Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínico-cirúrgica
Carga horária leve

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Radiologia e Diagnóstico por imagem possui três anos de formação. Durante o período os residentes aprendem a interpretar exames de imagem, fundamentais para identificar doenças, indicar cirurgias, detectar precocemente o câncer e guiar procedimentos. Além disso, a emissão de laudos bem como a realização de alguns exames também faz parte do escopo da residência. Essa área médica se divide em três ramos principais: radiologia diagnóstica, radiologia intervencionista — que utiliza imagens para procedimentos minimamente invasivos — e o diagnóstico por imagem, termo incorporado para englobar métodos que não dependem apenas da radiação.
A carga horária costuma ser mais leve e rodízios na Medicina Interna, Neurorradiologia, Radiologia Torácica e Mamária fazem parte dos três anos. Os residentes rodam também em cada um dos exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e procedimentos guiados por imagem.
Agilidade mental e atenção aos detalhes
Decisão rápida sob pressão e precisão imediata em situações críticas
Controle emocional
Sensibilidade e bom senso – equilíbrio entre postura técnica e acolhimento
Interesse por tecnologia
Aprendizado contínuo – atualização constante é indispensável
Trabalho em equipe, sintonia com clínicos e cirurgiões para guiar condutas
Olhar investigativo – interpretar imagens como um quebra-cabeça clínico
A média salarial, após a conclusão da residência, é de aproximadamente R$ 8.400 para uma jornada de trabalho de 26 horas semanais