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SUS-SP 2025: Inscrições abertas para o seletivo de residência médica
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Publicado em
1/11/24

SUS-SP 2025: Inscrições abertas para o seletivo de residência médica

SUS-SP 2025: Inscrições abertas para o seletivo de residência médica
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Lourice Rocha
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Apresentando novidades esse ano, o SUS-SP agora conta também com vagas para instituições que antes eram da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP). O chamado ‘suszinho’ aderiu a seleção de residência médica SUS-SP. Sendo assim, as vagas disponíveis de acesso direto e pré-requisito do SUS-SP 2025 são agora para 64 instituições de saúde. Para saber quais são elas e como será a prova, confira o link a seguir:

  • Edital de Residência Médica SUS-SP 2025: inscrições, vagas e tudo sobre

Como se inscrever na seleção de residência médica do SUS-SP 2025?

Para realizar a inscrição não será preciso fazer o envio de nenhuma documentação, apenas será feito o preenchimento dos dados solicitados no site do Instituto Quadrix entre 01 (a partir das 10 horas) e 18 de novembro (até às 23 horas). O candidato só pode escolher apenas uma especialidade, visto que as provas para todos os programas de residência médica são realizadas no mesmo dia. O pagamento da taxa de inscrição no valor de 120 reais deve ser realizado até o dia 19 de novembro. 

É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição e redução do valor em 50%, por meio de uma página específica no site do Instituto Quadrix, entre os dias 23 e 24 de outubro. Veja os critérios a seguir:

Redução da taxa de inscrição

  • Estudante matriculado em curso de graduação ou pós-graduação: a comprovação deve ser feita com a certidão ou declaração, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do setor competente, expedida por instituição de ensino público ou privado ou da carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição ensino público ou privado,ou por entidade de representação discente
  • Desempregado ou com remuneração mensal inferior a 2 salários-mínimos: a comprovação deve ser feita por comprovante de renda ou declaração,por escrito,da condição de desempregado. A declaração deve conter: nome completo do candidato, número do documento de identidade, CPF, data e assinatura, bem como as informações sobre a condição.

Isenção da taxa de inscrição

  • Taxa superior a 30% do salário mensal do candidato, sem dependentes;
  • Taxa superior a 20% do salário mensal do candidato, com até dois dependentes; 
  • Taxa superior a 10% do salário mensal do candidato, com mais de dois dependentes;
  • Declarar estar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos; 
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devendo indicar o Número de Identificação Social – NIS; ou
  • Comprovar ser membro de família de baixa renda, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo nos termos do Decreto nº nº 11.016/2022.

Para comprovar as três primeiras condições, o participante deve apresentar uma declaração elencando as seguintes informações: quantidade de dependentes, se for o caso; e comprovante de renda ou declaração, por escrito, da condição de desempregado. 

As outras duas condições devem ser comprovadas mediante declaração dizendo por quantas pessoas é composta a família e quais delas recebem alguma renda, apontando os valores. Além do comprovante de renda do participante ou, caso esteja desempregado, a declaração por escrito falando sobre a condição.

Nos dois casos supracitados, deve constar na declaração o nome completo, o número do documento de identidade, o CPF, data e assinatura. No último caso, quando se fala sobre a família de baixa renda, é preciso somente indicar o número do NIS. 

Para além da isenção e redução da taxa de inscrição, o certame também conta com pontuação adicional para pretos, pardos e indígenas, e reservas de vagas para Pessoas com Deficiência.

Pretos, pardos e indígenas

No ato da inscrição online o candidato deverá declarar como preto, pardo e indígena, e enviar uma imagem legível do documento de identidade oficial e da autodeclaração em anexo no edital. Especificamente para quem for indígena, também é preciso enviar uma imagem legível do Registro  Administrativo  de  Nascimento  do  Índio –RANI próprio ou, na ausência deste, o Registro Administrativo de Nascimento de Índio –RANI de um de seus genitores.

Os arquivos devem estar nestes formatos: gif, png, jpeg ou PDF; e devem ter no máximo 300 KB. Juntando o tamanho dos arquivos enviados, eles não devem ultrapassar 1 MB (1.024KB). A solicitação e envio da documentação será realizada do dia 01 de novembro ao dia 19, até às 18h. 

O resultado da solicitação estará disponível dia 25 de novembro e o resultado final no dia 28 de novembro. Aqueles com resultado deferido, após a prova objetiva, devem passar pelo procedimento de heteroidentificação presencial. 

Pessoas com Deficiência

Ficam reservadas 5% das vagas de programas de residência médica com mais de 5 vagas para Pessoas com Deficiência. O candidato, no ato da inscrição,  deve preencher os campos solicitados e enviar a seguinte documentação do dia 01 ao 19 de novembro, até às 18h:

  • Documento de identidade oficial
  • Laudo médico e Relatório elaborado por profissional de saúde de nível superior habilitado na área da deficiência em questão, conforme as determinações da Instrução Normativa da Secretaria de Inspeção do Trabalho-SIT nº98/2012, constando: nome por extenso do candidato e data de emissão; referência expressa quanto ao enquadramento nos critérios estabelecidos na legislação pertinente; Identificação do tipo de deficiência com expressa referência a Classificação Internacional de Doenças(CID-11)ou Classificação Internacional de Funcionalidade(CIF); descrição detalhada das manifestações físicas, sensoriais, intelectuais e mentais e as interferências funcionais delas decorrentes; e data, identificação, número de inscrição no  conselho regional de fiscalização da profissão correspondente e assinatura do profissional de saúde.

Vale salientar que a documentação deve ser de 12 meses antes do último dia de inscrição no processo seletivo SUS-SP 2025. Os documentos devem estar em formato de gif, png, jpeg ou PDF, com no máximo 300 KB. Calculando o tamanho máximo de todos os documentos enviados, eles não podem ultrapassar 1MB (1.024KB). 

Cronograma do processo seletivo de residência médica SUS-SP 2025

  • Solicitação de isenção ou redução da taxa de inscrição: 23 a 24/10/2024
  • Inscrições: 01/11/2024 (a partir das 10h) a 18/11/2024 (até às 23h)
  • Divulgação do local de prova: 10/12/2024
  • Realização da prova: 14/12/2024
  • Divulgação do gabarito preliminar: 15/12/2024
  • Prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar: 16 e 17/12/2024
  • ‍Gabarito definitivo e resultado preliminar: 06/01/2025
  • Resultado final: 29/01/2025

Revisão para a residência médica da SUS-SP 2025

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Leia mais: 

  • FMABC 2025: inscrições abertas para a prova de residência médica
  • Residência médica 2025: FAMEMA está com as inscrições abertas
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