Estudo
Publicado em
4/3/21

Denosumabe: um importante aliado contra a osteólise sintomática

Escrito por:
Denosumabe: um importante aliado contra a osteólise sintomática

Estudo realizado no Hospital-escola Sheffield, no Reino Unido, e publicado pela revista científica ‘the lancet rheumatology’, no último dia 11 de janeiro, apontou o denosumabe como um grande aliado para pacientes que apresentem osteólise sintomática. Sendo essa uma consequência muito comum da artroplasia total de quadril, uma única injeção do medicamento pode reduzir a necessidade de uma cirurgia de revisão.

O que é a artroplasia total de quadril?

A artroplasia total de quadril é uma cirurgia responsável por substituir a articulação desgastada do quadril por uma prótese de plástico ou de cerâmica. A necessidade de uma revisão surge em decorrência do afrouxamento asséptico, causado pela osteólise, que resulta do desgaste da prótese. Desse modo, o processo da osteólise se inicia a partir do momento no qual o desgaste do quadril artificial libera partículas de plástico. Isso acaba gerando uma reação auto-imune, pela qual o osso ao redor do implante é atacado, fazendo com que a articulação afrouxe.

O estudo

De centro único, o ensaio clínico de fase 2 mostrou que o denosumabe reduz a atividade de reabsorção óssea no tecido da lesão osteolítica, ou seja, o remédio reduz a remodelação óssea. Além disso, uma única dose injetável foi bem tolerada pela população de estudo (22 pacientes). Esses indivíduos já tinham realizado a artroplastia total e estavam com a cirurgia de revisão agendada, pois apresentavam osteólise total.

Os pacientes foram randomizados para receber uma única dose de 60 miligramas do medicamento ou de placebo. Durante a análise entre os dois grupos, percebeu-se que o número de osteoclastos por milímetro de membrana osteolítica na interface osso-membrana era menor no grupo do denosumabe. A quantidade de osteoclastos na interface era 83% menor em comparação com o grupo placebo.

Os outros achados histológicos também foram mais favoráveis para quem recebeu a injeção. O comprimento da superfície erodida e da superfície do osteoblasto, além do número de osteoblasto também sofreram uma significativa redução. Para além disso, os marcadores séricos e urinários de reabsorção óssea também sofreram uma queda aguda, uma vez que, o denosumabe é um antirreabsortivo.

Tabela 1. Desfechos secundários com denosumabe versus placebo após oito semanas
Tabela 1. Desfechos secundários com denosumabe versus placebo após oito semanas

Tudo isso ocorreu antes da cirurgia de revisão, realizada na oitava semana após o estudo. Diante disso, foi constatado que a medicação, muito utilizada para o tratamento de osteoporose, tem um potencial para prevenir metade das cirurgias de revisão de artroplastia que são causadas pela osteólise.

Conclusão

Por isso, os cientistas apontam a necessidade de mais ensaios clínicos para estudar a doença em estágio inicial, testando o denosumabe na prevenção ou redução da necessidade de uma revisão. Por fim, o estudo representa uma esperança para quem passa pela artroplastia total de quadril, pois a morbidade e a mortalidade são maiores nas pessoas que fazem a cirurgia de revisão. Ademais, ela também aumenta o risco de infecção e de outras complicações.

FONTE: