Residência Médica em Medicina Nuclear
3 anos de duração
Acesso direto
Atuação clínica
Carga horária leve

Chegou o guia completo das especialidades médicas no país. Tire dúvidas e direcione seus estudos para a especialidade do seus sonhos!

A residência médica em Medicina Nuclear tem duração de 3 anos. Ao longo do período, os residentes aprendem a utilizar radiofármacos para diagnosticar e tratar doenças de forma segura, inclusive em crianças. Suas técnicas permitem analisar tecidos e detectar enfermidades em estágios iniciais, atuando frequentemente junto à Oncologia, Cardiologia e Neurologia. Diferente da Radiologia, que usa radiação por aparelhos, a Medicina Nuclear aplica os radiofármacos diretamente no corpo para diagnóstico e tratamento.
Assim como na atuação profissional, os residentes atuam principalmente na realização e interpretação de exames, mantendo contato com pacientes e equipes médicas quando necessário. Geralmente trabalha em horários comerciais, com poucos plantões noturnos ou fins de semana. Seu dia a dia envolve exames como PET/CT, usado na detecção de tumores, e cintilografia, que avalia precocemente o funcionamento de órgãos.
Ter habilidades tecnológicas para operar equipamentos complexos
Estar sempre atualizado e disposto a estudar, acompanhando os constantes avanços da especialidade.
Ter boa comunicação para interagir com pacientes e equipes médicas.
Gostar de lidar com pessoas, mesmo que parte do trabalho seja voltada à análise de exames
Gostar de trabalhar em equipe, colaborando com profissionais de outras especialidade
A média salarial, após conclusão da residência, é de aproximadamente R$8.900 para uma jornada de trabalho de 27 horas semanais