Mentalidade

Você está pronto para recomeçar?

Publicado em
21
/
01/2021

Passar em uma residência médica não é fácil, mas sempre devemos aprender com nossas dificuldades e não desistir dos nossos sonhos!!!

Quando escutamos a palavra SUPERAÇÃO, sempre nos vem um pensamento positivo de que podemos fazer mais para alcançar algo que parece muito difícil ou distante. Sabemos que, para atingir nossos objetivos, precisamos ser bons no que fazemos e nos manter focados em dar o melhor a cada dia.

Uma questão complicada é quando sabemos que, mesmo fazendo o nosso melhor, talvez ainda podemos não atingir o nosso objetivo. É bem desmotivador pensar que todo o esforço que fizemos durante meses de preparação pode não ser suficiente para garantir a tão sonhada vaga na prova de residência médica. Ou mesmo por saber que não nos esforçamos o suficiente e que faltou pouco para atingir o resultado.

Muitas vezes pensamos: Realmente vale a pena continuar? 

Essa resposta é bem difícil, porque neste exato momento a decepção toma conta dos nossos pensamentos e a vontade mais comum é de jogar tudo para o alto. Só de imaginar mais um ano de preparação, já bate o desespero. Parece que tem uma nuvem negra que nos acompanha, induzindo nossos pensamentos a achar que nunca seremos capazes de comemorar a aprovação.

Mas você já parou para pensar que se desistir agora você só confirmará esse quadro? 

Você está disposto a assumir que não fará uma residência?

Entenda que o que você fez até aqui não foi o suficiente e por este motivo você terá que fazer algumas mudanças para que este ano seja diferente. Mas a cada dia você fica mais próximo e sempre que busca melhoria para o seu processo de estudo facilita colocar em prática seu projeto.

Entenda que nunca foi questão de testar a sua inteligência, longe disso! A aprovação vem mais fácil, em sua grande maioria,  para quem se dedica e mantém o ritmo de estudo ao longo do ano, trabalhando os vários fatores que farão a diferença, como:

1- Conhecer os assuntos mais cobrados pela Banca.

2- Saber como a Banca que vai fazer a prova cobra os assuntos.

3- Ter uma dinâmica de revisão para não esquecer os detalhes do que foi estudado.

4- Fazer simulados frequentes para melhorar o direcionamento do estudo.

5- Organizar os horários para manter o ritmo do estudo, acompanhando as atividades do curso.

6- Acreditar na aprovação.

Então, agora, o primeiro passo para superar esses pensamentos negativos é não ficar se arrependendo nem se cobrando pela forma que foi feito ou por não ter conseguido fazer o necessário. Tente olhar para frente e avaliar como poderá fazer diferente para obter a sua aprovação este ano.

Comprometa-se com o seu novo projeto e elabore um plano possível de ser cumprido. Escolha o curso que tem a maior capacidade de te guiar de acordo com o seu objetivo, separe os horários necessários para as aulas, mas principalmente, o momento de fazer questões e revisões dos assuntos estudados. Não esqueça de incluir os simulados (de preferência, semanalmente) e o horário para corrigi-los e entender o que precisa ser melhorado.

A cada nova semana, você precisa avaliar se está conseguindo cumprir com o programado e se tem tido melhoria nos simulados. Vá fazendo os ajustes necessários para que seu estudo fique mais eficiente a cada dia. Não deixe os assuntos acumularem, mas, caso isso aconteça, reprograme para dar conta do acúmulo e volte para sua rotina.

O mais importante é você programar um passo de cada vez. E não tenha constrangimento, se algumas vezes der um ou dois passos para trás, pois isso garante sua caminhada completa até a aprovação!