O estado de São Paulo possui um número alto de processos seletivos para a residência médica, dentre eles, os principais são a USP-SP, a UNIFESP e o HIAE-SP. Falando da USP-SP especificamente, é sabido que ao se preparar para ela você automaticamente estará se preparando para qualquer outra, já que ela é considerada a padrão-ouro. Sendo assim, veja mais detalhes do edital destas provas, como as etapas e número de vagas, além do top 5 assuntos mais cobrados.
Prova de residência médica USP-SP
O edital do processo seletivo de residência médica da USP-SP 2026 ainda não foi lançado, mas levando em consideração a prova 2025, a seleção é composta por duas fases: a prova objetiva e a avaliação curricular. A segunda fase para todas as especialidades tem caráter classificatório, sendo avaliada de 0 a 100 pontos. A primeira fase também é avaliada de 0 a 100 pontos, mas tem caráter eliminatório e classificatório, e o seu tempo de duração e número de questões variam de acordo com a especialidade. Confira:
- Acesso direto, Especialidades clínicas, ano adicional em Clínica Médica, especialidades cirúrgicas, área de atuação e ano adicional em Pediatria, outras especialidades: 120 questões; 6 horas de prova
- Outras especialidades com ano adicional e alguns programa com área de atuação: 40 questões; 2 horas de prova
As vagas 2025 foram para especialidades com acesso direto, pré-requisito, área de atuação e ano adicional. Foram cerca de 830 vagas, em sua maioria para os programas de residência médica com o acesso direto. Mais detalhes sobre a prova você pode conferir no texto a seguir:
Prova de residência médica UNIFESP
A seleção de residência médica da UNIFESP é composta por até três fases a depender da especialidade. A primeira fase é a prova teórica, a segunda fase e a terceira fase pode ser a prova prática ou análise curricular.
Para as especialidades com acesso direto, especialidades clínicas, Clínica Médica opcional e especialidades cirúrgicas a prova prática é a segunda fase e análise curricular é a terceira fase. Sendo assim, para outras especialidades que possuem apenas duas fases, a segunda é a análise curricular. O número de questões e a duração da prova também variam de acordo o tipo de entrada:
- Acesso direto: prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, cobrindo as 5 áreas básicas (Clínica, Cirurgia, GO, Pediatria e Preventiva), duração de 4h
- Pré-requisito e áreas de atuação: provas específicas variam entre 10 e 50 questões, com 3h de duração
O edital 2026 para a seleção de residência médica UNIFESP já foi liberado, e com ele foram abertas mais ou menos 500 vagas para especialidades com acesso direto, pré-requisito, área de atuação e ano adicional.
Prova de residência médica HIAE-SP
Assim como a prova de residência médica UNIFESP, a prova do HIAE-SP também possui três fases, que são obrigatórias para todas as especialidades. A primeira fase é a prova objetiva, a segunda fase a prova prática e na terceira ocorre a análise curricular.
Primeira fase
- Acesso direto: 75 questões de múltipla escolha; 4 horas de prova
- Pré-requisito: 50 questões de múltipla escolha; 2 horas e meia de prova
Segunda fase
- Acesso direto e boa parte do pré-requisito: 5 estações clínicas com 8 minutos para a realização + 2 estações de habilidades com 4 minutos de realização
- Transplante de Medula Óssea e Cirurgia de Mão: 3 estações clínicas com 8 minutos para a realização + 4 estações de habilidades com 8 minutos de realização
Terceira fase
Para todas as especialidades, o upload do currículo deve ser feito pelo link enviado por email. Ele deve ser enviado em arquivo único em formato de PDF e ter no máximo 10 MB. Além disso, precisa estar nomeado desta maneira: CPF_nome completo.
Com o edital 2026 já disponível, o HIAE-SP está disponibilizando cerca de 120 vagas para especialidades com acesso direto e pré-requisito. As inscrições começaram dia 19 de agosto e seguem até o dia 22 de setembro.
Os assuntos que mais caem na USP-SP, UNIFESP e HIAE-SP
Residência médica USP-SP
Residência médica UNIFESP
Residência médica HIAE-SP
Residência Médica em São Paulo: como se preparar para USP-SP, UNIFESP e HIAE-SP
Se você sonha em conquistar uma vaga nas provas de residência médica mais concorridas do país — como USP-SP, UNIFESP e HIAE-SP —, já percebeu que não basta apenas “estudar muito”. É preciso estudar com método, estratégia e foco nos assuntos que mais caem.
E para transformar esse conhecimento em resultado real, os extensivos do Eu Médico Residente são o passo seguinte ideal. Ele foi desenhado para quem vai encarar provas como USP, UNIFESP e HIAE, com:
- Trilhas de estudo organizadas para guiar sua rotina;
- Mentoria em grupo para tirar dúvidas e ganhar clareza no planejamento;
- Questões comentadas e revisões direcionadas, com foco nos temas de maior incidência;
- Estratégias práticas para você ganhar segurança na hora da prova.
Se você já está estudando para os processos seletivos de São Paulo, não deixe que esse esforço se perca. Potencialize sua preparação e aumente suas chances de aprovação com o extensivo ideal para você:
👉 Extensivo R1 – indicado para quem vai disputar vagas de acesso direto, com uma preparação completa para o seletivo.
👉 Extensivo Bases – ideal para internos que querem iniciar cedo, reforçando fundamentos da graduação enquanto já se preparam para a residência.
👉 Extensivo R+ – feito sob medida para médicos que desejam subespecializar-se em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia ou Pediatria.
Leia mais:
- Estudo em grupo para a residência médica: vale a pena ou só atrasa?
- Cursos Extensivos Eu Médico Residente: preparação completa para a residência médica
- Atualização vacinal 2025: tudo sobre a dose zero e pacientes com APLV
- Como estudar nas pausas do plantão: mini-rotinas que realmente funcionam
- Novas regras na residência médica: saiba mais sobre a segunda entrada



