Editais
Publicado em
23/1/23

Processo seletivo para a residência médica na UFRN: classificação da 2ª fase

Escrito por:
Processo seletivo para a residência médica na UFRN: classificação da 2ª fase

Olá, futuro residente!!

Hoje viemos falar sobre mais uma abertura de edital para a prova de residência médica 2023 aqui no nosso país, o Nordeste. Além do edital liberado, as inscrições para o Processo Seletivo 2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já estão abertas!

Cronograma UFRN 2023

  • Período de inscrição: 10/10/2022 (a partir das 8h) a 30/10/2022
  • Realização da prova objetiva: 11/12/2022
  • Divulgação do gabarito preliminar: 11/12/2022, a partir das 18h
  • Envio da documentação e da Declaração de Veracidade para a Análise Curricular: 12/12/2022 (a partir das 8h) a 01/01/2023 (até às 23h59 min)
  • Divulgação do gabarito definitivo: 28/12/2022, data provável 
  • Resultado da análise curricular: 20/01/2023, data provável
  • Nota final: 02/02/2023, data provável

Classificação da prova objetiva

A lista de classificados para a segunda fase da residência médica na UFRN já está disponível. Nela você pode conferir o número de acertos e as notas da prova objetiva. Confira a seguir:

Vale lembrar que o envio da documentação para a análise curricular deve ser feito a partir das 8 horas do dia 12 de dezembro até às 23h 59min. do dia 01 de janeiro de 2023.

Classificação da análise curricular

Divulgado no último dia 20, o resultado da segunda fase da prova de residência médica UFRN 2023 pode ser consultado a seguir:

Quanto ao resultado final, ele está previsto para ser liberado dia 02 de fevereiro. Assim que estiver disponível traremos para vocês.

Inscrições UFRN 2023

A sua inscrição pode ser realizada por meio deste site. O processo seletivo da UFRN te permite fazer apenas uma inscrição, que pode ser realizada para as especialidades com acesso direto ou com pré-requisito, e tem o valor de R$ 180,00. 

O edital UFRN 2023 também mostra que as residências, diferentemente da edição anterior, ocorrerão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Para 2023 foi disponibilizado um número menor de vagas, se no ano passado foram 113, para a residência médica 2023 estão disponíveis 94 vagas, divididas entre todas as áreas.  Confira a seguir.

Especialidades com acesso direto - vagas

ESPECIALIDADES Vagas
Anestesiologia 4
Cirurgia geral 5
Clínica médica 15
Dermatologia 2
Infectologia 3
Medicina da Família e Comunidade 13
Medicina Intesiva 2
Neurocirurgia 1
Neurologia 2
Oftalmologia 3
Otorrinolaringologia 2
Patologia 4
Pediatria 10
Psiquiatria 4
Radiologia 4

Especialidades com pré-requisito -  vagas

ESPECIALIDADES Vagas
Cardiologia 4
Cirurgia do aparelho digestivo 2
Ecocardiografia - R3 2
Endocrinologia e metabologia 2
Endoscopia digestiva - R3 2
Gastroenterologia 2
Gastroenterologia pediátrica - R3 2
Medicina Intensiva 2
Nefrologia 2
Reumatologia 1
Urologia 2

Como são as provas de residência médica UFRN 2023: acesso direto e pré-requisito?

As características das provas do acesso direto e do pré-requisito, de maneira geral, são iguais. A única coisa que muda são os números de questões para as especialidades com pré-requisito. Como você verá a seguir. Para ser considerado residente é preciso passar pelas duas fases do processo. 

Então, na primeira fase (caráter classificatório e eliminatório) é aplicada a prova objetiva, realizada em Natal e com duração de 4 horas. E na segunda (caráter classificatório) é realizada a análise curricular. As duas tem uma pontuação máxima de 10 pontos.

Acesso direto: primeira fase 

Composta por uma prova objetiva com 100 questões, divididas pelas 5 áreas básicas. Sendo assim, são 20 questões de Ginecologia e Obstetrícia; de Medicina Preventiva e Social; de Pediatria;  de Cirurgia Geral e de Clínica Médica.

Pré-requisito: primeira fase

A prova objetiva é composta por 50 questões versando sobre o pré-requisito escolhido. Você apenas passará para a próxima etapa se obtiver, no mínimo, 50% de acertos na prova objetiva, senão, estará automaticamente eliminado do concurso. Além disso, é preciso estar entre o número de vagas estabelecidas no próprio edital.

Dessa maneira, se a especialidade tiver apenas uma vaga, são chamados 15 candidatos. Já se tiver duas, são 20 candidatos convocados. E assim sucessivamente. Enquanto o número de vagas aumenta 1, o número de convocados aumenta 5. Havendo empate, todos os candidatos passarão para a próxima etapa.

Acesso direto e pré-requisito: segunda fase

Na segunda fase é feita a análise curricular. Quando você chegar nessa etapa, é preciso enviar pelo site – no dia e horário especificado no cronograma - a cópia da documentação comprobatória dos itens anexados, em PDF, em um único arquivo, com no máximo 32 MB.

Além do mais, também é imprescindível enviar a declaração de veracidade assinada. Caso o candidato não envie as documentações necessárias e a declaração assinada no período estipulado, ficará com zero na segunda fase.

Veja a seguir algumas atividades e suas respectivas pontuações:

  • Monitoria: 10 pontos por semestre letivo(20 semanas). Pontuação máxima: 60 pontos
  • Iniciação científica (PIBIC): 10 pontos por semestre letivo (20 semanas). Pontuação máxima: 40 pontos
  • Atividades de extensão: 10 pontos por semestre letivo (20 semanas) ou a cada 60 horas de carga horária. Pontuação máxima: 60 pontos
  • Participação em ligas acadêmicas: para cada semestre como diretor: 10 pontos; Para cada semestre como membro: 5 pontos. Pontuação máxima: 40 pontos

Nota final e critérios de desempate

A nota final é calculada a partir da seguinte equação:

  • NF = 0,9 x prova objetiva (PO) + 0,1 x Análise curricular (AC)

Se houver empate, o primeiro critério de desempate é a idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece o artigo 27 parágrafo único da Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Se não houve candidatos que se encaixem nessas condições, os critérios obedecerão a seguinte ordem:

  • Maior pontuação nas Provas Objetivas
  • Maior pontuação na Análise Curricular
  • Maior idade

Vai fazer a prova de residência médica da UFRN 2024?

Mais um ano se inicia e com ele todas as expectativas são renovadas. O resultado final da UFRN está bem próximo, fique atento. Mas falando com você que está chegando agora, que está iniciando o processo de estudo para a residência médica, saiba que o Eu Médico Residente pode fazer parte da sua jornada rumo à aprovação.

Nossos preparatórios abrangem tanto aqueles que já terminaram a faculdade, quanto aqueles que estão no internato (5ª ano) e querem construir um boa base para a residência médica. A nossa plataforma de métricas, contato direto com os professores, nosso banco com mais de 32 mil questões comentadas em texto e vídeo e muito mais! são alguns dos benefícios que você encontrará por aqui.

Ah! E tem mais, para você que vai fazer o Revalida INEP, temos um preparatório específico para a revalidação do diploma em território brasileiro.

Vem estudar com a gente!

Leia mais: