O Revalida INEP lançou o edital da segunda etapa 2023.1 neste último sábado, 28 de abril. Então, para você que fez a faculdade de medicina no exterior e quer revalidar o seu diploma no Brasil esta é a sua oportunidade. No entanto, só podem se inscrever na prova de habilidades clínicas aqueles aprovados na primeira etapa.
Neste texto é possível conferir o cronograma, todos os detalhes sobre a prova e como se preparar para ela.
Cronograma segunda etapa do Revalida INEP 2023.1
- Período de Inscrições: 15 a 19/05/2023
- Pagamento da taxa de inscrição: 16 a 26/01/2023
- Divulgação da nota de corte da 2ª etapa: 24/05/2023
- Divulgação do cartão de confirmação da inscrição: 26/05/2023
- Aplicação das provas: 24 e 25/06/2023
- Divulgação do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), versão preliminar: 30/06/2023
- Recurso: 30/06 a 06/07/2023
- Divulgação Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), versão definitiva: 24/08/2023
- Resultado preliminar prova prática: 24/08/2023
- Recurso: 24 a 30/08/2023
- Resultado definitivo prova prática: 29/09/2023
- Indicação da universidade: a partir de 30/09/2023
Inscrições da prova de habilidades clínicas Revalida INEP 2023.1
É preciso ficar bastante atento ao período de inscrição sobre esta etapa, pois ele é bem curto, se estendendo por apenas 3 dias. Podem participar da segunda etapa todos aqueles aprovados na primeira, que devem se inscrever através do site do Revalida. O valor é bem mais alto daquele pago na primeira etapa, por isso o candidato deve desembolsar R$ 4.106,09.
Além disso, de acordo com o edital é preciso indicar a cidade onde irá realizar a prova. Cada uma delas possui um número de vagas específico, que será indicado no ato de inscrição. Abaixo é possível ver a lista de lugares:
- Brasília/DF;
- Campo Grande/MS;
- Curitiba/PR;
- Porto Alegre/RS;
- Recife/PE;
- Rio Branco/AC;
- Salvador/BA;
- São Paulo/SP
Como é a prova da segunda etapa do revalida INEP 2023.1?
A segunda etapa do revalida INEP 2023.1 é a prova de habilidades clínicas. De caráter eliminatório, ela possui 10 estações, avaliadas de 0 a 10, realizadas em dois dias consecutivos, 5 em cada dia. Ela pode ser aplicada pela manhã (das 11h às 12h) ou pela tarde (das 15h às 16h). A pontuação máxima é igual a 100 pontos.
Durante a realização da prova, os participantes precisam realizar tarefas específicas voltadas para as cinco grandes áreas básicas da medicina: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade - Saúde Coletiva.
Vale lembrar que são duas estações para cada área básica. O candidato tem 10 minutos para terminar as tarefas de cada estação, que podem ser: investigação de história clínica, realização de exame físico, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, estabelecimento de plano terapêutico, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares.
Neste tempo específico é preciso seguir as orientações do material de aplicação existente e do chefe de cada estação, além das informações a serem fornecidas pelos pacientes simulados, conforme as especificidades do caso. O percurso de cada participante nos dois dias é filmado para ser avaliado por um médico, que se guia pelo Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) “contendo um rol de parâmetros que serão avaliados, juntamente com a resposta esperada para cada um dos quesitos”, segundo o edital.
O PEP mostra quais os procedimentos esperados para serem realizados em cada etapa da prova, como: anamnese, exame físico, elaboração de diagnósticos diferenciais, solicitação de exames complementares, quando necessários, elaboração de diagnósticos definitivos e prescrição terapêutica. A partir disso é dada uma pontuação final, estabelecida pela soma dos resultados obtidos nas dez estações da prova de habilidades clínicas do Revalida 2023.1.
Vale lembrar também que o Revalida INEP tem como referência as seguintes áreas de atuação:
- Atenção Primária;
- Atenção Secundária: Ambulatorial e Hospitalar;
- Atenção Terciária: Ambulatorial e Hospitalar;
- Urgência e Emergência;
- Comunidade.
Depois de ser aprovado nesta etapa, o candidato poderá escolher em qual instituição fará a revalidação do seu diploma.
Nota de corte segunda etapa Revalida INEP 2023.1
A nota de corte da prova de habilidades clínicas da edição 2023.1 do Revalida INEP foi mais baixa do que nas duas edições anteriores, sendo assim, para ter o seu diploma estrangeiro revalidado o médico precisa alcançar 60,722 dos 100 pontos totais. Confira as notas de cortes do Revalida 2022:
- Edição 2022.1: 64 pontos
- Edição 2022.2: 66,025 pontos
Preparatório Revalida INEP
O Revalida INEP é famoso pela sua alta taxa de reprovação. Por uma preparação adequada e direcionada pode ser aquilo que está faltando para mudar essa realidade. Por isso o Eu Médico Residente criou o curso preparatório Revalida INEP. Todo ele é pensado para que você faça a prova.
A nossa plataforma de métricas é composta por uma inteligência artificial capaz de mostrar como está o seu desempenho, e a partir disso elabora revisões e simulados personalizados, baseados na sua necessidade de estudo. Além disso, temos todas as provas do revalida já realizadas até hoje com questões comentadas em texto e vídeo, para que não reste nenhuma dúvida sobre os conteúdos das provas.
Além disso, também é possível tirar dúvidas em tempo real com os nossos professores e você ainda tem acesso a flashcards, resumos e mapas mentais.
Leia mais: