Na quarta-feira, 23 de julho, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou em Live oficial uma grande mudança voltada para o ingresso na residência médica, aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Com isso, a partir ainda deste ano vai haver uma 2º entrada para médicos residentes, visando reduzir o desperdício das vagas já disponibilizadas e acelerar a formação dos médicos especialistas.
O que é a 2º entrada para médicos residentes?
O ingresso na residência médica ocorre apenas em março, com as provas dos processos seletivos acontecendo a partir do segundo semestre de cada ano. No entanto, com a autorização da 2º entrada para médicos residentes, as vagas ociosas não ocupadas no começo do ano podem ser preenchidas.
Sendo assim, ainda no mês de setembro de 2025 as instituições responsáveis pelos processos seletivos podem ocupar as vagas de duas maneiras: convocando candidatos da lista de espera de seletivos já realizados ou realizando uma nova seleção. Vale salientar que, assim como dito na Live, essa é uma grande oportunidade para médicos que concluem a graduação na metade do ano, pois não terão que esperar até o ano seguinte para ingressar em programas de residência médica.
Leia mais:
- Subespecialização em Clínica Médica: quais caminhos seguir após o R1?
- Meu primeiro plantão como interno: lições que valem ouro na medicina
- OAB da medicina: Exame Nacional de Proficiência pode ser tornar obrigatório
- Exigência do RQE para ingresso em residência médica com pré-requisito é aprovada
- INEP: nova Matriz de Referência para avaliação da formação médica é oficializada