a residência médica é essencial manter o foco na aprovação. Foto: Reprodução/Adobe Stock
Será que vale a pena me comprometer 100% com meus estudos na reta final para tentar garantir a minha vaga logo este ano?

Se a resposta for sim, criem suas programações de estudos dos dias que vocês têm até a data da última prova que farão, incluindo as mudanças anotadas da pergunta anterior.

Se a resposta for não, tudo bem! Façam o que acham que devem e caso não passem, saiba que vocês terão novas chances nos próximos anos.

Conheçam suas limitações e planejem suas metas para o futuro!!!

Foque na sua aprovação para a residência médica

Sou capaz de parar de dar desculpas para justificar quando não estudo e me comprometer com a minha nova programação até a data da prova?

Se a resposta for sim, PARABÉNS! Vocês estão no caminho certo e ficarei muito feliz de comemorar seus resultados nas provas!!!

Se a resposta for não, tudo bem! Mais uma vez, sigam a intuição e confiem na preparação desenvolvida até aqui - como dito antes, o importante é saber que vocês terão muitas outras oportunidades no futuro.

Agora vocês já têm uma programação e já sabem que desculpas a essa altura do campeonato só diminuem suas chances de ser aprovado

Corram atrás dos seus sonhos e façam seu melhor sempre, pois a sorte sempre estará do lado dos que se esforçam de verdade. Os que não se esforçam podem até ter sorte, mas jogarão seus rumos ao acaso - vocês estão dispostos a arriscar???

Feliz 2023!!!

Diana Sette | Mentora EMR

Leia mais: